Conceito e coleta de Logs
1 - Logs – Conceito e captura
O eDocs concentra todos os logs dos documentos eletrônicos na tela Configuração > Log, disponível apenas para usuário administradores/administradores Cloud.
As definições para a coleta do logs pelo eDocs, como nível do log e tipo, devem ser definidas primeiramente na tela Configurações > Gerais > guia Log. Com base nessas definições o eDocs gera o nível do log de acordo com o selecionado, podendo ser Normal ou Detalhado, e o tipo de coleta, XML ou SQL.
Veja também:
Quando o eDocs estiver em uma versão inferior a 5.8.11.15, os logs não serão mostrados nesta tela.. Nesse caso, eles são armazenados no diretório de instalação no
servidor, na pasta Comum\Log. Exemplo: se o eDocs está instalado no
diretório C:\Senior\SDE (que é o diretório padrão da instalação), a pasta
onde os Logs estão armazenados é: C:\Senior\SDE\Comum\Log.
O eDocs possui cinco logs diferentes onde são registradas informações
sobre os processos efetuados pelas rotinas. Os logs são:
- Sde.log: é o principal log. É o log do serviço Documentos Eletrônicos que é instalado no Servidor. Este log armazena informações como, por exemplo, erros no envio de documentos eletrônicos para SEFAZ/Prefeitura, erros de retorno de documentos eletrônicos para o ERP, erros de recebimento de documentos eletrônicos, etc. Este Log deve ser sempre anexado nos chamados registrados para a Senior em caso de necessidade de avaliação de alguma situação no eDocs.
- Monitor.log: é o log do aplicativo Monitor. Neste log são registrados os erros e exceções ocorridas nas rotinas do Monitor. Exemplo: ao tentar visualizar um documento eletrônico no Monitor é exibida uma mensagem de erro na tela – este erro será registrado no log Monitor.log. Se um chamado for registrado para a Senior referente à problemas no Monitor, este Log deve ser encaminhado junto ao chamado.
- Configurador.log: é o Log do aplicativo Configurador. Neste Log são registradas informações sobre a realização dos processos presentes no Configurador e também informações sobre todo o processo de Instalação/Atualização. Caso seja necessário ser avaliada alguma questão referente à algum erro de instalação/atualização, deve ser encaminhado este Log para a Senior através de um chamado.
- PrintService.Log: é o Log do serviço Senior Documentos Eletrônicos PrintService. Neste log são registradas informações referente a execução das rotinas do serviço de impressão distribuída do eDocs, o PrintService. Se um chamado for registrado para a Senior referente à problemas de impressão automática/distribuída onde é utilizado o serviço PrintService, este log deve ser encaminhado junto ao chamado.
- Importador.Log: é o Log do aplicativo Importador. Neste log são registradas informações referente a execução das rotinas de importação de documentos eletrônicos. Se um chamado for registrado para a Senior referente à problemas de importação de documentos eletrônicos pelo aplicativo Importador, este log deve ser encaminhado junto ao chamado.
No momento da instalação é solicitado o nome da instância que o eDocs utilizará. Por padrão, sugerirá o diretório de instalação concatenado com o nome da instância. Desta forma, se o nome da instância for SDE, o eDocs irá sugere a instalação, por exemplo, no diretório C:\Senior\SDE\SDE, e os Logs, consequentemente, ficarão armazenados no diretório “C:\Senior\SDE\SDE\Comum\Log”.
Na imagem acima, é possível verificar a pasta onde estão armazenados os Logs. Destacado na imagem acima, está a coluna Data de modificação. Esta coluna está em destaque, pois, clicando no nome da coluna é possível ordenar os Logs armazenados por sua data de modificação, facilitando a definição de quais os Logs são os Logs mais atuais.
É possível observar na imagem acima, que existem Logs que possuem informações adicionais em seu nome. Exemplo: Sde.log_2015_04_10_07. Isso ocorre porque o eDocs altera o arquivo de Log a ser utilizado para armazenar as informações quando este arquivo atinge determinado tamanho. Esta troca ocorre de hora em hora, dependendo do tamanho do arquivo de Log já existente.
Ao efetuar a troca do arquivo de Log, o eDocs renomeia o arquivo de Log anterior, definindo o ano, o mês, e o dia de quando o Log foi criado, adicionado um número sequencial (no exemplo em questão é o número 07) ao final do nome do arquivo, indicando que é o 07º log do dia 10/04/2015 do log Sde.Log.
Neste caso, quando for solicitado o envio para a Senior dos Logs atuais do eDocs, deve ser efetuada a ordenação dos Logs pela Data de Modificação, enviando para a Senior cada um dos Logs atuais.
Se for solicitado Log de uma determinada data/hora, os Logs deverão ser ordenados pela Data de Modificação, procurando o Log utilizado na data/hora solicitada.
Quando um Log está sendo utilizado, não é possível movê-lo e nem compacta-lo. Neste caso, o Log deve ser copiado para outro local para então ser compactado e anexado ao chamado no 0800net.
Os Logs que estão sendo registrados atualmente pelo eDocs nunca terão o indicativo de data ao final do nome. Eles sempre possuirão somente seus nomes originais (Sde.Log, Monitor.Log, PrintService.Log, Configurador.Log).
1.1 - Alteração do nível de geração de Logs
Por padrão, os níveis de Log são definidos como Normal, que indica que o eDocs irá registrar nos Logs informações sobre os erros ocorridos nas rotinas e avisos padrões do sistema.
Em alguns momentos, para verificações específicas, é necessária a alteração do nível de Log. Para efetuar esta alteração, acesse o menu Configurações > Gerais > guia Log), alterando a opção Nível de log. Feito isto, o log será apresentado detalhadamente em todo o ambiente do eDocs. Caso seja utilizada mais de uma empresa no sistema, é possível alterar o nível de log apenas para a empresa selecionada através do caminho Configurações > Empresas > campos disponíveis na seção Log.
O nível de log mais utilizado para busca de informações mais detalhadas de processos executados pelo eDocs é o nível Detalhado. No entanto, a utilização do Log neste nível acarretará na criação de um arquivo de Log extremamente grande. Neste caso, é expressamente recomendável que este nível de Log seja utilizado apenas quando há necessidade de ser efetuada alguma verificação específica, sendo retornado ao nível de log Normal quando a verificação estiver terminada. No campo Tempo máximo de log para empresas (em dias) pode-se determinar a quantidade de dias que o sistema armazena os logs no modo detalhado e XML.
A ativação dos logs do PrintService e a definição de nível dos mesmo, são feitos no campo Nível de log, guia PrintService do Configurador.
1.2 - Dica – como saber qual é o diretório onde o eDocs está instalado?
Em algumas situações, quando não se tem certeza em qual diretório o eDocs está instalado, é necessário efetuar algumas verificações para descobrir onde o mesmo está instalado. Abaixo seguem três dicas para descobrir em qual diretório ele está instalado no Servidor.
Importante
É pré-requisito que, no mínimo, tenha-se conhecimento em qual servidor o eDocs está instalado.
- Verificar para qual diretório o atalho do Configurador no Menu Iniciar do Windows do Servidor está apontando. Basta digitar Configurador no menu iniciar do Windows, clicar com o botão direito e a opção Propriedades. Dependendo da versão do Windows utilizada, é possível encontrar o atalho diretamente no Menu Iniciar. Na tela Propriedades do Configurador, o diretório é exibido no campo Destino da guia Atalho, conforme imagem abaixo:
- Verificar em qual diretório o serviço Documentos Eletrônicos está instalado no servidor. Para isso, deve-se acessar o console de administração de serviços do servidor (services.msc) (Menu Iniciar > Executar > digitar services.msc), clicar com o botão direito no item Senior Documentos Eletrônicos e selecionar Propriedades. Na tela Propriedades do Senior Documentos Eletrônicos, o diretório é exibido no campo Caminho do executável da guia Geral.
- O diretório pode ser descoberto através da execução da atualização do sistema no servidor onde o mesmo está instalado. Para informações detalhadas sobre este processo, poderão ser verificadas as informações presentes no tópico Como verificar o caminho onde está instalada a instância do Documentos Eletrônicos? disponível no Manual de Instalação.
1.3 - Dica – disponibilização dos Logs para usuários e possibilidade de reinicio de serviços remotamente
Em diversos casos, é necessário que o usuário tenha acesso aos Logs (que são armazenados no servidor) para análise de alguma questão, ou para que sejam encaminhados através de um chamado para o Suporte da Senior. Da mesma forma, em várias situações é necessário que seja verificado se os serviços estão ativos, ou então, até mesmo, reiniciá-los.
Como, na maioria das situações, os usuários não possuem acesso ao servidor em que o eDocs está instalado, seguem duas dicas que podem ser seguidas para solucionar esta questão no ambiente de cada cliente:
- Verificação de estado e reinicialização de serviços: criar um atalho na máquina do usuário (geralmente o faturista) para acesso ao Configurador, pois dessa forma, sempre que for solicitado para que ele reinicie os serviços ou verifique o status dos mesmos (se estão iniciados ou parados), ele não precisará entrar em contato com um terceiro, por exemplo, para solicitar o acesso ao servidor para verificar estas informações. O executável do Configurador possui o nome de Senior.SapiensNfe.Configurador.exe e está armazenado na pasta Configurador no diretório de instalação no servidor. Exemplo: C:\Senior\SDE\Configurador\Senior.SapiensNfe.Configurador.exe.
- Compartilhamento da pasta de Logs do eDocs: compartilhar a pasta de logs, e também criar um atalho na máquina dos usuários que utilizam o eDocs. Com isso os usuários que precisam verificar os Logs ou encaminhá-los para Senior para análise, podem efetuar estes procedimentos sem necessidade de intervenção de uma terceira pessoa. Para informações sobre o diretório em que o eDocs armazena o tópico anterior deste guia.
As parametrizações necessárias para compartilhamento de pastas/diretórios na rede, bem como criação de atalhos nos computadores dos usuários do sistema são de responsabilidade dos responsáveis pela infraestrutura do cliente.