Configurar certificado digital
A configuração e atualização do certificado digital é feita diretamente pelo Monitor.
Nota
- É possível configurar os certificados digitais por empresa. Desta forma, as filiais que não possuem um certificado digital próprio, utilizam automaticamente o certificado cadastrado para a empresa. Por padrão, o sistema prioriza o certificado digital da filial, ou seja, caso a empresa e a filial possuírem um certificado digital cadastrado, é utilizado o certificado da filial
- É imprescindível que antes da parametrização de qualquer certificado digital no Monitor do DE, sejam verificadas as parametrizações que são pré-requisitos para utilização do Monitor e de todos os seus processos. Esta parametrização está disponibilizada no tópico Configurando IIS Windows 2008 Server ou superior disponível no manual de instalação
- Orienta-se, também, a leitura das informações sobre Certificação Digital, presentes no Guia Informativo
Importante
- Ao cadastrar um certificado digital, o sistema valida o certificado cadastrado na empresa e, depois, valida apenas as filiais que têm certificado digital informado. Se a filial utiliza o certificado da empresa, ele é validado. Caso a empresa não tenha o certificado digital cadastrado, serão exibidas todas as filiais que não têm certificado. Para isso, o usuário configurado no pool de aplicativo do IIS deve ter acesso à internet
- Caso não seja possível validar o certificado, será exibida uma mensagem. Esse comportamento não impede o uso do certificado, mas também não garante que ele está válido e funcionará corretamente
- A senha do certificado não pode ter os caracteres &, # e < > por causa de uma validação do .NET Fframework, por entender que são caracteres "indevidos/maliciosos"
Abaixo, seguem os passos da parametrização:
Para parametrizar o certificado digital da Empresa:
- Acesse a tela Configuração de Empresa, guia Geral
- Clique na opção Configurar certificado. É exibida a tela de configuração do certificado digital:
- Certificado digital: neste campo será mostrado o Subject do certificado digital que foi instalado da forma antiga, ou seja, através do console MMC do Windows ou pelo Configurador. Caso este campo esteja preenchido, indica que o certificado digital utilizado está instalado no Servidor e não no banco de dados do sistema. Se este campo não estiver preenchido, indica que o certificado digital da filial não está instalado, ou o eDocs já está utilizando o certificado digital instalado no banco de dados (versões superiores à versão 5.7.4.1)
- Arquivo do certificado (.pfx): indica o caminho que o arquivo do certificado digital está armazenado
- Senha do
certificado: digite a senha do certificado digital
O eDocs segue o padrão ASCII, padrão americano de caracteres. Por conta disso, alguns não são reconhecidos. Confira a lista abaixo:
Importante
Caso o padrão não seja respeitado, o eDocs poderá apresentar falhas de conexão e comportamentos inesperados nas transações junto aos órgãos governamentais. Exemplo: rejeitar o envio de um documento, com a mensagem "A senha de rede especificada não está correta." O eDocs pode aceitar a parametrização do certificado com sucesso, mas apresentará o erro no seu carregamento para execução das rotinas.
- No caso de instalação/atualização do certificado digital, após ter sido definido o certificado digital a ser utilizado e digitada a senha do mesmo, deve-se clicar no botão Salvar. Ao clicar neste botão, a tela de parametrização do certificado digital é encerrada, retornando a tela de parametrização da filial
- Clique no botão Salvar da tela de Configuração de Empresa
Para parametrizar o certificado digital da Filial:
- Acesse a tela Configuração de Filial, guia Filial
- Clique na opção Configurar certificado. É exibida a tela de configuração do certificado digital:
- Certificado digital: neste campo será mostrado o Subject do certificado digital que foi instalado da forma antiga, ou seja, através do console MMC do Windows ou pelo Configurador. Caso este campo esteja preenchido, indica que o certificado digital utilizado está instalado no Servidor e não no banco de dados do sistema. Se este campo não estiver preenchido, indica que o certificado digital da filial não está instalado, ou o eDocs já está utilizando o certificado digital instalado no banco de dados (versões superiores à versão 5.7.4.1)
- Arquivo do certificado (.pfx): indica o caminho que o arquivo do certificado digital está armazenado
- Senha do
certificado: digite a senha do certificado digital
O eDocs segue o padrão ASCII, padrão americano de caracteres. Por conta disso, alguns não são reconhecidos. Confira a lista abaixo:
Importante
Caso o padrão não seja respeitado, o eDocs poderá apresentar falhas de conexão e comportamentos inesperados nas transações junto aos órgãos governamentais. Exemplo: rejeitar o envio de um documento, com a mensagem "A senha de rede especificada não está correta." O eDocs pode aceitar a parametrização do certificado com sucesso, mas apresentará o erro no seu carregamento para execução das rotinas.
- No caso de instalação/atualização do certificado digital, após ter sido definido o certificado digital a ser utilizado e digitada a senha do mesmo, deve-se clicar no botão Salvar. Ao clicar neste botão, a tela de parametrização do certificado digital é encerrada, retornando a tela de parametrização da filial
- Clique no botão Salvar da tela de Configuração de Filial
Observação
Alguns municípios não exigem certificado digital para as emissões de NFS-e. Para verificar quais são esses municípios, consulte a lista de Cidades homologadas para o envio de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.
Após efetuar a parametrização do certificado digital, é necessário verificar se ele foi instalado corretamente. Para isso, acesse a tela indicada no tópico acima e clique no botão Detalhes do certificado. Será exibida uma tela com informações sobre o certificado digital instalado. O campo Válido indica se o sistema validou o certificado digital.
- Caso ocorra a mensagem de senha incorreta, não informada ou arquivo inválido na instalação do certificado, é necessário adicionar um usuário com permissões de Administrador no Pool de Aplicativos do IIS
- A utilização de um certificado digital inválido (vencido, por exemplo)
ou a não parametrização correta fará com que os
documentos eletrônicos não sejam encaminhados à SEFAZ/Prefeitura, ficando com situação
de Validado(a) ou Recebido ERP. No Log do eDocs poderão ser observados erros como os informados abaixo:
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: Keyset does not exist
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: O Conjunto de chaves não existe
- System.Security.Cryptography.CryptographicException: A chave de assinatura não está carregada
- Erro ao enviar lote do estabelecimento: <CNPJ_FILIAL>. System.Net.WebException: Falha na solicitação com status HTTP 403: Forbidden
- Erro ao enviar lote do estabelecimento: <CNPJ_FILIAL>. System.Net.WebException: The request filed with HTTP status 403: Forbidden
- Na importação do certificado, pode ocorrer que as chaves particulares não sejam importadas. Para isso, deve-se atribuir permissão total no diretório C:\Documents and Setings\All User\Application Data\Microsoft\Crypto\RSA\ e importar novamente o certificado