Cadastro de Data Marts
Mantém os Data Marts e o Modelo Dimensional no sistema para realizar extrações de dados de qualquer base para o BI.
Classificação Data Mart
Informe o código do Data
Mart (apelido). No caso de já existir um código personalizado durante a instalação de um Data Mart nativo, o comportamento do BI será de alterar o código deste Data Mart, adicionando "_1" ou próxima sequência numérica não repetitiva como sufixo.
Se já existir o PED como código do Data Mart personalizado, então quando for instalado o PED como código do Data Mart nativo, o próprio BI vai criar o código do Data Mart nativo como PED_1 e assim por diante até chegar em uma sequência numérica sem repetir.
Sistema Data Mart
Indique o tipo
de sistema de origem dos dados.
Nota
Para ERP 1, RH 2, Segurança 3 e Outros é utilizado o código 9, sendo que este último serve para Data Marts personalizados.
Base Origem
Informe a base de origem ou escolha na lista das bases cadastradas na Central de Configurações Senior.
Tabela Data Mart
Informe a tabela do banco de dados do sistema BI que receberá a
carga de dados. O modelo dimensional, criado a partir deste Data Mart, também é carregado
Select Carga Data Mart
Informe o SQL, no máximo 60.000 caracteres, que realizará a leitura da base de origem e irá incluir na tabela do BI, no campo Tabela Data Mart. O sistema considera o nome ou o apelido dos campos do comando de seleção, com intuito de verificar em que campo da tabela do Data Mart serão inseridas as informações que retornam do select executado no sistema de origem. Ou seja, o nome do campo ou o apelido devem ser iguais ao nome do campo da tabela do Data Mart.
Importante
No campo de comando de seleção é necessário inserir somente comandos que iniciam com a palavra Select.
O sistema não possui suporte para campos do tipo DATE ou NVARCHAR(MAX) em bancos de dados SQL Server.
SELECT
DATEMI USU_DATEMI
,COALESCE(CODEMP,0) USU_CODEMP
,COALESCE(NULLIF(LTRIM(RTRIM(NOMEMP)),' '), :VAZIO) USU_NOMEMP
,COALESCE(CODFIL, 0) USU_CODFIL
,COALESCE(NULLIF(LTRIM(RTRIM(NOMFIL)),' '), :VAZIO) USU_NOMFIL
,COALESCE(CODCLI,0) USU_CODCLI
,COALESCE(NULLIF(LTRIM(RTRIM(NOMCLI)),' '), :VAZIO) USU_NOMCLI
,SUM(COALESCE(VLRLIQ, 0)) USU_VLRLIQ
FROM (
SELECT
NFV.DATEMI DATEMI
,E070EMP.CODEMP
,E070EMP.NOMEMP
,E070FIL.CODFIL
,E070FIL.NOMFIL
,CLI.CODCLI
,CLI.APECLI NOMCLI
,ITEM.VLRLIQ
FROM
E140IPV ITEM
,E140NFV NFV
JOIN E070EMP ON E070EMP.CODEMP = NFV.CODEMP
JOIN E070FIL ON E070FIL.CODEMP = NFV.CODEMP AND E070FIL.CODFIL = NFV.CODFIL
,E085CLI CLI
WHERE NFV.CODEMP = ITEM.CODEMP
AND NFV.CODFIL = ITEM.CODFIL
AND NFV.CODSNF = ITEM.CODSNF
AND NFV.NUMNFV = ITEM.NUMNFV
AND NFV.CODCLI = CLI.CODCLI
AND NFV.TIPNFS = 1
AND NFV.DATEMI >= :DATINI
AND NFV.DATEMI <= :DATFIM
UNION
SELECT
NFV.DATEMI DATEMI
,E070EMP.CODEMP
,E070EMP.NOMEMP
,E070FIL.CODFIL
,E070FIL.NOMFIL
,CLI.CODCLI
,CLI.APECLI NOMCLI
,ITEM.VLRLIQ
FROM
E140ISV ITEM
,E140NFV NFV
JOIN E070EMP ON E070EMP.CODEMP = NFV.CODEMP
JOIN E070FIL ON E070FIL.CODEMP = NFV.CODEMP AND E070FIL.CODFIL = NFV.CODFIL
,E085CLI CLI
WHERE NFV.CODEMP = ITEM.CODEMP
AND NFV.CODFIL = ITEM.CODFIL
AND NFV.CODSNF = ITEM.CODSNF
AND NFV.NUMNFV = ITEM.NUMNFV
AND NFV.CODCLI = CLI.CODCLI
AND NFV.DATEMI >= :DATINI
AND NFV.DATEMI <= :DATFIM
AND NFV.TIPNFS = 1
) fat
GROUP BY
DATEMI
,CODEMP
,NOMEMP
,CODFIL
,NOMFIL
,CODCLI
,NOMCLI
Select de Transformação do Data Mart
Informe o SQL, no máximo 60.000 caracteres, para a transformação feita ao final de cada período de extração de Data Marts nativos e customizados. Este processo é feito antes de popular o Modelo Dimensional. Quando realizar mais de um comando SQL, utilize os comandos BEGIN e END.
BEGIN
update usu_stage_fat set USU_VLRLIQ = USU_VLRLIQ / 100;
update usu_stage_fat set USU_VLRFAT = USU_VLRLIQ / 200;
END;
Verifique todos os parâmetros aceitos em comandos SQLs.
Importante
A transformação através do SQL está disponível para todos os Data Marts. Portanto, caso era utilizada alguma regra LSP, ela deverá ser convertida para transformação no formato SQL.
Para que o tempo de execução seja menor, as transformações dos registros devem ser feitas utilizando SQL no campo Select de Transformação do Data Mart.
Data Final Período
Informe o período em que será realizada a carga do Data Mart.
- "1 - Considerar a data final cadastrada como data final do período de importação": na extração manual do tipo síncrona e assíncrona é considerado como data final da carga, a data final do período informado no campo Código de Período da tela Extração Manual de Registros. Na extração manual, do tipo agendada ou via processo automático, é considerado como data final da carga, a data atual;
- "2 - Considerar a data da importação como data final do período de importação (Padrão)": em todos os tipos de extração é considerado como data final da carga a data atual.
Observações
Na extração manual do tipo agendada ou via processo automático é considerada como data inicial, a data final da última extração realizada. Caso a data final da última extração realizada seja maior ou igual à data atual, é considerada como data inicial a data atual.
Caso não tenha realizado uma extração e for realizada uma extração manual do tipo agendada ou via processo automático, o Data Mart considera o período de 31/12/1900 até a data atual para a extração dos dados.
Objetivo Data Mart
Adicione todas as informações relativas à criação do Data Mart. Neste campo deve ser informado, resumidamente, os itens de histórico de levantamento e informações pertinentes para a manutenção futura do Data Mart
Importante
Os campos Cód. Regra Tratamento, Data Final do Período e Objetivo do Data Mart estão disponíveis para alteração nos Data Marts Nativos. Para o campo Cód. Regra Tratamento é informado apenas o código da regra criada no Editor de Regras, para que quando for efetuada a carga do respectivo Data Mart, a regra associada seja executada. Essa regra pode incluir novos campos na extração.
Expressão agendamento
Faça o agendamento de tarefas a partir de expressões compostas por período inicial, final e expressão cron, separados por ":". Em Data Marts com mais de uma expressão, utilize o separador ";". Para a sua utilização, obrigatoriamente assinale o campo JETL para que assim, a expressão cron funcione corretamente e não seja mais necessário utilizar o GlassFish.
Somente uma expressão que resulta em um agendamento diário responsável por executar uma carga de 2 meses do passado até a data atual: -P2M:0:0 0 12 * * ?, considerando:
- -P2M = 2 meses do passado;
- 0 = até a data de atual;
- 0 = no segundo zero;
- 0 = no minuto zero;
- 12: na hora 12;
- * * ? = em qualquer dia, mês e dia da semana.
Duas expressões, sendo a primeira responsável por executar uma carga de 2 dias do passado até a data atual e a segunda responsável por executar uma carga de 1 mês até a data atual: -P2D:0:0 0 12 * * ?;-P1M:0:0 15 10 15 * ?, considerando:
- -P2D = 2 dias do passado;
- 0 = até a data de atual;
- 0 = no segundo zero;
- 0 = no minuto zero;
- 12: na hora doze;
- * * ? = em um dia e mês qualquer.
- -P1M = 1 mês do passado;
- 0 = até a data de atual;
- 0 = no segundo zero;
- 15 = nos minutos 15;
- 10: na hora 10;
- 15: no dia 15;
- * ? = em qualquer mês e dia da semana.
O formato do período é conforme ISO-8601 "PnYnMnD" e "PnW", iniciado com um sinal opcional, denotado pelos símbolos ASCII positivo ou negativo:
- quando negativo, todo o período é considerado negativo;
- a letra ASCII "P" vem após o sinal, sendo em maiúsculo ou minúsculo;
- após quatro sessões, cada uma consiste de um número e sufixo. Sendo que pelo menos quatro sessões devem estar presentes;
- os sufixos são "Y", "M", "W" e "D" para anos, meses, semanas e dias (podendo ser maiúsculo ou minúsculo), respectivamente, e em ordem;
- a parte numérica de cada sessão deve consistir de números ASCII e pode ser precedido pelo símbolo ASCII negativo ou positivo e por um número inteiro.
Os prefixos positivos e negativos e outros valores negativos não fazem parte da ISO-8601. Adicionalmente, esta ISO não permite misturar os formatos "PnYnMnD" e "PnW". Qualquer formato baseado em semana deve ser multiplicado por 7 e tratado como número. Por isto, utilize o período "0" para indicar que deve ser considerada a data atual.
Considerando como data atual 07/09/2016:
- Quando utilizar período inicial "-P2M" e o final "P2D", a data inicial para extração será 07/07/2016 e a data final 11/09/2016.
- Quando utilizar o periodo inicial "-P3M" e o final "0", a data inicial para extração será 07/05/2016 e a data final 07/09/2016.
As expressões cron são utilizadas para configurar gatilhos de tarefas agendadas. É uma String composta de seis a sete sub-expressões que descrevem detalhes individuais do agendamento. As sub-expressões são separadas por espaço em branco e podem conter varias combinações dos caracteres permitidos.
Observação
O serviço do Windows, BI-JETL, deve ser instalado e estar em execução para que os agendamentos sejam realizados. Caso o serviço parar, o agendamento também irá. Além disso, quando um agendamento já existente for alterado, é necessário reiniciar o serviço Senior - BI ETL Java.
Recomendamos não realizar agendamentos de Data Marts com volume grande de dados e com periodicidade menor que horas.
Caso estas expressões cron sejam escritas de forma incorreta, problemas na execução job do agendamento podem ocorrer. Portanto, caso isto aconteça, verifique os logs no arquivo jetl.log, armazenado em ETL > jetl > logs, e identifique em qual Data Mart ocorre o problema.
Estes agendamentos feitos na tela Cadastro de Tarefas (F000AGE) não serão importados para esta forma de agendamento.
Tabelas
Exibe a tela Cadastro de Tabelas do Modelo Dimensional, bem como as operações para atualizá-los a cada execução da extração.
MicroStrategy
Apresenta a tela de Integração com o MicroStrategy.
Qlik Sense
Apresenta a tela de Integração com o Qlik Sense.

English
Español


