Certificados
Esta tela permite a consulta dos certificados cadastrados para a empresa/filial logada e a atualização dos certificados da cadeia ICP-Brasil. Confira na documentação como configurar um certificado digital.
Importante
Somente usuários administradores podem acessar esta tela.
Campos
Nome
Nome da empresa ou filial associada ao certificado.
Emitido para
Exibe o nome amigável do certificado informado no cadastro. Este campo não é exibido para os certificados já existentes na base antes da criação desta tela.
Nota
Quando o certificado não tiver a informação do nome amigável, o campo Emitido para ficará em branco.
Validade início
Data de início da validade do certificado.
Validade término
Data final da validade do certificado.
Associado à
Indica se o certificado está cadastrado em uma filial ou empresa.
Botões
Atualizar
Atualiza as informações apresentadas na tela. Além da opção de atualização manual. é possível definir um intervalo de atualização. Para isso, basta clicar na seta de mais opções, onde serão exibidas duas opções. Ao marcar o campo Atualizar automaticamente, a grade será atualizada automaticamente e o campo A cada x segundo(s) será habilitado. Nele, o intervalo de atualização é definido, ou seja, o tempo que deve se passar até que a grade atualize automaticamente.
O intervalo mínimo é definido no campo Tempo mínimo de atualização automática das telas da guia Avançado > Interface da tela Cadastro Geral, e o máximo é de 999 segundos. Quando a opção Atualizar automaticamente estiver ativa, o botão principal Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Permite a utilização de filtros para a visualização dos certificados.
Remover Filtro
Remove todos os filtros configurados, passando a apresentar na tela todos os documentos até a quantidade máxima permitida. Possui também a opção Remover Ordenação, que permite a remoção de uma ordenação salva.
Alterar
Exibe abrir a tela de edição de certificado, permitindo alterar os dados do cadastro.
Instalar cadeias de certificado
Por meio de uma consulta na internet, permite verificar e instalar os certificados da cadeia ICP-Brasil utilizados na comunicação entre o ambiente onde o eDocs está instalado e os web services da SEFAZ/Prefeitura.
Importante
A partir da versão 5.8.12.2 do eDocs, a URL utilizada para baixar a cadeia de certificados passou a ser http://acraiz.icpbrasil.gov.br/credenciadas/CertificadosAC-ICP-Brasil/ACcompactado.zip. Versões anteriores à 5.8.12.2 utilizam uma URL descontinuada, o que pode causar problemas na instalação.
- Para execução do processo, é necessário que o aplicativo Monitor esteja configurado no IIS conforme a documentação do sistema. Do contrário, o eDocs não terá a permissão de acesso necessária para efetuar o download e instalação das cadeias
- A instalação das cadeias pode ser feita manualmente com base no arquivo da URL caso o Monitor não tenha as permissões para a instalação. O processo deve ser realizado pelo administrador do servidor/domínio/rede com as devidas permissões
- Para verificar quais cadeias são instaladas, confira o arquivo da URL. Cadeias inexistentes no arquivo não serão instaladas