Salário e contas bancárias - Gestão de Departamento Pessoal
A gestão de salários permite simular e aplicar reajustes na remuneração dos empregados, ajustando seus históricos às tabelas salariais ou à tabela de cargos. Dependendo das definições feitas pela organização, o processo de administração de salários pode ser realizado por uma tabela salarial ou pelo histórico salarial.
O histórico de contas bancárias reúne os dados de contas do colaborador, para as quais são efetuados os pagamentos de remuneração e das pensões judiciais.
O sistema permite também informar os percentuais de adicionais salariais devidos para os colaboradores, de acordo com as atividades que desempenham na empresa. Para este cálculo são considerados o fator do tempo de serviço e a aposentadoria especial de direito.
Informar salário e contas durante a admissão
Enquanto estiver adicionando o colaborador no sistema, clique na guia Salário:
- Se o colaborador estiver vinculado a uma tabela da classe salarial e de faixas salariais, o sistema vai buscar as informações de remuneração dessa tabela.
- Caso contrário, você precisará definir o valor diretamente na tela.
Clique na guia Financeiro. Nela, você precisa fornecer os dados para viabilizar o pagamento dos valores para o colaborador, tais como:
- Periodicidade do pagamento (mensal, quinzenal ou semanal)
- Meio de pagamento (cheque, dinheiro, entre outras opções)
- Condições para recebimento do décimo terceiro e adiantamento de salário
- Dados bancários para o pagamento
- É possível manter os dados bancários em forma de histórico ou usar o cadastro simplificado (mantendo apenas os dados mais atuais).
O uso do histórico depende do assinalamento Histórico Contas Bancárias, que é configurado na tela de cadastro de empresas do módulo Administração de Pessoal (versão 6).
- É possível manter os dados bancários em forma de histórico ou usar o cadastro simplificado (mantendo apenas os dados mais atuais).
- Dados relacionados à contribuição para o FGTS
Alterar o salário de um colaborador
- Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
- Acesse a guia Salário e clique em Alterar salário para cadastrar as novas informações salariais.
Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de salários do colaborador. - Forneça a data de início do novo histórico e selecione os demais dados, como o motivo da alteração, a tabela salarial e classe salarial.
- Por fim, insira os valores do novo salário e clique em Salvar.
Ao preencher esses dados, o sistema mostra o percentual de reajuste aplicado em relação ao salário atual.
Para alterar o salário do colaborador:
- todas as informações salariais fornecidas (tipo, tabela, classe, faixa e valores) precisam ser compatíveis com o posto de trabalho
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado
Para excluir o salário do colaborador:
- o colaborador não pode ter um salário com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
- o salário a ser excluído não pode ser o inicial (registrado na admissão do colaborador)
- as informações relacionadas ao salário anterior precisam continuar vinculadas à tabela, classe, faixa e tipo de salário em que o colaborador está alocado
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado
Incluir um histórico de conta bancária
- Para indicar um histórico de conta bancária acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos eventuais.
- Na guia Contas bancárias, clique no botão Adicionar e altere as informações referentes ao novo histórico.
Observação
O histórico de contas bancárias estará habilitado somente se o assinalamento Histórico Contas Bancárias estiver indicado como S - Sim, na tela de cadastro de empresas (FR030EMP) do módulo Administração de Pessoal (on-premise).
Caso contrário, será permitido manter somente os dados bancários da conta mais recente.
Incluir um adicional de salário
- Acesse Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e selecione Históricos eventuais.
- Clique na guia Adicionais para começar o cadastro. Esta guia também mostra todos os históricos de adicionais que o colaborador já possui, quando houver.
- Ao incluir o registro de um adicional, preencha a Data de início do histórico e a Competência de término (mm/aaaa) de término.
A competência determina quando serão encerrados os históricos de adicionais informados (considerando o último dia do mês na busca do adicional válido). A competência não pode ser fechada no mesmo mês de inclusão do histórico.
Exemplo 1:
- Data de início: 01/03/2018
- Competência de término: 05/2019
Estas são datas válidas, e a data de término do histórico será 31/05/2019.
Exemplo 2:
- Data de início: 01/03/2018
- Competência de término: 03/2018
Estas são datas inválidas, pois a competência de término está no mesmo mês da data de início.
- Obrigatoriamente deve ser informado pelo menos um destes dados: percentual de insalubridade, periculosidade ou fator pelo tempo de serviço. Você pode informar um percentual de insalubridade ou de periculosidade, nunca ambos em um mesmo histórico.
- Informe o fator de tempo de serviço, que é usado para fazer a conversão do período trabalhado pelo colaborador e usá-lo no cálculo do tempo de serviço para aposentadoria.
- Defina também se o colaborador tem direito à aposentadoria especial e, caso positivo, selecione a quantidade de anos devidos.

English
Español


