Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Tipo de Verba 52-Reflexo no 13º

Deve ser observado que apesar de um pedido estar indicado como base para o cálculo do Reflexo no 13º, o pedido detalhado pode indicar que este não deve compor a base (R104PCD.Ref13s).

Cálculo

Os reflexos não permitirão ter indicação de base, visto que a indicação dos outros pedidos para o reflexo já é sua composição de base.

Para os mesmos pedidos que considerou na composição da base, se forem do tipo de verba 4-Hora Extra, 2-Insalubridade, 3-Periculosidade ou 5-Adicional Noturno, deve somar suas referências entre si e apresentar como referência para o Reflexo no 13º. que está calculando.

Quando o pedido que gerou o reflexo for dos Tipos de Verba 2-Insalubridade, 3-Periculosidade, 4-Hora Extra ou 5-Adicional Noturno

Composição da base de cálculo: a base será a mesma do pedido que gerou o reflexo, válido na competência em que o reflexo está sendo calculado.
Apuração do total de horas do período: Soma o campo "Referência" (RefPed) do pedido que deu origem ao reflexo dentro do período aquisitivo. Obs: O total de horas varia conforme o campo Considera Reflexo DSR na tela de cadastro do pedido. Se o campo estiver como "S", as horas de reflexo DSR serão consideradas na soma do total de horas.
Apuração da média de horas = Total de horas do período / 12.
Valor Hora = Base de cálculo / Carga horária do reclamante *  % Acréscimo Hora (hora extra, adicional noturno, insalubridade ou periculosidade).
O Valor do Reflexo será a Média de horas * Valor da hora.

Quando o pedido que gerou o reflexo for do Tipo de Verba 1-Salário:

Composição da base de cálculo: busca o salário vigente na competência em que o reflexo de férias está sendo calculado.

Verifica a quantidade de avos de direito do período. Por exemplo, se considerar que o reclamante tem o período completo, os avos de direito são 12. Se o reclamante foi admitido no mês de março, teria somente 10 avos de direito. Neste caso, deve-se fazer o cálculo de projeção de 1 avo de aviso prévio no mês de desligamento: verificar a data de admissão e projetar os dias de aviso prévio sobre essa data, se a nova data for no mês seguinte, verificar se é depois do dia 15 do mês, deve projetar 1 avo de férias.

O Valor do Reflexo será o Valor da base de cálculo / 12 * Avos de direito.

Quando o pedido que gerou o reflexo for de outros Tipos de Verba

Composição da base de cálculo, considerando os valores dos pedidos que estejam indicados como base de cálculo e verificando se realmente devem compor base, conforme definição do pedido detalhado (R104PCD.RefFer). Observar que devem ser considerados todos os pedidos calculados durante o período aquisitivo. Se estiver indicado que o pedido de reflexo de férias considera reflexo de DSR, aplica o percentual de DSR sobre o valor da base de cálculo.
Valor do Reflexo = Base de cálculo / 12.
 

Alguns campos do registro de resultado do Cálculo (R104RES)

RefPed (Referência) - Média de Horas (para pedidos de origem com tipos de verba 2, 3, 4, 5)
- Zero (para pedidos de origem do tipo 1-Salário e demais tipos)
VlrBas (Valor Base) Valor Hora + % (para pedidos de origem do tipo 4-Hora Extra)
- % do adicional sobre o Valor Hora (para pedidos de origem com tipos de verba 2, 3, 5)
- Zero (para pedidos de origem de tipos 1-Salário e para outros pedidos)
BasCal (Base de Cálculo) - Valor apurado na composição da base
RefCal (Outras Referências) - Quantidade de avos de direito.

Após o cálculo padrão do pedido, este será submetido a sua regra, para que seja possível interferir nos valores calculados pelo sistema.

Por último, irá apurar o valor da correção monetária e dos Juros.

Este artigo ajudou você?