Emissões DC-e
Este guia contém informações sobre as Declarações de Conteúdo Eletrônicas (DC-e) integradas pelo eDocs. Na parte superior da tela, há o campo Filial, onde você pode consultar uma filial usando o CNPJ, nome ou código, para verificar a situação dos documentos eletrônicos por unidade da empresa.
A seleção da opção Todas exibe a situação de todas as filiais cadastradas para a empresa ativa, além dos documentos integrados de uma filial que anteriormente possuía licença liberada e agora não mais (essa filial não aparece como item no combo). São exibidas apenas 200 filiais neste campo. Para localizar uma filial que não é exibida, basta informar o CNPJ, nome ou código. Ao acessar esta tela, as DC-es com data de emissão correspondente à data atual do sistema serão apresentadas automaticamente.
Ret.
Ícone que representa o status do retorno ao ERP. Atualmente, apenas o retorno via web service do eDocs está homologado. Com isso, apenas as situações "Não retornado" ou "Desativado" serão exibidas.
Imp.
Ícone que representa o status da impressão do DANFE. As seguintes condições podem ser exibidas:
- Impressão pendente. Indica que a impressão do DACE ainda não foi realizada. Este status é exibido quando o campo DACE automático em Configurações > Filial > DC-e > Impressão está configurado como "S - Sim"
- Impressão normal. Indica que a impressão do DACE foi realizada
- Impressão em contingência. Indica que o DACE foi impresso em contingência
- DACE não impresso. Indica que o DACE não foi impresso. Este status é exibido quando o campo DACE automático em Configuração > Filial > DC-e > Impressão está configurado como "N - Não"
- Falha. Indica uma falha na impressão da DC-e
- Preparado para impressão. Indica que a impressão foi gerada e aguarda a consulta pelo Print Service
Sit.
Ícone que representa a situação atual da DC-e. Os seguintes status podem ser exibidos:
- Autorizado o uso
- Cancelada
- Enviada à SEFAZ
- Recebida pelo ERP
- Rejeitada
- Validada
Situação
Descrição da situação da DC-e (Autorizado, Rejeitado, Recebido etc.).
Série
Série da DC-e.
Número
Número da DC-e.
Emissor
Nome do emissor.
Remetente
Nome do remetente.
Destinatário
Nome do destinatário.
Data Emissão
Data e hora de emissão do documento.
Total
Valor total da nota.
Estado de emissão
Estado em que a nota foi emitida.
Atualizar
Atualiza as informações na tela. Além da atualização manual, é possível definir um intervalo de atualização automática. Para isso, clique na seta de mais opções, onde duas configurações estarão disponíveis. Ao marcar Atualizar automaticamente, a grade será atualizada automaticamente e o campo A cada x segundo(s) será habilitado para definir o intervalo entre atualizações. O intervalo mínimo é definido em Tempo mínimo de atualização automática das telas na guia Avançado > Interface da tela Cadastro Geral, e o máximo é de 999 segundos. Quando a opção de Atualização automática está ativa, o botão Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Permite aplicar filtros para visualizar as DC-e integradas ao eDocs. As opções de filtro incluem:
- Número: filtra pelo número gerado do documento
- Situação: filtra por situação
- Série: filtra pela série da DC-e
- Retorno: filtra pelos tipos de retorno do evento
- Nome Emissor: filtra pelo nome do emissor
- Impressão: filtra pelo estado da impressão
- Nome Remetente: filtra pelo nome do remetente
- UF emissão: filtra pelo estado de emissão da nota
- Nome Destinatário: filtra pelo nome do destinatário
- Total: filtra pelo intervalo de valores da nota
- Data Emissão: filtra pelo intervalo de datas informado
Remover Filtro
Remove todos os filtros aplicados, exibindo todos os documentos até o limite permitido. Também possui a opção "Remover Ordenação", que remove qualquer ordenação salva.
Eventos
Exibe todos os eventos do sistema registrados para a DC-e selecionada.
Imprimir
Permite a impressão do DACE da DC-e selecionada. A opção Selecionar Impressora abre a tela de seleção de impressora. Para habilitar o botão, é necessário selecionar uma filial ou registro. Somente as impressoras configuradas e acessíveis ao usuário serão exibidas. Apenas as impressoras das filiais que tiverem a opção Ativar seleção de impressora configurada como "S - Sim" estarão disponíveis.
DACE
Gera o DACE da DC-e selecionada em formato .PDF. Para visualizar o arquivo, é necessário um leitor de .PDF instalado no computador. Existe também a opção "Todos os documentos filtrados", disponível com permissão, que gera um arquivo compactado com os .PDFs dos documentos selecionados que permitam impressão.
A geração de DACE segue o mesmo conceito da rotina de impressão. Caso os filtros de impressão estejam configurados, todas as regras e ações serão aplicadas igualmente à ação de impressão. Para mais detalhes sobre essa rotina, acesse a documentação de Impressão padrão (com filtros).
XML
Gera o arquivo .XML da DC-e selecionada. O botão oferece a opção "Todos os documentos filtrados", disponível mediante liberação de permissão em Configurações > Acessos. Com essa permissão, é possível baixar os arquivos .XMLs em lote dos documentos filtrados na grade.
Nota
Ao clicar em "Todos os documentos filtrados", o sistema verifica o parâmetro Quantidade máxima de arquivos para exportação (XML/PDF/CSV) em Configurações > Gerais > Avançado > Interface. Se o número de documentos exceder o valor definido, o sistema não exporta os arquivos. Caso o valor seja "0", a quantidade de exportações será ilimitada.
Consultar
Consulta o registro na SEFAZ.
Resumo por situação
Ao clicar neste botão, será exibido um resumo na guia de Emissão de DC-e, mostrando a quantidade e o percentual da situação de cada documento apresentado na grade. As informações variam de acordo com a opção selecionada no campo Situação, localizado no botão Filtrar.
Nota
- O cancelamento de DC-e não foi homologado devido a problemas no serviço da SEFAZ
- A opção de importar DC-e (Inicial > Importador) não está disponível
- A emissão em contingência não está disponível