Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 5.8.15.

Formas de retorno

No campo Forma integração (Saída), da guia Filial > Geral da tela Configuração de Filial, é possível selecionar a forma de retorno utilizada pelo eDocs para efetuar retorno de status para o ERP.

O eDocs é aderente a várias soluções de mercado para fazer o retorno. No entanto, os retornos via web service e SeniorSID são específicos para a integração com o ERP. Seguem as opções disponíveis para retorno em processos de emissão de documentos:

Importante

Para formas de retorno ao ERP que não são Arquivo XML, o parâmetro Tempo em dias de permanência dos arquivos de retorno ao ERP, localizado na guia Avançado > Intervalo de Execução da tela Configuração Geral, deve ser definido como 0 (zero). Caso esse parâmetro esteja definido com um valor diferente de 0, a mensagem Diretório não encontrado: <Diretório_Filial>\Retorno, limpeza cancelada será apresentada no log do sistema.

Todas as críticas de integração para ERP Senior Web Service 3 e ERP Senior Web Service 4, retornam para o ERP o CNPJ da filial do documento eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e, MDF-e, NFC-e) que processou o XML (e não o CNPJ do emissor). Portanto, caso ocorra a crítica de integração CNPJ do emissor diferente da filial, o ERP não consegue localizar a nota, e ela fica pendente. Neste caso, deve-se efetuar o retorno para o ERP manualmente, via ação SID ou MCDebug, para que a situação da nota seja alterada para Erro de Geração.

Além das formas de retorno indicadas acima para o processo de retorno ao ERP para emissão de documentos, o sistema utiliza a porta Receber do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos para envio ao ERP os XMLs dos documentos eletrônicos recebidos (NF-e/CT-e). No eDocs não é possível efetuar parametrização para mudar esta forma de integração, tendo em vista de que o ERP disponibiliza, atualmente, apenas uma porta para esta integração.


 

Retorno para integração com o ERP senior X

Esta rotina está em fase de piloto e pode ter alterações no seu funcionamento!

Os seguintes documentos e eventos são atendidos na integração via REST para retornos de documentos com o ERP senior X:

NF-e NFS-e MDF-e GNRE CT-e
  • Averbação
  • Cancelamento
  • Cancelamento do comprovante de entrega
  • Carta de correção
  • Comprovante de entrega
  • Críticas
  • Críticas CCE
  • Inutilização
  • Manifestação de destinatário
  • Emissão 2.00, 3.10 e 4
  • Pedido de prorrogação
  • Registro saída
  • Recebimento
  • Emissão
  • Crítica
  • Cancelamento
  • Alteração pagamento
  • Cancelamento
  • Confirmação de transporte
  • Críticas
  • Encerramentos
  • Inclusão condutor
  • Inclusão DFe
  • Emissão
  • Pagamento operação
Emissão
  • Cancelamento
  • Cancelamento do comprovante de entrega
  • Cancelamento insucesso entrega
  • Carta de correção
  • Comprovante entrega
  • Críticas
  • Emissão
  • Insucesso entrega
  • Inutilização
  • Prestação desacordo

Essa integração segue o padrão e a estrutura dos outros tipos de retorno indicados antes, porém com a opção de integração à Plataforma senior X. Para isto, é necessário que o eDocs seja autenticado na Plataforma utilizando access_key e secret_key. Estas informações são disponibilizadas quando uma aplicação é cadastrada na Plataforma, servindo para acessar qualquer endpoint.

O cadastro é feito via menu Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações, na Plataforma. Este método é utilizado por todos os sistemas terceiros que precisam de autenticação para fazer integrações. Na tela de Gerenciamento, adicione um novo registro e preencha os dados obrigatórios. Ao salvar, o access_key e a secret_key serão gerados.

Para configurar o eDocs:

Feito isso, todos os envios de retorno serão integrados à Plataforma senior X.


 

Retorno para integração com Gestão de Lojas

Na integração do eDocs com o Gestão de Lojas não há um processo de retorno. Isso ocorre porque a integração é efetuada através de web service disponibilizado pelo eDocs (para NFC-e e NF-e), em que o Gestão de Lojas é o responsável por fazer a consulta do status no eDocs.

Na integração entre o Gestão de Lojas e o eDocs para emissão de CF-e, há utilização dos aplicativos DE-Cliente e DE-Servidor e processos específicos, no entanto, também não existe um retorno ao ERP. Para mais informações sobre este processo consulte a documentação do sistema.

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