<ws>.setTimeout(timeout:Int)
Essa função define o timeout para a execução da chamada do serviço.
- São aceitos valores entre 0 e 35.791.
- O tempo de timeout é configurado em minutos.
Para os seguintes casos é utilizada a configuração padrão de timeout na Central de Configurações:
- Nenhum valor definido.
- Valor definido fora do limite válido
- Valor definido igual a zero (0).
Nota
- A configuração na central de configurações é realizada em Central de Configurações > Sistemas > Performance Corporativa > Workflow Web services.
- Este recurso está disponível para os scripts BeforeExecute e AfterExecute da atividade.
Sintaxe: <ws>.setTimeout(timeout:Int)
Parâmetros:
| Nome | Tipo | Descrição |
| timeout | Int | Número correspondente ao valor em minutos que será definido como timeout do Web service. |
Tipo de retorno: Sem retorno.
Exemplo de utilização:
Serviço para retornar a quantidade de feriados na escala de um colaborador:
- Módulo: Rubi;
- Serviço: com.senior.g5.rh.fp.feriados;
- Porta: UsuarioFeriados;
- Parâmetros de entrada:
- Código do colaborador – Long;
- Data inicial do período – Date;
- Data final do período - Date.
- Parâmetros de saída: Quantidade de dias - Int.
Script definido no BeforeExecute da tarefa Efetivar Férias:
// Cria um novo objeto para a chamada do serviço
// O serviço que será chamado é um serviço do módulo Administração de Pessoal (Rubi), conforme informações abaixo.
var servico = context.utils.newWSMD(“rubi”, “com.senior.g5.rh.fp.feriados”, “UsuarioFeriados”);
// Agora com o objeto da chamada do serviço em “mãos”, serão configuradas as demais propriedades dele.
// O serviço que utilizado precisa de autenticação, então, deve-se informar um usuário para isso. Caso o serviço não necessite de autenticação, este campo não precisa ser definido. Neste exemplo, o autenticador será o usuário com o código 15 ou ainda pode-se definir o usuário pelo seu nome, conforme abaixo:
servico.setUserId(15); //ou servico.setUserName("Marcio");
// Define-se um timeout para a execução desse serviço, que será de 10 minutos.
// Essa informação é opcional, se nada for configurado será respeitado o tempo padrão da Central de Configurações.
servico.setTimeout(10);
// Pode-se definir se o estouro da timeout será tratado como erro de negócio ou ambiente. Neste exemplo caso será mantido o tratamento padrão, erro de ambiente. Neste caso não seria necessário utilizar a função abaixo, a qual está sendo apresentada apenas para fins de exemplo.
servico.setTimeoutAsBusinessError(false);
// Define-se os parâmetros de entrada do serviço. Serão definidos os seguintes parâmetros, na ordem: código do colaborador, data inicial e final do período solicitado. Todos os valores são obtidos de variáveis do processo.
var input = servico.getInput();
input.setLong(context.getVars().getLong(“codColab”));
input.setDate(context.getVars().getDate(“peridIni”));
input.setDate(context.getVars().getLong(“peridFim”));
// Chamada do serviço
servico.call();
// Após a execução do serviço, obtém-se os dados retornados pelo mesmo através da função abaixo
var output = serviço.getOutput();
var qtdDias = output.getInt(“QtdDias”);
// Com a informação retornada do serviço as demais manipulações podem ocorrer
(...)

English
Español


