Calcular Orçamento - Cenário
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Através deste item, é possível efetuar o cálculo do orçamento por cenário, buscando as informações conforme definições feitas nos itens anteriores.
O cálculo do orçamento por cenário não utiliza nos seus processos o conceito de transações, ou seja, as informações são gravadas direto na base a medida em que o cálculo é processado. Quando acontecer algum erro durante o cálculo, é recomendável que seja recalculado o orçamento.
No cálculo do orçamento por Local ou por Centro de Custo, caso o usuário utilize abrangência de filial (botão Seleção), poderão ser calculados dois ou mais orçamentos simultaneamente, desde que os cálculos sejam feitos para filiais diferentes.
- Quando o cenário estiver definido para calcular por centro de custo, o sistema irá verificar a filial na tela Empresas/Centro de Custo, campo Filial Orçamento.
- Quando o cenário estiver definido para calcular por local, o sistema irá verificar a filial no campo Nível Filial da Estrutura de Organograma (Tabelas/Organogramas/Estruturas).
No cálculo do orçamento por Posto de Trabalho, poderão ser calculados dois ou mais orçamentos simultaneamente, desde que os cálculos sejam feitos para postos de trabalho diferentes.
As informações geradas a partir desta tela serão consideradas para o cálculo do orçamento por Cenário. Esta tela somente será apresentada quando a empresa utilizar orçamento individual com cenário (QL: Empresas\Empresas, pasta Cadastro, campo Orçamento Individual = 'C').
O Orçamento/Cálculo por Cenário, quando definido por Local ou Centro de Custo, poderá ser utilizado por Tipo de Vaga, onde poderá ser orçado pagamento de terceiros ou parceiros, sendo que, nos casos onde estes colaboradores não tiverem um histórico salarial, deve-se buscar o salário através de regras.
O cálculo do orçamento por cenário irá considerar o histórico de filial do colaborador. Serão considerados colaboradores transferidos de empresa, filial, cargo, centro de custo. Serão considerados no cálculo do orçamento colaboradores que sofreram movimentações coletivas: admissões, demissões, promoções, transferências.
No cálculo do orçamento por cenário, para cenários definidos por Local ou por Centro de Custo, irá considerar todos os colaboradores cadastrados na tabela R195FUN (tabela de colaboradores para o cálculo do orçamento) que possuírem históricos de cargo, local ou centro de custo(dependendo da configuração da empresa) e quando a empresa não utiliza tipo de vaga verifica se o colaborador tem histórico salarial e traz somente os colaboradores empregados(TipCol = 1) e quando utiliza tipo de vaga verifica também se o colaborador tem histórico de vínculo.
No cálculo do orçamento por cenário, para cenários definidos por Posto de Trabalho, irá considerar todos os colaboradores cadastrados na tabela R195FUN (tabela de colaboradores para o cálculo do orçamento) que possuírem históricos de posto de trabalho.
O colaborador passará a calcular a partir da data de admissão. A provisão de
férias e a provisão de 13º salário serão calculadas somente a partir dessa data,
considerando que o colaborador terá direito aos avos de férias e 13º salário a
partir da data de admissão.
Para cálculo do ajuste de férias e ajuste de 13º salário, serão considerados
somente os avos da data de admissão até a data do reajuste salarial.
Estarão disponíveis para regras as tabelas R034FUN e R195FUN.
O cálculo do orçamento por cenário irá considerar os percentuais conforme definição do cadastro do cenário, ou seja, caso estiver parametrizado que as definições serão por cenário (no cadastro de cenário, campo Definição por Cenário = 'S'), todas as tabelas de percentuais (Orçamento\Cenário\Definições\Percentuais\...), de dias trabalhados (Orçamento\Cenário\Definições\Dias Trabalhados\...) e salários não tabelados (Orçamento\Cenário\Definições\Salários não Tabelados\...) utilizadas no cálculo do orçamento serão por cenário ativo.
Observar que quando o cenário estiver configurado para não utilizar definições por cenário (Definição por Cenário = 'N') e forem cadastrados percentuais em diversas tabelas (por empresa, por filial, sindicato, local, local/cargo, centro de custo ou centro de custo/cargo, posto de trabalho), e depois alterar o cadastro do cenário para utilizar definições por cenário (Definição por Cenário = 'S') deverá cadastrar novamente os percentuais por cenário, pois senão o cálculo irá buscar os percentuais, dias trabalhados por cenário e não irá encontrar.
O cálculo do orçamento por cenário permite trabalhar com a natureza de despesa opcional nas tabelas definições de percentuais(Orçamento\Cenário\Definições\Percentuais\...) e de dias trabalhados(Orçamento\Cenário\Definições\Dias Trabalhados\...), sendo que, primeiro busca a informação considerando a natureza de despesa do cargo, e se não encontrar, busca percentuais e dias trabalhados com natureza de despesa igual a zero (NatDes = 0).
Para o cálculo do orçamento utilizando cenários definidos por Posto de Trabalho, será considerada a natureza de despesa definida na característica de posto de trabalho do colaborador. Caso não encontre, será considerada a natureza de despesa do cargo.
Exceção de
Situações
No cadastro de Itens de Orçamento, na pasta
Exceção Situação, é possível
informar situações de afastamento que não serão calculadas para o item
selecionado, de acordo com o período de afastamento de cada colaborador.
Como padrão serão calculados todos os colaboradores, independentes de estarem
afastados. E se desejar definir que os itens não devem ser calculados para
determinadas situações de afastamento, estas situações de afastamento devem ser
informadas na pasta Exceção Situação(cadastro do itens de orçamento).
Portanto, o item não será calculado caso o colaborador esteja afastado em uma
situação de afastamento que esteja definida na pasta exceções de situações do
cadastro do item.
Quando
utilizar Cargo da Vaga
(QL: Diversos\Assinalamentos, campo Cargo Vaga = 'S' restrito ao cálculo do orçamento por Local ou C.Custo). Sempre irá calcular e gravar os valores do
colaborador conforme o cargo dele na competência que estiver calculando. A
quantidade de colaboradores(R185QTL ou R185QTC) e a variação do quadro de vagas
(R185VLO ou R185VCC) sempre serão calculadas/gravadas conforme o cargo da vaga
do colaborador, visto que estas tabelas devem refletir a posição do quadro de
vagas e o quadro de vagas sempre será definido pelo cargo da vaga.
- Ao calcular o orçamento sempre será considerado o cargo do colaborador e não o cargo da vaga, ou seja, todos os valores serão apresentados (na tela de manutenção e relatórios) para o cargo onde o colaborador está trabalhando.
- Ao verificar a variação do quadro, quando o orçamento identificar que não existe previsto e nem efetivo para um determinado Cargo(X) irá excluir os valores calculados para os colaboradores que estiverem com o Cargo da Vaga igual a este Cargo(X). Não serão excluídos os valores do colaborador que está com o Cargo(X) mas, ocupando o Cargo da Vaga(Y).
Quando for calcular os valores com abrangência de Local/C.Custo e Cargo e utilizar Cargo da Vaga poderá acontecer de estar calculando um cargo que não tem previsto e ao tentar excluir os valores calculados para os colaboradores ocupantes da vaga, esses colaboradores podem não ter sido calculados, por causa da abrangência e, calculados posteriormente, ficando assim com inconsistências. Por isso, quando utilizar o cargo da vaga, é sugerido que o cálculo seja efetuado para todos os Locais/C.Custos e Cargos, sem abrangências, ou seja, um cálculo geral.
Caso, ao efetuar o cálculo do orçamento por cenário e, não forem gerados valores devem ser verificados os seguintes itens:
- Verificar se a geração do cenário calculado foi efetuada, consultando os históricos do cenário e quadro previsto do cenário para a competência calculada.
- Quando utiliza Tipo de Vaga: verificar se o tipo de vaga a ser calculado está configurado para ser considerado no cálculo do orçamento(QL: Tabelas\Gerais\Tipos de Vagas, campo Calcula Orçamento = 'S').
- Caso Terceiros ou Parceiros não estejam sendo calculados, verificar se os mesmos possuem histórico salarial no cenário.
Conceitos
Quadro com cada Tipo de Item e suas principais definições
Ano de Cálculo
Apresenta o ano para o qual será calculado o Orçamento. Este campo será
preenchido de acordo com a seleção do cenário ativo.
Versão
Apresenta a versão do cálculo referente. Este campo será
preenchido de acordo com a seleção do cenário ativo.
Revisão
Apresenta a revisão da qual devem ser pegas
as definições para o cálculo. Este campo será
preenchido de acordo com a seleção do cenário ativo.
Competência Base
Competência da qual
serão buscadas as informações utilizadas como base para o cálculo do Orçamento.
Botão Agendar
Através deste botão é possível agendar o cálculo do orçamento para que seja executado de forma assíncrona.
Botão Cancelar
ficará habilitado
durante o processo de cálculo do orçamento por cenário e servirá para
interromper o processo, caso seja necessário.
Botão Sair
Ao clicar no botão Sair
durante o processo de cálculo, este servirá para interromper o processo, ou
seja, terá a mesma funcionalidade do botão Cancelar. Portanto, para sair
da tela através do botão Sair, será necessário clicar novamente, depois de ter
cancelado o processo de cálculo.
Botão Valores
Abre a tela de Valores do
Orçamento(QL: Orçamento\Cenário\Manutenção Orçamento). Irá apresentar as
informações respeitando as abrangências informadas na tela de cálculo do
orçamento(Ano Cálculo, Versão, Revisão e campos do Botão Seleção).
Este botão será
habilitado somente após o cálculo do orçamento.
English
Español
English
Español


