15/02/2019 | NFSe - Senior Sistemas participa do projeto nacional da NFSe

O que é NFSe?

É um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela Receita Federal do Brasil ou pela prefeitura municipal, para registrar e documentar as operações de prestação de serviços.

Junto a Receita Federal do Brasil (RFB), em parceria com o Sebrae, Serpro, Abrasf, CFC, CNM, MDIC e mais de 60 entidades representativas dos prestadores de serviço, a Senior Sistemas participará dos testes dos produtos da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) de padrão nacional, além de compor um dos Grupos Técnicos de especificação.

De 18 a 22 de fevereiro, a Senior estará no primeiro evento de testes do Projeto Nacional da NFSe, que será realizado em Belo Horizonte/MG. No Ministério da Fazenda será feita a apresentação do projeto e no SERPRO serão realizados os testes presenciais de emissão e cancelamento da NFSe em ambiente de homologação.

Motivação e objetivos da NFSe

Coexistem potencialmente cerca de 5.570 legislações e tipos de Notas Fiscais de Serviços diferentes, uma para cada município do país. As empresas enfrentam o grande desafio de conhecer e adimplir esse número expressivo de obrigações acessórias distintas.

O projeto nacional da NFSe visa regulamentar um padrão nacional para emissão desse documento, além da construção de um repositório para controle das NFSe expedidas e a disponibilização de um emissor de nota público, incluindo uma versão mobile, nos termos do protocolo de cooperação assinado no âmbito do ENAT.

O resultado da implantação desse projeto, será o aumento da competitividade das empresas brasileiras pela racionalização das obrigações acessórias (redução do custo-Brasil), o que, inclusive, fomentará novos investimentos. Além disso, o projeto beneficia as administrações tributárias, padronizando e melhorando a qualidade das informações, racionalizando os custos governamentais e gerando maior eficiência na atividade fiscal.

Leia também:

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Documentos Eletrônicos

Este artigo ajudou você?