Gestão de Serviços Cloud
O Portal de Gestão de Serviços Cloud é uma ferramenta com o objetivo de dar autonomia ao cliente no gerenciamento dos serviços da aplicação no ambiente Senior Cloud.
Com a ferramenta, os usuários são capacitados a realizarem a parada, início e reinício dos serviços respectivos aos produtos Senior. Não sendo necessário a abertura de chamado/ticket para a equipe de Suporte Cloud.
Acesso ao Portal de Serviços
Depois de realizado os cadastros pelo time da Senior, será disponibilizado um ícone de atalho de navegador de internet, conforme o exemplo abaixo:
Para entrar no portal, clique no ícone e faça o login com os mesmos dados de acesso do Cloud Senior.
Após o login, o usuário terá a visão de todos os serviços disponíveis. Tanto serviços de Produção quanto de Homologação.
Na barra superior, é possível filtrar os serviços que deseja visualizar:
Além da nomenclatura dos serviços, será possível visualizar as colunas referentes as suas características:
- Ativo: (sim) ou (não);
- Status: Running ou Stopped;
- Data/Hora Status: última alteração de status registrada.
- Ações: Iniciar/Parar/Reiniciar
A ferramenta disponibiliza três ações para gerenciar os serviços de acordo com a necessidade: Iniciar/ Parar/ Reiniciar.
Ao efetuar uma ação, a ferramenta enviará uma solicitação ao servidor cloud onde esses serviços estão hospedados e executará a ação solicitada:
Para ter controle de todas as ações, a ferramenta disponibiliza uma lista de Logs referentes aos serviços que sofreram alguma alteração. A tela de Logs pode ser acessada através do menu lateral na opção Consulta e Log:
Na tela de Logs, é possivel visualizar as informações sobre os serviços que sofreram alguma ação:
- Data/Hora: Momento em que o serviço sofreu alteração;
- Serviço: Nome do serviços que sofreu alteração;
- Usuário: Qual usuário realizou a alteração do serviço;
- Operação: Qual operação foi utilizada (iniciar, parar ou reiniciar);
- Situação: Mostra se a operação teve Sucesso ou Erro na execução.
Também é possível usar o filtro superior para encontrar algum serviço específico.
Clicando no serviço desejado, será possível visualizar os detalhes do log:
- Antares;
- Sirius;
- Aludra;
- Vega;
- Bellatrix;
- Tauri;
- Ambientes privados.
- Senior Serviço de Informações da Instalação;
- Senior Concentradora;
- Senior CSM Center;
- Senior Integrador Wiipo, HCM, ETL e SAM;
- Senior AppManager;
- Senior Middleware (e balanceamentos);
- Senior Motor eSocial;
- Glassfish;
- Glassfish Gestão Ponto.
Para ter acesso à ferramenta Senior Gestão de Serviços, primeiramente é necessário realizar a abertura de um chamado para equipe de Suporte IT Services/Cloud, encaminhando o usuário cloud do cliente/canal que administrará a ferramenta (recomendamos que tenha conhecimento em informática). Após a solicitação, os analistas da Senior farão a criação e a configuração dos usuários dentro da ferramenta, e por fim disponibilizarão ao cliente o ícone de acesso.
Após a liberação da ferramenta ter sido efetuada, os usuários poderão dar início nas atividades de gerenciamento dos serviços.
Para maiores informações assista o webinar sobre a ferramenta ou entre em contato com Suporte da Senior.