BPM > Configurações > Permissões > Configurar Permissões

Configurar Permissões

Sumário

  1. Conceito
  2. Tabelas de Recursos
  3. Definindo Permissões
  4. Ocultação do Histórico e Observações

1. Conceito

Para iniciar a utilização do BPM, é recomendável realizar a configuração de permissões para evitar questões relacionadas ao acesso não autorizado de usuários. O recurso de papéis da Senior Flow é utilizado para gerir níveis de acesso no produto, entre eles alguns papéis são criados no momento da ativação do produto: BPM Administrador, BPM Solicitante de processos e BPM Usuário.

As tabelas abaixo demonstram os recursos associado a cada um deles:

2. Tabelas de Recursos

BPM Administrador

Usuários com este papel são responsáveis por realizar a gestão dos processos, solicitações e tarefas. Estes possuem acesso a todos os recursos disponíveis do BPM.

Recurso Visualizar Editar Criar
res://senior.com.br/platform/workflow/calendar
res://senior.com.br/platform/workflow/process-editor
res://senior.com.br/platform/workflow/process-management
res://senior.com.br/platform/workflow/processes-errors-management
res://senior.com.br/platform/workflow/defaultUserGroup
res://senior.com.br/platform/workflow/custom-assigment
res://senior.com.br/platform/workflow/home
res://senior.com.br/platform/workflow/preferences-process
res://senior.com.br/platform/workflow/preferences-user
res://senior.com.br/platform/workflow/requests
res://senior.com.br/platform/workflow/tasks
res://senior.com.br/platform/workflow/process-progress-visualization
res://senior.com.br/platform/workflow/request-history-visualization

BPM Solicitante de Processos

Este papel é utilizado para permitir aos usuários abrir novas solicitações e tratar tarefas.

Recurso Visualizar Editar Criar
res://senior.com.br/platform/workflow/requests
res://senior.com.br/platform/workflow/tasks
res://senior.com.br/platform/workflow/home
res://senior.com.br/platform/workflow/process-progress-visualization
res://senior.com.br/platform/workflow/request-history-visualization

BPM Usuário

Usuários com este papel possuem permissão apenas de tratar tarefas.

Recurso Visualizar Editar Criar
res://senior.com.br/platform/workflow/tasks
res://senior.com.br/platform/workflow/process-progress-visualization
res://senior.com.br/platform/workflow/request-history-visualization

3. Definindo Permissões

Para qualquer processo, é necessário definir os papéis que terão permissão para iniciar uma solicitação. As permissões para iniciar processos devem ser atribuídas seguindo estes passos:

  1. Acesse o menu Senior Flow > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
  2. Escolha o papel para o qual deve ser atribuída a permissão e clique em Editar;

  3. Na aba Permissões, clique em Custom > Workflow;


  4. Selecione as permissões desejadas para cada processo já disponibilizado;

Caso não seja possível visualizar a opção Gestão dos papéis no menu, entre em contato com o usuário administrador.

4. Ocultação do Histórico e Observações

Opção de permissão que impede o acesso do usuário à aba Histórico e Observações. Essa funcionalidade oculta a aba, garantindo que o solicitante não visualize os registros de comentários e observações.

Para ocultar a aba Histórico e Observações, o usuário com perfil de administrador deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o papel que deseja implementar a funcionalidade.
  2. Navegue até a aba Permissões.
  3. Selecione a opção Agrupar por Serviço e filtre por platform / workflow.
  4. Marque a opção Ocultar no recurso Aba de Histórico e Observações.

Importante

O usuário proprietário do processo sempre possuirá permissão para iniciar e editar o processo, independente de quaisquer outras permissões atreladas a papéis que ele possa pertencer.

Observação

Para o recurso de deletar uma tarefa aparecer no serviço custom / workflow é necessários republicar o processo feito antes do dia 21/12/2022, os novos processos o recurso aparece automaticamente.

Este artigo ajudou você?