Controle de Contingência - CT-e

A obtenção da autorização de uso do CT-e é um processo que envolve diversos recursos de infraestrutura, hardware e software. O mau funcionamento ou a indisponibilidade de qualquer um destes recursos pode prejudicar o processo de autorização do CT-e, com reflexos nos negócios do emissor do CT-e, que ficará impossibilitado de obter a prévia autorização de uso do CT-e exigido na legislação para a emissão do DACTE para acompanhar a Prestação de Serviço de Transporte.

A alta disponibilidade é uma das premissas básicas do sistema do CT-e e os sistemas de recepção de CT-e das UF foram construídos para funcionar em regime de 24x7, contudo, existem diversos outros componentes do sistema que podem apresentar falhas e comprometer a disponibilidade dos serviços, exigindo alternativas de emissão do CT-e em contingência.

Atualmente existem as seguintes modalidades de emissão de CT-e:

O sistema pode ser configurado para entrada e saída de contingência de forma automática, porém, caso seja necessário a entrada ou saída de contingência de forma manual, deve-se utilizar a tela de "Controle de contingência". Esta tela permite a escolha de qual tipo de contingência utilizar e fornece informações sobre as contingências ativas e seus tipo de emissão.

Este artigo ajudou você?