Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Rateio de Mão de Obra

Rateio de Mão de Obra

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

As horas apuradas poderão ser rateadas pelo local ou centro de custo onde cada colaborador efetua seus serviços.

O rateio tem por objetivo efetuar a divisão de custos para as respectivas áreas da empresa. A orientação é efetuar uma marcação com o respectivo rateio a ser considerado na apuração quando houver uma necessidade de trocar/alterar o rateio padrão.

O rateio é realizado através do assinalamento dos centros de custo ou dos locais de trabalho, conforme definido na empresa, associando-os a um relógio e/ou função. Assim, cada código de rateio faz a ligação de um relógio e/ou função com um centro de custo ou local.

Quando um colaborador sai de seu local de trabalho ou troca de centro de custo temporariamente, realiza uma marcação indicando esta troca. Desta forma é possível ao Controle de Ponto e Refeitório separar as horas entre cada local ou centro de custo, sendo possível inclusive, controlar o tempo de deslocamento.

Após o cálculo da apuração, o usuário poderá e também consultar as horas rateadas na tela de acertos e emitir os relatórios respectivos.

Nota

Há uma limitação quanto ao cálculo de tolerâncias de entrada/saída e faltas na refeição (informadas no cadastro do horário, na guia de Tolerâncias). Essas tolerâncias são válidas para horários do tipo Móvel,  as mesmas são ignoradas quando tem rateio.

É recomendável o horário tipo 1 - Rígido quando as horas forem rateadas. Para os demais tipos de horário não está disponível o rateio nas marcações. Desta maneira, o rateio é calculado conforme históricos/programações do colaborador.

Para habilitar a rotina de Rateio de Horas no Controle de Ponto e Refeitório são necessários os seguintes procedimentos:

Notas

Ao trabalhar com rateio por marcações, se faz necessário definir coletores diferenciados para cada local ou centro de custo (de acordo com o rateio utilizado). Essa definição se faz necessária porque o rateio será calculado conforme a marcação realizada pelo colaborador, buscando o coletor/função no local ou centro de custo em que ele está parametrizado. Caso haja mais de um rateio configurado com o coletor, o sistema vai utilizar o primeiro que encontrar durante a busca.

Quando não for utilizado o rateio por marcações, não é necessário configurar coletor/função nos locais ou centros de custo, pois as horas serão geradas no rateio padrão do colaborador.

O rateio é válido para o Cálculo de Apuração, Cálculo de Integração e para emissão de relatórios desenvolvidos através do Gerador de Apuração e Gerais (Integração).

Este artigo ajudou você?