Iniciais
A tela de Eventos Iniciais atende aos seguintes documentos:
Versão 1.0 (Simplificada) e 1.1
- S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público
- S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
- S-1010 - Tabela de Rubricas
- S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias
- S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
Versão 2.5
- S-1030 - Tabela de Cargos/Empregos Públicos
- S-1035 - Tabela de Carreiras Públicas
- S-1040 - Tabela de Funções e Cargos em Comissão
- S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de trabalho
- S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho
- S-1080 - Tabela de Operadores Portuários
A visualização dos eventos nessa tela está disponível para usuários administradores, ou usuários que possuem permissão de acesso ao grupo eSocial (guia Funções) e a Outorgados (guia Empregadores/Outorgados), na tela Controle de Acesso.
Os campos Filial e Empregador permitem filtrar a consulta dos eventos, sendo que por padrão ambos exibem a opção de filtrar tudo.
Para verificar como é feita a geração dos Eventos Iniciais nas soluções Senior, verifique as documentações relacionadas abaixo:
- Gestão de Pessoas | HCM - Leiautes de Tabelas/Eventos Iniciais
- Gestão Empresarial | ERP - eSocial (F669ESO)
- Gestão de Transportes | TMS - Eventos Iniciais e Tabelas
Observação
O eDocs não suporta o evento S-8299, pois este evento foi criado para possibilitar a baixa da CTPS Digital pela Justiça do Trabalho em empresas revéis. Ou seja, esse evento não será transmitido pelas empresas e não pertence a nenhuma das categorias de eventos Iniciais, Periódicos e Não Periódicos.
Apresenta todos os documentos correspondentes aos Eventos Iniciais do eSocial que foram recebidos do Gestão de Pessoas | HCM. São exibidas as seguintes colunas e as respectivas informações das emissões integradas no eDocs:
Ret.
Indica se o retorno da situação do documento foi enviado para o sistema Gestão de Pessoas:
Não retornado: o retorno ainda não foi enviado ao emissor.
Retornado: o retorno foi enviado ao emissor.
Erro retorno: ocorreu erro no retorno ao ERP, ou seja, o eDocs enviou o retorno mas o Gestão de Pessoas retornou uma mensagem de erro.
Desativado: o retorno ao ERP está desativado.
Observação
O envio do retorno ao emissor depende das parametrizações realizadas na empresa ou filial. Para detalhes, verifique a Ajuda destas telas.
Sit. e Situação
Ícone e descrição da situação do documento. Os seguintes status podem ser exibidos:
Recebido: o documento foi recebido pelo eDocs.
Enviado
Autorizado: o documento foi autorizado pela SERPRO.
Rejeitado: o documento foi rejeitado pela SERPRO.
Observação
Desde a recepção do documento do emissor até sua autorização pelo SERPRO, o documento pode passar por diversas situações. A situação final de um documento deverá ser representada pela descrição Autorizado. Qualquer situação que não seja esta indica que o documento está em uma situação transitória e ainda sofrerá alterações até chegar à situação final.
Tipo Documento
Apresenta o leiaute do eSocial utilizado.
Código
Exibe o número do recibo retornado pelo ambiente do eSocial para o arquivo, mesma informação da tag <ProtocoloAutorizacao> do arquivo XML de retorno.
Versão
Apresenta qual a versão do evento correspondente.
Descrição
Exibe a descrição do evento.
Ação
Apresenta o tipo de ação vinculada ao evento, podendo ser Inclusão, Alteração e Exclusão.
Empregador
Apresenta o nome do empregador.
Validade inicial
Apresenta no formato de mm/AAAA qual a validade inicial do evento.
Validade final
Apresenta no formato de mm/AAAA qual a final do evento.
Data recepção
Indica a data e a hora de recepção dos eventos no SERPRO.
Origem
Exibe um identificador textual para identificar a origem do arquivo/evento. Dessa forma, é possível saber qual sistema corrigir um possível problema (essa situação ocorre quando o cliente possui vários software emissores ou bases separadas).
Protocolo
Apresenta o número de protocolo do evento.
Identificador
Identificação do arquivo XML do evento.
Botões
Atualizar
Recarrega as informações da tela com as informações do banco de dados. Além da opção de atualização manual é possível definir um intervalo de atualização. Para isso, basta clicar na seta de mais opções, onde serão exibidas duas opções. Ao marcar o campo Atualizar automaticamente é definido que a grade será atualizada automaticamente e é habilitado o campo A cada x segundo(s) onde é definido o intervalo de atualização, ou seja, o tempo que deve se passar até que a grade se atualize automaticamente. O intervalo mínimo é definido no campo Tempo mínimo de atualização automática das telas, da guia Avançado > Interface da tela Cadastro Geral, e o máximo é de 999 segundos. Quando a opção Atualizar automaticamente está ativa, o botão principal Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Possibilita filtrar os documentos de acordo com as colunas apresentadas na tabela desta tela.
Documento
Permite filtrar de acordo com o tipo de documento do Evento Inicial.
Retorno
Permite filtrar de acordo com o status do retorno, podendo ser Todos, Retornado, Não retornado, Desativado ou Erro retorno.
Código
o número do recibo retornado pelo ambiente do eSocial para o arquivo.
Situação
Permite filtrar de acordo com a situação do Evento Periódico, podendo ser Todos, Recebido, Enviado aguardando SERPRO, Rejeitado, Autorizado, Aguardando unificação, Aguardando autorização, Erro tratado.
Ação
Permite filtrar de acordo com a ação do evento, podendo ser Todos, Inclusão, Alteração ou Exclusão.
Identificador
Permite filtrar de acordo com a identificação do arquivo XML do Evento Inicial.
Validade inicial
Permite estipular um período inicial (mm/aaaa) e final (mm/aaaa) para filtragem pela validade inicial do Evento Inicial.
Validade final
Permite estipular um período inicial (mm/aaaa) e final (mm/aaaa) para filtragem pela validade final do Evento Inicial.
Data recepção
Permite filtrar de acordo com o período informado da data de recepção do Evento Inicial.
Remover Filtro
Remove todos os filtros que eventualmente foram configurados, passando a apresentar na tela todos os documentos, até a quantidade máxima permitida. Este botão possui também a opção Remover Ordenação, que permite a remoção de uma ordenação salva.
Eventos
Permite a visualização de todos os eventos registrados para os documentos eletrônicos. Cada mudança de status do documento gera um evento. Além dos eventos, são exibidas as informações referentes ao lote do documento.
XML
Permite a geração do arquivo XML do evento do eSocial selecionado e possui a opção Todos os documentos filtrados que realiza a geração de todos os documentos filtrados na tela. Somente usuários administradores do sistema podem utilizar este botão.
Nota
Ao clicar em Todos os documentos filtrados, o sistema consultará o parâmetro Quantidade máxima de arquivos para exportação (XML/PDF/CSV), disponível em Configurações > Gerais > Interface. Se a quantidade de documentos exceder o valor definido, o sistema não exportará os arquivos. Se "0" for informado, a quantidade de exportações será ilimitada.
Reconsultar lotes
Essa opção faz a reconsulta dos lotes filtrados na grade. O processo de reconsulta é realizado em segundo plano, somente para lotes com protocolo que possuam eventos rejeitados. Eventos não rejeitados não são alterados pela consulta.
Ressaltamos que esse processo não deve ser executado sem orientação do suporte Senior (somente deve ser executado em situação especifica e analisada pelo suporte). Pois caso existam muitos eventos rejeitados, pode ocorrer lentidão na reconsulta e impactar os envios.
Essa opção está disponível somente para usuários administradores e não possui permissão para delegar a outros usuários.
Reenviar Retorno
Permite que o eDocs reenvie o retorno do documento ao Gestão Empresarial | ERP. Este botão somente é habilitado quando a filial está com o retorno ativo (por Arquivo XML) e o evento não for um evento gerado pelo eDocs (unificado). O reenvio de retorno agrupado também considera os mesmos filtros para validar quais eventos devem ser marcados para o retorno.
Copiar Identificador
Copia para a área de transferência o identificador do documento eletrônico sem os espaços.
Esta guia contém as informações referentes às críticas que ocorrem quando a integração de um documento eletrônico não é possível.
No item Críticas de integração do campo E-mail rejeições, guia eSocial na tela de Configuração de Empresa, pode-se vincular um usuário e assim, toda vez que o eDocs gerar uma crítica de integração para um evento do eSocial será um enviado um e-mail com as informações dessa crítica para o endereço informado.
Nela estão disponíveis as seguintes colunas e as respectivas informações das críticas no eDocs:
#
Permite selecionar uma crítica de integração.
Data Registro
Data e hora do registro da crítica de integração no eDocs.
Tipo Documento
Leiaute do eSocial
Crítica
Detalhamento do motivo que causou a crítica de integração.
Botões
Atualizar
Botão que permite a atualização das críticas de integração exibidas.
Filtrar
Botão que permite filtrar as críticas de integração exibidas na tela.
Remover Filtro
Botão que permite remover os filtros das críticas de integração exibidas.
Marcar
Botão que permite marcar todas as críticas de integração exibidas na tela.
Desmarcar
Botão que permite desmarcar todas as críticas de integração exibidas na tela.
Excluir selecionadas
Botão que permite excluir todas as críticas de integração marcadas atualmente.
Excluir todas
Botão que permite excluir todas as críticas de integração referentes a este tipo de documento e tipo de operação.