Gestão de Serviços Cloud
O Portal de Gestão de Serviços Cloud é uma ferramenta com o objetivo de dar autonomia ao cliente no gerenciamento dos serviços da aplicação no ambiente Senior Cloud.
Com a ferramenta, os usuários podem realizar de forma simples e rápida a parada, inicialização ou reinicialização dos serviços relacionados aos produtos Senior, sem a necessidade de abrir chamados ou tickets para a equipe de Suporte Cloud.
Solicitação de acesso à ferramenta
Qualquer usuário de rede do ambiente pode acessar a ferramenta Senior Gestão de Serviços. No entanto, para visualizar os serviços de um grupo ou cliente específico, é necessário solicitar a liberação de acesso por meio do Flow Reset.
Se, ao realizar o primeiro login, o usuário não tiver visibilidade de nenhum serviço, será preciso abrir um ticket para o time de Suporte Cloud.
Acesso ao Portal de Serviços
Após a solicitação e a liberação de acesso pelo Flow Reset, será disponibilizado um ícone de atalho no navegador, conforme o exemplo abaixo:
Para entrar no portal, clique no ícone e faça o login com os mesmos dados de acesso do Cloud Senior.
Após o login, o usuário terá a visão dos serviços aos grupos vinculados a ele.
Na barra superior, é possível filtrar os serviços por nome, cliente ou ambiente que deseja visualizar:
Além da nomenclatura dos serviços, será possível visualizar as colunas referentes as suas características:
- Tipo Serviço: Característica de sua funcionalidade;
- Grupos (Cliente – Ambiente): É apresentado o cliente/grupo/ambiente a qual o serviço está vinculado;
- Ativo: (sim) ou (não);
- Status: Running ou Stopped;
- Data/Hora Status: última alteração de status registrada.
- Ações: Iniciar/Parar/Reiniciar
O sistema possui uma rotina que realiza a leitura dos status dos serviços de forma automática, porém, é possível realizar esta leitura de forma manual pelo botão “Atualizar Status”:
A ferramenta oferece três ações para o gerenciamento dos serviços, conforme a necessidade: Iniciar, Parar e Reiniciar.
Ao selecionar uma dessas opções, a ferramenta envia uma solicitação ao servidor Cloud responsável pela hospedagem do serviço e executa a ação correspondente.
Após a execução, é aplicado um período de “cooldown” nos botões, impedindo novos cliques consecutivos até que o tempo de bloqueio seja concluído.
Para ter controle de todas as ações, a ferramenta disponibiliza uma lista de Logs referentes aos serviços que sofreram alguma alteração. A tela de Logs pode ser acessada através do menu lateral na opção Consulta e Log:
Na tela de Logs, é possivel visualizar as informações sobre os serviços que sofreram alguma ação:
- Data/Hora: Momento em que o serviço sofreu alteração;
- Serviço: Nome do serviços que sofreu alteração;
- Usuário: Qual usuário realizou a alteração do serviço;
- Operação: Qual operação foi utilizada (iniciar, parar ou reiniciar);
- Situação: Mostra se a operação teve Sucesso ou Erro na execução.
Também é possível usar o filtro superior para encontrar algum serviço específico.
Clicando no serviço desejado, será possível visualizar os detalhes do log:
- Antares;
- Sirius;
- Aludra;
- Vega;
- Bellatrix;
- Tauri;
- Orion - Mega Cloud
- Ambientes privados.
- Senior Serviço de Informações da Instalação;
- Senior Concentradora;
- Senior CSM Center;
- Senior Integrador Wiipo, HCM, ETL e SAM;
- Senior AppManager;
- Senior Middleware (e balanceamentos);
- Senior Motor eSocial;
- Glassfish;
- Glassfish Gestão Ponto.
Para maiores informações assista o webinar sobre a ferramenta ou entre em contato com Suporte da Senior.


English
Español


