Logs
Essa tela permite consultar os logs dos documentos eletrônicos.
Os logs que não tem um contexto de empresa (rotinas como inicialização do sistema, por exemplo) serão mostrados somente para os administradores do ambiente.
Observações
- Esta tela é acessível apenas para usuários administradores/administradores Cloud;
- Caso o log possua um XML que contenha mais de 400.000 (quatrocentos mil) caracteres, o arquivo ficará limitado a esta quantidade de caracteres na tela do sistema e para acessar mais informações, deverá ser consultado o arquivo de log para visualizar o XML completo;
- Por padrão, a tela apresenta os logs da última hora. Caso o usuário deseje buscar um log mais antigo, basta alterar os filtros;
- O filtro Somente logs de sistema não estará presente na aba SQL, pois esse tipo de log não possui contexto de empresa ou filial;
- A coluna Data não permite ordenação. O padrão de ordenação da tela é dos logs partindo da data atual para a mais antiga.
As definições para coleta do logs pelo eDocs são definidas na tela Configurações > Gerais > guia Log.
Na tela, a consulta dos logs pode ser feita utilizando filtros de empresa, filial e data que se aplicam para todas as grades. Outros filtros específicos estão disponíveis dentro de cada guia.
As informações são mostradas em três abas: Texto, SQL e XML.
As guias possuem recursos diferentes das telas comum do sistema. Selecionando um registro no grade, através das setas cima (↑) ou baixo (↓) do teclado é possível alternar entre o próximo registro ou anterior. Da mesma forma as setas esquerda (←) e direita (→) alternam para a próxima página ou anterior.
Além das setas, o botão Colunas permite selecionar quais colunas serão mostradas no grade. Essa configuração não é salva e será restaurada sempre que a tela for recarregada.
Já o botão Copiar faz uma cópia na forma de uma representação textual do registro selecionado para a área de transferência. Além desta função, este botão apresenta a opção Exportar log filtrado, disponibilizado nas três abas desta tela (Texto, SQL e XML). Sua funcionalidade permite realizar a exportação de todos os logs filtrados na grade. Quando selecionado, antes de iniciar o processamento em segundo plano para realizar a exportação, é apresentada uma mensagem de confirmação. A quantidade de logs filtrados pode influenciar no tempo total deste processo.
No campo Conteúdo é onde são mostradas as informações dos logs.
Mostra todos os logs de informações e erros do sistema. As informações podem ser filtradas por:
- Documento: NF-e, CT-e etc;
- Rotina: sistema, integração, envio, importação etc;
- Operação: cancelamento, emissão, inutilização etc;
- Tipo: todos, normal e erro;
- Data: data início e data final para pesquisa);
- Nível: todos, normal e detalhado;
- Mensagem: descrição da mensagem apresentada na coluna Mensagem;
- Chave do documento: este campo permite inserir uma ou mais chaves com o objetivo de encontrar documentos específicos de forma mais eficaz;
- Somente logs de sistema: quando está ativado, a busca será apenas por logs que não possuem contexto de empresa ou filial. Este campo sobrescreve qualquer filtro de empresa ou filial selecionados;
- Conteúdo: neste campo é possível consultar qualquer texto dentro do conteúdo dos logs;
- Thread
- Classe
- Usuário
Os registros são salvos de acordo com o parâmetro do menu Configurações > Gerais > Log > Nível do log.
Mostra os XMLs de envio/retorno dos documentos para a SEFAZ e salva os XMLs de entrada/saída dos web services. As informações podem ser filtradas por:
- Documento: NF-e, CT-e, etc;
- Conteúdo: envio de cancelamento, envio de inutilização, retorno do envio de lote de documento, etc;
- Operação: cancelamento, emissão, inutilização etc;
- Data: data início e data final para pesquisa;
- Nível: todos, normal e detalhado;
- Chave do documento este campo permite inserir uma ou mais chaves com o objetivo de encontrar documentos específicos de forma mais eficaz;
- Somente logs de sistema: quando está ativado, a busca será apenas por logs que não possuem contexto de empresa ou filial. Este campo sobrescreve qualquer filtro de empresa ou filial selecionados;
- Conteúdo: neste campo é possível consultar qualquer texto dentro do conteúdo dos logs;
- Thread
- Classe
Para que os registros de log sejam mostrados e armazenados, é necessário que o parâmetro Configurações > Gerais > Log > Habilitar coleta de XML esteja ativo.
Esse log é de nível mais técnico e mostra as informações de forma reduzida.
Para que os registros de log sejam mostrados e armazenados, é necessário que o parâmetro Configurações > Gerais > Log > Habilitar coleta de SQL esteja ativo. As informações podem ser filtradas por:
- Data inserindo uma data de início e uma data final;
- Conteúdo: neste campo é possível consultar qualquer texto dentro do conteúdo dos logs;
- Thread
- Classe
Veja também: