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Manual do usuário - eDocs > Documentos eletrônicos > CT-e > Envio de boleto nos e-mails de emissão de NF-e, NFS-e e CT-e

Envio por e-mail ou impressão de boleto de emissão de NF-e, NFS-e e CT-e

O objetivo dessa documentação é clarificar os detalhes da rotina de Impressão e Envio de Boletos de forma integrada entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs, quando o Gestão Empresarial | ERP é o responsável pela geração dos boletos.

Apesar de algumas parametrizações descritas nessa documentação serem comuns com o processo de integração do ERP com a Wiipo para Gestão de Recebíveis, caso deseje verificar informações específicas da integração do Gestão Empresarial | ERP com Wiipo, acesse a documentação específica dessa rotina.

O Gestão Empresarial disponibiliza boletos no formato PDF, relativos aos documentos de NF-e, NFS-e e CT-e, para que o eDocs envie o arquivo como anexo no e-mail de emissão do documento ou imprima-os juntamente com os documentos auxiliares..

O boleto é gerado em um diretório contendo a chave eletrônica do documento no nome do arquivo, para que o eDocs possa localizá-lo pela chave no momento do envio de e-mail ou impressão (para cada rotina haverá a geração de boletos em um diretório específico – então se for configurada a impressão e o envio por e-mail, haverá a geração dos mesmos boletos em dois diretórios de integração diferentes). A geração dos boletos ocorre quando é gerado o arquivo XML de cada documento.

Nos casos em que for gerado um boleto para cada parcela, haverá mais de um arquivo PDF contendo a mesma chave do documento eletrônico no nome do arquivo, porém com um indicativo do número da parcela.

Observação

O Gestão Empresarial | ERP gerará um evento no Documento Fiscal (que pode ser consultado através da tela F141HDE) para cada boleto que for gerado pela rotina de emissão do documento. Desta forma, caso tenha dúvidas se o ERP chegou a acionar a rotina de geração de boletos, consulte os eventos eletrônicos do documento.

Quando o ERP aciona a rotina para geração de boleto, é gravado o evento com a seguinte descrição "Gerado arquivos de boleto no diretório: XX." Essa descrição não indicará exatamente a sequência da parcela que a rotina de geração do boleto está passando, mas será possível conferir a quantidade de registros de evento com a quantidade de parcelas/boletos que deveriam ser gerados.

Caso um documento eletrônico seja Rejeitado, o eDocs não enviará boletos que foram gerados no diretório pelo ERP (porque não faz sentido enviar boleto de um documento rejeitado).

Desta forma, caso o documento seja então reemitido pelo ERP, no momento da geração dos boletos novamente, o ERP primeiramente excluirá os boletos presentes no diretório de integração antes de gerar novos boletos. Sendo assim, será gerado o evento eletrônico "Excluídos boletos antigos no diretório: XX" no documento no ERP.

Apesar do processo de geração de boleto ser executado na geração do Documento Fiscal no módulo de Mercado, o processo de geração de boleto que o sistema ERP executa é do módulo de Finanças (então o módulo de Mercado aciona a rotina de geração de boleto do módulo de Finanças). Neste cenário, entra-se na rotina padrão de geração de boleto do módulo de Finanças, inclusive no que tange a geração do Nosso Número no título.

A integração para emissão de documentos fiscais do Gestão Empresarial | ERP com eDocs pode ser configurada para ocorrer através do web service do eDocs. No entanto, mesmo que a configuração ocorra desta forma, a integração da rotina de boletos (seja a impressão ou o envio por e-mail), continuará ocorrendo através de diretórios de integração (não está disponível a integração nativa de boletos entre ERP e eDocs através do web service do eDocs).

No Gestão Empresarial | ERP

No eDocs

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