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Situações

O conceito de situações refere-se às circunstâncias nas quais os colaboradores se encontram durante a vida laboral. Quando uma situação é lançada, ela gera um histórico para o empregado. As situações podem ser de trabalho (ativo, afastado, férias, desligado, entre outras) e de controle de jornada (faltas, trabalhando, extras, entre outras). Quando o Administração de Pessoal está integrado com o módulo de Controle de Ponto, as situações de controle de jornada apuradas no ponto são integradas à folha de pagamento e convertidas em eventos de pagamento ou desconto.

Cadastro da situação

O Gestão de Pessoas | HCM possui um modelo padrão de tabela de situações, cada uma com um código atribuído e alinhadas com as ocorrências tratadas pelo Administração de Pessoal. Este modelo atende às necessidades da maioria das empresas, mas, se for preciso, o sistema permite a inclusão de novas situações ou alteração das existentes. As situações são cadastradas sempre em pares, com um código para situação diurna e outro para noturna.

Neste sentido, o primeiro passo é verificar se as situações pré-definidas atendem ao que a empresa precisa. Para isso, identifique quais situações ocorrem na empresa e entenda seus aspectos legais e como cada uma deve ser tratada.

Também considere que, no sistema, o cadastro da situação pertence às tabelas gerais e não está subordinado a nenhum cadastro de empresa. Isso significa que os cadastros de situações devem ser feitos levando em conta que estes serão compartilhados por todas as empresas.

Caso identifique a necessidade de cadastrar ou alterar situações, proceda da seguinte forma:

  1. Acesse Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT) e:

    Clique em Novo Cadastro para criar uma nova situação; ou
    Clique em Duplicar para duplicar uma situação existente e altere-a conforme usa necessidade; ou
    Selecione uma situação existente e altere-a conforme sua necessidade.
  2. Seja um novo cadastro ou uma duplicação de situação, atribua um código à ela. O código pode ser sequencial ou aleatório e deve ser associado a uma descrição que dê um título para a situação. Isso identificará os históricos cadastrados para o colaborador e em relatórios das rotinas relacionadas.
  3. Na guia Cadastro, faça as definições que devem orientar o sistema em relação a cálculos como folha de pagamento, direito de férias, 13º salário, rescisões, vale transporte e RAIS.
  4. No campo Tipo de Situação, defina a forma como o sistema realiza os devidos cálculos para o empregado vinculado a este código. Aqui é classificado o cadastro de situação, conforme definido na tabela interna de tipos de situações.

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