Atividades

 

As atividades são elementos da BPMN que representam a execução do trabalho dentro de um processo de negócio. Quando for necessário que um processo faça a abertura de uma tela, faça a chamada de um serviço, execute uma regra ou mesmo agrupe uma série de atividades menores, então, o elemento que deverá ser utilizado no processo para realizar esse trabalho é a atividade. Ela é o elemento executável do processo. As atividades podem ser sub-divididas em dois tipos, são eles: Tarefas e Subprocessos.

Graficamente as atividades são representadas através de um retângulo de bordas arredondadas, sendo que cada tipo de atividade tem sua variação de representação gráfica.

 

Tarefas

São atividades atômicas no processo, estas são utilizadas quando o seu trabalho não pode ser dividido em atividades menores no processo. Geralmente é executada até o final pelo mesmo usuário, sistema ou equipamento. São suportados sete tipos de tarefas.

Graficamente são representadas conforme definido no seu tipo base:

• Possui a representação do tipo da tarefa no canto superior esquerdo (tipos suportados e sua representação no quadro abaixo).

• Possui o nome da tarefa representado dentro da tarefa, sempre, alinhado ao centro.

Nome Definição Exemplo
Tarefa de Usuário É uma especialização que representa a realização da tarefa por um usuário operando um sistema. São assíncronas, isto é, o processo entra em espera logo após a tarefa ter sua execução iniciada e, apenas retorna a execução após receber a resposta de que o usuário responsável executou a mesma. Cada tarefa é atrelada a um formulário/tela ou serviço para manipulação de dados. As tarefas de usuário também são conhecidas como tarefas humanas;
Tarefa de serviço É uma especialização que representa a realização de uma tarefa por um sistema. Pode ser síncrona ou assíncrona.Quando uma tarefa é síncrona o processo continua sua execução logo após a tarefa ter sido executada, não aguardando a execução do serviço chamado. No caso contrário, ela aguarda o retorno da execução do serviço chamado.
Tarefa de Script É uma especialização que representa a realização de uma tarefa através do executor de processos. O processamento é feito através de um script cuja linguagem é de conhecimento da própria execução. São tarefas sempre síncronas.
Tarefa manual É uma especialização que representa a realização de uma tarefa por um usuário sem o auxílio de um sistema. Este tipo de tarefa existe apenas para facilitar o entendimento do processo, mas não tem efeitos na automatização;
Tarefa abstrata

São tarefas que não possuem um tipo definido. Esse é o tipo padrão das tarefas. Nesse caso, o tipo é definido de acordo com as suas propriedades de automatização. Abaixo as possibilidades:

  1. Se a propriedade Executor estiver definida na guia Execução então, o tipo pode ser Tarefa de usuário ou Tarefa de serviço, dependendo do executor selecionado;
  2. Se a tarefa não possuir Executor definido mas possuir um script definido, esta é uma Tarefa de script;
    caso contrário, é uma Tarefa manual.
Tarefa de tela inicial

É a tela aberta pelo Cockpit para informar os parâmetros iniciais do processo ao iniciá-lo. É representada no modelo do processo como uma especialização de Tarefa de Usuário. A tarefa correspondente à tela inicial não gera pendência.

Nota

Neste tipo de tarefa pode-se usar somente executores de telas, os quais não geram pendência, logo não pode-se informar Responsável para esta.

Tarefa de compensação Define como uma determinada tarefa deve ser compensada. Para mais detalhes consulte a documentação sobre Compensação.

 

Subprocessos

É uma atividade composta que possui dentro dela outras atividades (tarefas e subprocessos) que possuem uma sequência de execução própria. O subprocesso só termina a sua execução depois que todos os seus subprocessos internos tenham finalizados. É possível expandir o elemento subprocesso com um duplo clique sobre o "+" do elemento subprocesso. Com o subprocesso expandido é possível visualizar sua sequência de execução das atividades e incluir novas atividades e subprocessos dentro deste subprocesso.

Graficamente são representados coParnforme definido no seu tipo base, as Atividades porém, possuem o sinal "+" na parte inferior central do elemento.

Os subprocessos são divididos em dois grupos, são eles: Subprocesso embutido e Subprocesso de evento. A definição do tipo do subprocesso é feita de acordo com o seu evento inicial, que é único por subprocesso. Abaixo, mais detalhes de cada um dos tipos de subprocesso.

 

Categoria Tipo Definição Exemplo
Subprocessos embutidos Subprocessos embutidos Se o evento inicial dentro do subprocesso for simples o subprocesso será do tipo embutido. Esse elemento é utilizado sempre fazendo parte do fluxo normal do processo (sempre conectado a outros elementos).
Subprocessos de eventos Erro

Subprocesso baseado em eventos de erro, sendo iniciado com um evento inicial de erro. Este subprocesso não possui conexões com os demais elementos, por isto não possui fluxos de sequência de entrada e nem de saída. Podem ser utilizados em processos ou subprocessos. O subprocesso é executado nos seguintes casos:

  1. Se o nome do Evento de início deste Subprocesso for nulo: Substitui o fluxo padrão de tratamento de erro do escopo em que está inserido.
  2. Se o nome de Evento de início deste Subprocesso estiver preenchido: Este será executado quando um evento de fim de erro, com mesmo nome do evento de início do processo, for disparado no escopo do processo ou subprocesso onde este Subprocesso de tratamento de erro está inserido.

Informações adicionais: caso algum caminho atingir um evento de fim de erro no subprocesso de tratamento de erro, o erro é lançado para o escopo pai. Exceto quando exista nesse escopo outro subprocesso de tratamento de erro e o evento de fim de erro possua esse mesmo nome.

Compensação Define como um subprocesso deve ser compensado. Para mais detalhes consulte a documentação sobre Compensação.
Sinal Subprocesso iniciado com um evento inicial de sinal. Podem ser utilizados em processos ou subprocessos. Cada caminho deve terminar em um evento de fim. Esse subprocesso não possui conexões com os demais elementos, por isto não possui fluxos de sequência de entrada e nem de saída. São executados quando lançado um evento intermediário de sinal do escopo em que estão inseridos (o nome do evento intermediário e o do evento de início devem ser iguais para que o processamento do sinal execute corretamente).

 

Propriedades

As propriedades dos elementos são configurações que podem ser realizadas no momento da modelagem e automatização do processo de negócio afim de definir o comportamento dos elementos durante a execução. Abaixo veremos as propriedades dos elementos Tarefa e Subprocesso.

Tarefas

Guias de propriedades das tarefas:

Guia Geral

Nome: Campo obrigatório utilizado para identificar o elemento no diagrama e na execução do processo. Essa informações pode também ser alterada via Script. Limite de 255 caracteres.

Descrição: Texto utilizado para auxiliar o entendimento da tarefa. Utilizado como padrão para o hint da pendência exibida no Cockpit. Esta informação também pode ser alterada via Script.

Importante

Recomenda-se que esse campo seja sempre preenchido com informações que auxiliem na execução da tarefa em questão.

A descrição tem um limite de 4000 caracteres, o que exceder isto será truncado.

Tipo: Campo para seleção do tipo da tarefa. Lista todos os tipos de tarefas suportados. O preenchimento desse campo define um tipo para a tarefa e auxilia visualmente, pois com isso é exibido o ícone do tipo da tarefa no seu desenho.

 

Guia Execução

A guia Execução é responsável por definir qual o executor é o responsável pela execução de uma Tarefa. Esta informação é definida no campo Executor. As opções de executores disponíveis são:

 

Importante

 

Guia Pendência

Nota

Esta guia será habilitada apenas quando as tarefas forem do tipos:

Propriedade Obrigatório Descrição
A pendência gerada por esta tarefa expira Sim Sendo a tarefa assíncrona, define se a pendência gerada pela tarefa expira ou não. Por padrão é configurado para não expirar.
Intervalo Não

Caso a propriedade anterior seja marcada, deve-se informar o intervalo para que a pendência gerada por esta atividade expire.

Nota

No intervalo, considera-se por padrão o mês sendo 30 dias.

Considerar apenas dias úteis Não

Considera apenas os dias úteis para o intervalo informado no campo Intervalo.
O cálculo é feito pelo web service do Gestão de Pessoas, buscando o colaborador associado ao usuário responsável pela pendência, e considerando a escala deste colaborador. O Web service tem as seguintes informações:

  • Módulo: utilizado o módulo configurado na propriedade "com.senior.workflow.ws_client.holiday" do arquivo CFG). Configuração realizada na Central de Configurações.
  • Serviço: WorkflowService;
  • porta: getNextWorkingDay.
Especificamente no dia Não

Quando esta opção está marcada deve ser informado uma data específica para que a pendência expire.

Nota

Quando a data de expiração for definida no passado a notificação ocorrerá normalmente, momentos após a criação da pendência.

 

 

Guia Notificações

Nota

Esta guia será habilitada apenas quando as tarefas forem do tipos:

Nesta guia são configuradas as notificações que serão enviadas pelas tarefas, podendo ser 3 notificações diferentes. Estas notificações são sempre enviadas por e-mail para o usuário/grupo selecionado no campo Responsável da guia Execução.

Propriedade Obrigatório Descrição
Notificar o usuário ao criar uma pendência Não Ao marcar essa opção, sempre que uma pendência for criada a um usuário, e este possuir e-mail cadastrado no SGU, será enviada uma notificação via e-mail para o responsável, exceto quando o responsável for um grupo.
Notificar antes da pendência expirar Não

É enviado um e-mail de notificação um tempo antes da pendência expirar. Este tempo é configurado no campo apresentado a direita da guia quando selecionada esta notificação.

Nota

Este campo é habilitado somente se informado um tempo para que a pendência expire na guia Pendência.

Notificar o usuário quando a pendência expirar Não

Marque este campo para que seja enviado um e-mail para o usuário responsável quando a pendência expirar.

Nota

Este campo é habilitado somente se informado um tempo para que a pendência expire na guia Pendência.

Cada notificação, em cada tarefa, pode ter seu e-mail customizado, e um Script definido, de acordo com a necessidade. Os campos não alterados nas propriedades, ou via Script assumem o conteúdo padrão do Workflow.

Nota

A Senior se reserva o direito de alterar os conteúdos padrões do e-mail sem aviso prévio.

Para customizar uma notificação, selecione a customização desejada na lista de notificações para que os detalhes desta sejam apresentados do lado direito da guia.

Propriedade Obrigatório Descrição
A Notificação será realizada x horas antes da expiração ocorrer Não

Este campo é apresentado somente para a notificação de antes da pendência expirar, e define com quantas horas de antecedência a expiração a notificação será enviada.

Nota

O tempo em que a pendência expira é definido na guia Pendência.

Para Não Este campo não pode ser alterado, sendo sempre automaticamente preenchido com o usuário/grupo selecionado no campo Responsável da guia Execução.
CC Não Os destinatários de cópia do e-mail de notificação devem ser informados utilizando Placeholders. Os placeholders podem ser informads diretamente no campo, em forma de texto (separados por ponto e vírgula), ou através do botão ... . As variáveis informadas devem ser dos tipos Long ou String.
Assunto Não

O assunto do e-mail pode ser informado diretamente no campo em formato texto, ou pode ser informado através de Placeholders, pelo botão ... , ou ainda uma combinação de ambos.

Nota

  • Quando deixado o assunto em branco, será utilizado o assunto padrão do Workflow.
  • Caso exista algum placeholder com valor vazio, será adicionado "" em seu lugar.
Mensagem Não

Da mesma forma como o assunto do e-mail, a mensagem do e-mail pode ser digitada em forma de texto, utilizados placeholders ou ambos. O texto informado poderá ser formatado de acordo com as ferramentas disponibilizadas no editor.

Nota

  • Quando deixada a mensagem em branco, será utilizada a mensagem padrão do Workflow.
  • Caso exista algum placeholder com valor vazio, será adicionado "" em seu lugar.
  • O conteúdo do e-mail é passado para o servidor de e-mail sempre no formato html.
  • Pode-se utilizar as teclas seguintes de atalho:
    • Ctrl+Z: Desfazer;
    • Ctrl+Y: Refazer;
    • Ctrl+C: Copiar;
    • Ctrl+X: Recortar;
    • Ctrl+V: Colar.
Script Não Este botão abre o Editor JavaScript, para que se possa customizar o Script que será executado antes de enviar a notificação selecionada, da tarefa em questão.

Nota

Caso exista algum destinatário definido no campo Para ou CC:

Importante

No caso de um e-mail de destinatário inválido, o comportamento obtido no processo pode ser diferente de acordo com o servidor de SMTP utilizado. Para saber mais consulte o respectivo problema conhecido.

 

Guia detalhes

Detalhes técnicos: Permite o registro de detalhes técnicos para que sirva de orientação na edição ou automatização do modelo do processo. Esta informação tem o objetivo de ajudar na modelagem e automatização do processo.

 

Subprocesso

Esta guia permite configurar determinadas propriedades dos subprocessos.

Guia Geral

Nome: Utilizado para identificar o elemento no diagrama. Esta informações pode também ser alterada via Script. Campo obrigatório exceto quando for subprocesso de evento, e, iniciar com Erro ou Compensação. O nome é exibido na aba superior do diagrama do processo.

Descrição: Texto utilizado para auxiliar o entendimento da tarefa. Essa informações pode também ser alterada via Script.

Nota

A descrição tem um limite de 4000 caracteres, o que exceder isto será truncado.

 

Guia detalhes

Detalhes técnicos: Permite o registro de detalhes técnicos para que sirva de orientação na edição ou automatização do modelo do processo. Esta informação tem o objetivo de ajudar na modelagem e automatização do processo.

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