Formas de retorno
No campo Forma integração (Saída), da guia Filial > Geral da tela Configuração de Filial, é possível selecionar a forma de retorno utilizada pelo eDocs para efetuar retorno de status para o ERP.
O eDocs é aderente a várias soluções de mercado para fazer o retorno. No entanto, os retornos via web service e SeniorSID são específicos para a integração com o ERP. Seguem as opções disponíveis para retorno em processos de emissão de documentos:
- Arquivo XML (NF-e, MDF-e, eSocial e EFD-Reinf): gera no diretório de saída um arquivo XML com o retorno obtido da SEFAZ. Para mais detalhes sobre o conteúdo dos arquivos XML de retorno, verifique o item Integrações do menu do Manual do usuário. Esse tipo de retorno não é suportado pelo ERP
- ERP Senior Web Service 3: usa a integração web service para gerar retornos ao ERP através da porta ImportarRetornos_3 do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Esse retorno utiliza o CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento. Apenas quando se tratar de Manifestação de Destinatário o retorno utiliza a chave da nota e não através do CNPJ da Filial emitente, série legal e número do documento
- ERP Senior Web Service 4: usa a integração web service para gerar retornos ao ERP através da porta ImportarRetornos_4 do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos para NF-e e CT-e. Este tipo de retorno ativa a utilização da rotina de retorno em contingência. As emissões não efetuadas em contingência ocorrem normalmente, com todas as características do retorno ERP Senior Web Service 3. Para o retorno do evento de prestação em desacordo deve-se utilizar essa porta ou versões superiores.
Todos os outros documentos e eventos de documentos (MDF-e, NFS-e, cancelamentos, inutilizações, entre outros) são enviados à porta ImportarRetornos_3 do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Esse retorno utiliza o CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento - ERP Senior Web Service 5: usa a integração web service para gerar retornos ao ERP através da porta ImportarRetornos_5 do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Essa opção permite o retorno do evento de cancelamento ou correção para NF-e e CT-e com o mesmo número de série. Quando selecionada envia no campo DocEve o tipo de documento, sendo 1 pra NF-e ou 2 pra CT-e
- ERP Senior Web Service 6: usa a integração web service para gerar retornos ao ERP através da porta ImportarRetornos_6 do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Esta opção retorna ao ERP a informação do segundo código de barras, quando o documentos eletrônico for autorizado em contingência. Essa informação é utilizada para vincular uma NF-e ou CT-e autorizados em contingência FS/FS-DA no MDF-e
Observação
- Quando a forma de retorno do eDocs para o Gestão Empresarial | ERP for ERP Senior Web Service, recomendamos sempre utilizar a versão mais atual da porta. Isso porque as novas portas nos serviços têm o objetivo de manter a compatibilidade
- As opções de retorno a partir do ERP Senior Web Service 3 seguem a mesma lógica de busca das informações do documento eletrônico na base de dados do ERP (CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento). Portanto, a característica descrita no tópico ERP Senior Web Service 3 vale para todos os tipos de retorno que usam portas mais novas
- Para retornos de NFS-e, o eDocs sempre vai utilizar a opção ERP Senior Web Service 3, independentemente se, na Filial, uma porta maior estiver parametrizada
- A partir das versões 5.10.2.107 e 5.10.3.16 do ERP e 5.8.14.20 do eDocs, para a forma de retorno ERP Senior Web Service 3 os dois sistemas têm o seguinte comportamento:
- O eDocs envia, juntamente com os dados de CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento, o campo ChvDoe preenchido com a chave de acesso do documento (valor armazenado no campo N140NFS.RPSIDE da base do eDocs)
- O ERP então busca primeiro o documento eletrônico, por meio dos dados de CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento
- Caso não encontre o documento dessa forma, ele o busca pela chave de acesso
- Se ainda assim o ERP não encontrar o documento, vai ser gerada a exceção de que ele não foi localizado
- O eDocs só tem a tratativa indicada acima para o retorno de NFS-e, que ocorre via porta ImportarRetornos_3 do ERP. No entanto, o ERP tem essa tratativa também para as portas maiores que ImportarRetornos_3
- Confira mais detalhes quanto ao preenchimento do campo Série Legal (E020SNF.CodSel) na documentação do cadastro de série no ERP, pois ele impacta o processo de integração
- ERP Senior SID: usa integração para gerar retornos ao ERP via ações SID. O ERP localiza o documento através da chave de acesso do mesmo. Esta forma de retorno não é a mais indicada para ser utilizada, tendo em vista de que as formas mais recentes de retorno ERP Senior Web Service são mais otimizadas para a execução dos processos.
No retorno via SeniorSID, o retorno é efetualmente individualmente para cada documento eletrônico, ou seja, para cada documento, é gerada uma requisição ao Middleware Senior. No caso de integração via web service, o eDocs envia o retorno de vários registros em uma mesma solicitação de retorno (por padrão, são encapsulados 100 registros por requisição). Isso faz com que o retorno via web service seja bem mais rápido que o retorno via SeniorSID
- Arquivo XML (Softran): forma de integração utilizada quando há integração com a solução Softran
- Desativar: indica que a integração com o ERP não é realizada. Também não é gerado nenhum arquivo de retorno em diretório de integração
Importante
Para formas de retorno ao ERP que não são Arquivo XML, o parâmetro Tempo em dias de permanência dos arquivos de retorno ao ERP, localizado na guia Avançado > Intervalo de Execução da tela Configuração Geral, deve ser definido como 0 (zero). Caso esse parâmetro esteja definido com um valor diferente de 0, a mensagem Diretório não encontrado: <Diretório_Filial>\Retorno, limpeza cancelada será apresentada no log do sistema.
Todas as críticas de integração para ERP Senior Web Service 3 e ERP Senior Web Service 4, retornam para o ERP o CNPJ da filial do documento eletrônico (NF-e, NFS-e, CT-e, MDF-e, NFC-e) que processou o XML (e não o CNPJ do emissor). Portanto, caso ocorra a crítica de integração CNPJ do emissor diferente da filial, o ERP não consegue localizar a nota, e ela fica pendente. Neste caso, deve-se efetuar o retorno para o ERP manualmente, via ação SID ou MCDebug, para que a situação da nota seja alterada para Erro de Geração.
Além das formas de retorno indicadas acima para o processo de retorno ao ERP para emissão de documentos, o sistema utiliza a porta Receber do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos para envio ao ERP os XMLs dos documentos eletrônicos recebidos (NF-e/CT-e). No eDocs não é possível efetuar parametrização para mudar esta forma de integração, tendo em vista de que o ERP disponibiliza, atualmente, apenas uma porta para esta integração.
Retorno para integração com o ERP senior X
Esta rotina está em fase de piloto e pode ter alterações no seu funcionamento!
Os seguintes documentos e eventos são atendidos na integração via REST para retornos de documentos com o ERP senior X:
NF-e | NFS-e | MDF-e | GNRE | CT-e | |
---|---|---|---|---|---|
|
|
|
Emissão |
|
Essa integração segue o padrão e a estrutura dos outros tipos de retorno indicados antes, porém com a opção de integração à Plataforma senior X. Para isto, é necessário que o eDocs seja autenticado na Plataforma utilizando access_key e secret_key. Estas informações são disponibilizadas quando uma aplicação é cadastrada na Plataforma, servindo para acessar qualquer endpoint.
O cadastro é feito via menu Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações, na Plataforma. Este método é utilizado por todos os sistemas terceiros que precisam de autenticação para fazer integrações. Na tela de Gerenciamento, adicione um novo registro e preencha os dados obrigatórios. Ao salvar, o access_key e a secret_key serão gerados.
Para configurar o eDocs:
- Acesse o menu de Configurações por empresa, guia Integração e preencha as informações no grupo Plataforma senior X com a URL base da Plataforma, o nome do tenant e as chaves geradas pelo Gerenciamento de aplicações
- Após isso, acesso o menu de Configurações por filial, guia Filial > Geral e, no grupo Integração, altere a opção Forma de integração (Saída) para "Retorno via REST para plataforma SeniorX"
Feito isso, todos os envios de retorno serão integrados à Plataforma senior X.
Retorno para integração com Gestão de Lojas
Na integração do eDocs com o Gestão de Lojas não há um processo de retorno. Isso ocorre porque a integração é efetuada através de web service disponibilizado pelo eDocs (para NFC-e e NF-e), em que o Gestão de Lojas é o responsável por fazer a consulta do status no eDocs.
Na integração entre o Gestão de Lojas e o eDocs para emissão de CF-e, há utilização dos aplicativos DE-Cliente e DE-Servidor e processos específicos, no entanto, também não existe um retorno ao ERP. Para mais informações sobre este processo consulte a documentação do sistema.