BPM > Central de Tarefas

Central de Tarefas

Sumário

  1. Conceito
  2. Menu de Acesso
  3. Funcionalidades
    3.1 Filtro Rápido
    3.2 Central de Tarefas - BPM
    3.3 Tarefas com Usuário em Cópia
    3.4 Tarefas em Espera
    3.5 Solicitações
    3.6 Filtros por Período
    3.6.1 Acesse à Central de Tarefas
    3.6.2 Selecione o Período Desejado
    3.6.3 Visualização das Tarefas no Período Selecionado
    3.6.4 Exibição do Formulário Web na Central de Tarefas
    3.6.5 Filtros com Operadores Comparativos
  4. Logs de Etapas
  5. Configurações de Visualização

1. Conceito

A central de tarefas permite que os usuários possam visualizar todos os processos do BPM.

2. Menu de Acesso

3. Funcionalidades

3.1 Filtro Rápido

Acessando essa tela, os processos com pelo menos uma etapa em andamento são automaticamente exibidos. Um filtro rápido está disponível ao lado, permitindo navegar entre as solicitações Em andamento, Canceladas, Encerradas ou Todas. Além disso, o número de solicitações em cada status é exibido.

Importante

Os nomes exibidos na central de tarefas são referentes a primeira solicitação do processo, independente da quantidade de solicitações realizadas.

3.2 Central de Tarefas - BPM

A Central de Tarefas é o espaço onde o usuário pode visualizar e gerenciar suas atividades no sistema de BPM, organizada em cinco seções principais:

Nesta seção, o usuário encontra todas as tarefas pendentes atribuídas a ele. As principais funções desta área incluem:

3.3 Tarefas com Usuário em Cópia

Essa seção permite que o usuário visualize as solicitações em que está copiado, mas que não exigem sua ação imediata, a menos que o solicitante original esteja ausente. Para mais informações acerca deste tópico, acesse Usuário em Cópia.

3.4 Tarefas em Espera

O usuário vê as tarefas que foram encaminhadas para um grupo ou um papel específico, mas que ainda não foram assumidas por ninguém.

3.5 Solicitações

Essa seção permite ao usuário visualizar todas as solicitações que ele enviou ou que ele está gerenciando.

A área de Gestão é reservada para usuários com permissões gerenciais. Esses usuários tem acesso a ferramentas de alçada e gerenciamento de processos.

Todas as guias possuem filtros para personalizar a exibição, como por exemplo Tarefas, Tarefas em Espera, Solicitações e Gestão. As opções de filtro seguem o mesmo padrão em todas as telas.

Os campos disponíveis para filtrar são os seguintes:

Observação

Os campos marcados com "*" só serão pesquisados após adicionar a informação de um processo no campo Processo.

Abaixo dos campos de filtro, estão disponíveis as seguintes opções: Cancelar, Limpar, Salvar e Filtrar.

Cancelar: Descarta as alterações feitas no filtro e retorna ao padrão anterior;

Limpar: Remove todos os filtros existentes;

Salvar: Salva o filtro para o usuário. Ao entrar na guia novamente, o filtro será aplicado automaticamente;

Filtrar: Realiza a pesquisa com base nas configurações de filtro alteradas.

Observação

É possível aguardar mais de 30 segundos em chamadas a serviços externos e plugins, tanto no início quanto na resposta de uma tarefa. Para mais detalhes, acesse: Timeout (Integrações Externas)

3.6 Filtros por Período

Recurso pensado para limitar os filtros a períodos específicos. A utilização é simples, basta seguir os próximos passos.

3.6.1 Acesse à Central de Tarefas

Realize o login na Senior Flow, acesse a central de tarefas, disponível através do caminho Senior Flow> BPM > Central de tarefas.

3.6.2 Selecione o Período Desejado

Na central de tarefas, na área de solicitações e gestão, estará disponível o botão período. Você poderá selecionar o intervalo de tempo entre 90, 180 e 365 dias. Além destas opções, você poderá selecionar também a opção todos os dados que irá exibir todas as tarefas.

Ao selecionar a opção de 365 dias ou todos os dados, será necessário também informar um ou mais processos para que o filtro seja aplicado. Para isso, basta clicar no botão de filtro e especificar os processos que deseja visualizar.

3.6.3 Visualização das Tarefas no Período Selecionado

Na lista principal da Central da Tarefas, apenas tarefas dentro do intervalo das datas selecionadas serão exibidas, com isso você pode:

3.6.4 Exibição do Formulário Web na Central de Tarefas

Ao acessar uma solicitação em andamento ou concluída pelo menu Solicitações ou Gestão, a URL do formulário web configurado na definição do processo deve ser renderizada.

Assim como, ao acessar os menus Tarefas ou Tarefas em Espera, a URL configurada na etapa de cada tarefa também será renderizada.

3.6.5 Filtros com Operadores Comparativos

Para aplicar os operadores comparativos, é essencial que as variáveis utilizadas no processo sejam do tipo numérico, como inteiros ou decimais, garantindo assim uma comparação válida entre os valores.

Se a variável for um texto, a comparação pode não ser precisa, porque o banco de dados compara caractere por caractere seguindo a ordem ASCII. No exemplo acima, se as variáveis forem do tipo String e tiverem os valores "1" e "20", um filtro baseado nessa lógica pode dar um resultado inesperado, já que "110" vem antes de "20" na sequência ASCII.

4. Logs de Etapas

Os logs de etapa oferecem uma visão detalhada de cada ação realizada, permitindo visualizar cada alteração separada por etapas.

Na central de tarefas, acesse a aba Histórico e Observações e, ao lado da ação desejada, clique em Ver modificações.

Uma tela será exibida com as alterações correspondentes a essa etapa do processo, facilitando a visualização e o controle de cada etapa.

Importante

Os logs ficam disponíveis por 30 dias. após esse período, são apagados.

5. Configurações de Visualização

É possível personalizar as informações exibidas em cada tarefa. Por padrão, são mostrados o nome do solicitante com foto, a descrição do processo e o número do processo. Ao lado do nome do processo, é possível configurar os campos de pré-visualização dentro do fluxo. Além disso, informações de data e status são exibidas.

Clicando na seta para baixo, são exibidas mais informações, incluindo:

Além disso, é possível cancelar ou imprimir o processo. Em caso de cancelamento, é necessário fornecer um motivo.

Ao clicar em imprimir, o processo será disponibilizado em PDF através das notificações da plataforma.

Este artigo ajudou você?