Gestão de Incidentes do Ponto
Por incidente de ponto, é possível compreender como a ocorrência de um descumprimento de alguma cláusula da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) relacionada à jornada de trabalho do colaborador.
A gestão de incidentes do ponto tem objetivo de oferecer à empresa uma ação efetiva sobre estes descumprimentos, proporcionando o seu controle eficaz e aplicação de penalidades. Isto atende a uma das maiores preocupações das organizações, que é realizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores, com o intuito de evitar os incidentes que geram passivo trabalhista.
Assim, essa solução automatizada desonera o trabalho da área de recursos humanos, pois é o gestor quem aplica uma sequência de penalidades pré-definidas, possibilitando o ajuste de conduta dos colaboradores que não cumprem a jornada de trabalho de forma adequada.
Destacam-se também:
- Possibilidade do gestor e área de recursos humanos acompanharem os incidentes do ponto dos colaboradores e realizar a aplicação das penalidades conforme regras pré-definidas pela empresa;
- Visão gerencial do processo, permitindo a apresentação sintetizada das informações para os recursos humanos;
- Prevenção contra incidentes do ponto;
- Possibilidade de ajuste de conduta do colaborador, por meio de aplicação de penalidades, como advertência e suspensão;
- Registro no sistema com objetivo de monitorar e avaliar os incidentes de ponto para cada colaborador.
Fluxo do Processo