TMS Embarcador | Senior GKO Frete - Manual do Usuário > Integrações > Integração com ERP Senior

Integração TMS Embarcador | Senior GKO Frete com ERP (Gestão Empresarial | ERP) Senior

Informamos que esta integração se encontra em fase piloto e ainda não está disponível para todos os clientes do TMS Embarcador | Senior GKO Frete

A integração entre o TMS Embarcador | Senior GKO Frete e o ERP (Gestão Empresarial | ERP) Senior foi desenvolvida com o objetivo de automatizar o envio e recebimento de dados logísticos e fiscais entre as plataformas. Essa integração nativa permite que notas fiscais, faturas e informações como vendedores, parceiros comerciais, romaneios e materiais sejam transmitidas de forma estruturada e segura, otimizando os processos operacionais e reduzindo erros manuais.

Fluxo do processo

A integração entre o TMS Embarcador | Senior GKO Frete e o ERP (Gestão Empresarial | ERP) Senior segue o seguinte fluxo:

  1. O ERP envia os dados, via JSON, para o Monitor GKO.
  2. O Monitor converte o JSON original em JSON convertido.
  3. O JSON convertido é enviado via API para o GKO Frete.
  4. O status do documento é atualizado conforme o processamento.

Pré-requisitos

Parametrizações Iniciais

Parametrizações de Infraestrutura

A equipe de infraestrutura do GKO Frete é a responsável por realizar a configuração dos serviços necessários para garantir a comunicação com o ERP Senior. É necessário realizar uma solicitação ao suporte GKO, para que ela seja encaminhada ao time de infraestrutura, realizando assim as configurações iniciais para prosseguir.

Configuração no GKO Frete (P0033)

A configuração de identificação do Parceiro Comercial deverá ser parametrizada como ‘Código’ TPIDENTIFICACAOEMPRESA. Esta parametrização se faz necessária, pois a chave de identificação do Parceiro Comercial foi definida como o CNPJ, tendo em mente que o ERP não realiza o controle de códigos dentro do produto.

Configuração no ERP (Gestão Empresarial | ERP)

As instruções de configuração no ERP Senior podem ser encontradas na documentação relacionada, disponibilizada neste link.

Configurações de Integração no GKO Frete

Para que o GKO Frete receba os elementos de integração, é necessário parametrizar as configurações de API Passiva em Ferramentas > Integrador > Integração API-Passivo (P-592).

Os elementos disponíveis serão integrados conforme ordem apresentada abaixo. Cada item deverá ser configurado conforme os parâmetros apresentados.

Permissões de Integração

Com todas as integrações já cadastradas e ativas, você pode seguir para a configuração das permissões de uso de cada integração. As permissões são aplicadas no grupo do usuário e não no usuário em si. Caso ainda não exista, será necessário criar um Grupo de Usuários (P0063), e associar o usuário que será utilizado na configuração de acesso à API no ERP. Com o respectivo usuário adicionado ao grupo de usuários, você deve efetuar a configuração dos Privilégios de Acesso (P0065) para o grupo. Na tela de configurações de privilégios, localize Aplicação GKO FRETE RX (GF-RX) > Integrações, e selecione as integrações que o grupo de usuário terá permissão de realizar. As opções disponíveis referentes a integração com o ERP são:

Características da Integração

Conversão de dados

A integração entre o GKO Frete e o ERP Senior possui como característica uma conversão dos dados enviados. O ERP exporta os dados no formato que chamamos de JSON Original. Para que as informações possam ser integradas com sucesso no GKO Frete, os dados passsam pelo Monitor GKO, que é o responsável por converter o JSON Original em JSON Convertido. Esse formato então é recebido pela API do GKO Frete, que extrai do JSON Convertido os dados para gerar o XML que será salvo no sistema GKO Frete.

Os elementos disponíveis para a integração são: Vendedor, Cliente (Parceiro Comercial), Romaneio, Itens (Material), e Nota Fiscal.

Abaixo, estão mapeados os nomes e características dos respectivos formatos de dados na integração. Atente-se à nomenclatura de cada campo, pois podem existir diferenças sutis entre as versões JSON e XML.

Modelo de Integração de Nota Fiscal

Nos tópicos abaixo você encontra os modelos de notas fiscais compatíveis com a integração, bem como o detalhamento de preenchimento dos campos.

Notas Fiscais de Venda

ENTRADA/SAÍDA TIPO FRETE EMITENTE DESTINATÁRIO RESP.FRETE
2 - SAIDA 1-CIF COMPANHIA A –TIPO 1 CLIENTE B – TIPO 2

(Vem vazio) >> Será preenchido com

COMPANHIA A–TIPO 1

2 - SAIDA 2-FOB COMPANHIA A –TIPO 1 CLIENTE B – TIPO 2 CLIENTE B – TIPO 2

Notas Fiscais de Transferência

Para que o ERP possa integrar as Notas de Transferência, foi criada uma configuração no sistema GKO, que permite que o Serviço identifique as notas fiscais enviadas pelo tipo. Dessa forma, o próprio Serviço se encarrega de fazer as trocas no momento do cadastro na Nota Fiscal dentro do GKO Frete.

Acessando o menu de Configurações do Sistema (P0033) e selecionando Nota Fiscal > Atribuições > Tipo DNE de transferência Integração ERP, você tem acesso a uma listagem de itens.

Cada item marcado na lista será identificado pelo serviço, que efetuará a troca automática dos valores recebidos na requisição enviada pelo Monitor GKO.

ENTRADA/SAÍDA TIPO FRETE EMITENTE DESTINATÁRIO RESP.FRETE
1-ENTRADA 2-FOB COMPANHIA A –TIPO 1 COMPANHIA B – TIPO 2

(Vem vazio) >> preencherá

O CNPJ DA COMPANHIA B – TIPO 1

2 - SAIDA 1-CIF COMPANHIA A – TIPO 1 CLIENTE B – TIPO 2

(Vem vazio) >> preencherá

COMPANHIA A – TIPO 1

Notas Fiscais de Compra

ENTRADA/SAÍDA TIPO FRETE EMITENTE DESTINATÁRIO RESP.FRETE
1-ENTRADA 2-FOB FORNECEDOR – TIPO 3 COMPANHIA A – TIPO 1

(Vem vazio) >> preencherá

COMPANHIA A – TIPO 1

ENTRADA (Não implantado) CIF COMPANHIA A – TIPO 1 FORNECEDOR – TIPO 3 FORNECEDOR – TIPO 3

Este artigo ajudou você?