Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Integração > Definições

Definição Integração

Nesta opção são definidos em quais eventos serão enviados as horas normais, diurnas e noturnas para os mensalistas e em que eventos serão calculados os DSR e a forma que serão calculados para a folha de pagamento.

Gerais

Gerar Admitidos no Período
Indique se os eventos de colaboradores admitidos no período devem ser gerados ou não.

Nota

Também serão considerados os colaboradores admitidos até o último dia do período da folha. Os colaboradores admitidos entre o término do período de apuração e o último dia do período da folha terão as horas projetadas.

Gerar Demitidos no Período
Indique se os eventos de colaboradores demitidos no período devem ser gerados ou não.

Nota

Evento Horas Normais Diurnas e Evento Horas Normais Noturnas
Informe o código do evento de horas normais diurnas/noturnas.

Notas

Separar DSR Mensalistas

Informe "S" se os colaboradores mensalistas devam ter as horas de DSR calculadas no evento de DSR ou informe "N" para que as horas de DSR sejam consideradas como horas normais.

Recalcula Meses Anteriores

Informe se a empresa utiliza rotina para recálculo de meses anteriores.

Quando for assinalado "S" neste campo serão habilitados as seguintes opções:

Nota

Para gerar as diferenças para a folha será necessário utilizar importação e exportação.

Regra Primeira Semana

Esta regra é utilizada para consultar os dias anteriores ao início do período atual para cálculos específicos de DSR ou similares.

Existindo a regra de primeira semana cadastrada, o Controle de Ponto e Refeitório irá retornar nos dias até encontrar o último DSR do período anterior. A partir daí irá executar esta regra. São utilizadas as mesmas variáveis da regra de Período Geração.

Regra Período Geração

Informe o código da regra a ser executada na geração, calculando variáveis que poderão ser usadas pela Regra de Integração.

Esta regra é executada uma vez para cada dia, em todos os dias do período, para cada colaborador. É executada após a regra da Primeira Semana, sendo que em alguns casos podem ter o mesmo código.

Regra Período Projeção

É uma regra que será executada em todos os dias do período projetado. O período projetado inicia na data inicial do Período da Folha e vai até a data informada na opção "Gerar".

É executada após a regra do Período Gerado, sendo que em alguns dias podem ser executadas as duas regras, no caso de haver sobreposição entre o Período de Apuração e o Período da Folha.

Regra Cálculo Final

Informe o código da regra a ser executada na geração, calculando e ajustando os valores dos eventos. Esta regra é executada uma vez para cada colaborador, após todas as outras regras. Geralmente esta regra recebe variáveis calculadas nas regras de Primeira Semana, Período Geração e Período Projeção, para lançar nos eventos.

Nota

Não é possível manipular os valores da tabela Movimento p/ Folha (R044MOV) diretamente via cursor ou ExecSQL nesta regra. Para isso, deve-se utilizar as variáveis que somam nos eventos, tais como CodEvt, SomaEvtRat, dentre outras.

Relatório Eventos Folha

Para gerar um relatório automaticamente após o cálculo da Integração, informe neste campo o nome do modelo.

Relatório Recálculo Eventos Folha

Para gerar um relatório automaticamente após o recálculo da Integração, informe neste campo o nome do modelo.

Gerar Diferenças no Recálculo

Se informado "S" neste campo, a rotina irá comparar as diferenças entre o cálculo padrão (que foi para a Folha), que está na tabela R044MOV, e o que foi recalculado (tabela R044REC).

As diferenças encontradas serão gravadas na tabela R044FEC, com o código de cálculo ativo no momento da execução da rotina. As diferenças geradas podem ser consultadas em Cálculos > Integração > Consultas > Recálculo, informando "P" no campo Tipo ou listadas em relatório através do modelo HRIN006.GER.

Para enviar as diferenças que estão na tabela R044FEC para a folha, será necessário utilizar importação e exportação. Se o valor de um evento da tabela R044MOV for maior do que o valor deste mesmo evento na tabela R044REC, a diferença gerada será negativa.

Nota

A opção de Gerar Diferenças no Recálculo, somente será habilitada para alterar, se nas Definições da Integração for informado "S" no campo Recalcula Meses Anteriores.

Integrar com pendências de acerto

Integrar com dias não verificados

Importante

Evento Horas Extras Banco de Horas

Informe o código do evento de horas extras para integração do cálculo.

Evento Horas Compensadas Banco de Horas

Informe o código do evento de horas faltas para integração do cálculo.

Com esta configuração dos eventos de horas positivas e negativas para integração, as informações do banco de horas são enviadas para a folha.

Essas horas pagas no banco de horas devem ser enviadas com a Natureza de rubrica (natRubr) = "1004 - Horas extraordinárias - Indenização de banco de horas" e com o campo Tipo de Rubrica (tpRubr) = "1". Sendo que as horas descontadas também deve ser enviadas com a Natureza de rubrica (natRubr) = "1004 - Horas extraordinárias - Indenização de banco de horas" e com o campo Tipo de Rubrica (tpRubr) = "2". Consulte as informações da conversão destes campos, feitos da tela cadastro de eventos (FR008EVC) para o leiaute S-1010, no de/para descrito no Manual do eSocial.

Para o envio da quantidade de horas de débito e crédito do banco de horas no mês, não serão consideradas as horas pagas e descontadas do banco de horas com origem de lançamento G - Geração de Eventos, B - Abono antecipado, S - Desconto Antecipado e N - Anular débito. Caso utilize o tipo R - Regra para efetuar o pagamento das horas, é necessário que seja feito a partir de uma customização via regra.

Nota

O cadastro dos eventos deve ser realizado em Tabelas > Eventos > Cadastro (FR008EVC), com as características 58E - Horas Extraordinárias - Banco de Horas e 58F - Horas Compensadas - Banco de Horas, no módulo Administração de Pessoal. É necessário que os eventos sejam diferentes dos já utilizados no cadastro do banco de horas para pagamento das horas. Utilize o tipo "4 - Outros".

A regra a ser utilizada é a 066 - Base Cálculo x Valor Informado x Valor de Cálculo. Além disso, na guia Incidências, é necessário configurar, no histórico vigente, o campo Natureza eSocial, que deve ser ajustado conforme o tipo de evento que está sendo cadastrado, assim como as incidências que devem ser configuradas como "N - Não".

O início da obrigatoriedade do eSocial é verificado no campo Início Periódicos, localizado em Empresas > Definições do eSocial, no módulo Administração de Pessoal.

Para o módulo Controle de Ponto e Refeitório, ao gerar novos eventos, os mesmos não devem possuir nenhuma situação vinculada em seu cadastro.

Gerar Horas Normais Realizadas

Indique se as horas normais que serão geradas para a folha via integração, serão apuradas pela quantidade de horas trabalhadas no dia, previstas contratualmente, independentemente do horário das marcações, ou se serão apuradas pelo total de horas trabalhadas, efetivamente realizadas.

Observação

Esse assinalamento tem como objetivo integrar as horas de trabalho noturna quando o horário do colaborador é diurno, porém, ele trabalhou a noite. Aplica-se geralmente para horários "3 - flexível". Como a integração é baseada sempre no horário previsto, não serão geradas horas noturnas nesse cenário. Para que sejam geradas horas noturnas, é necessário que esse campo seja definido como "S - Sim".

Evento Atest Sem Inc.Inss Diurno

Para geração das horas referente ao afastamento sem incidência de INSS diurno, informe o evento correspondente.

Evento Atest Sem Inc.Inss Noturno

Para geração das horas referente ao afastamento sem incidência de INSS noturno, informe o evento correspondente.

Evento Total Refeição Empresa

Informe o evento criado na tela Eventos. O Evento deve, obrigatoriamente, ser do tipo Valor para que, no campo Evento Total Refeição Empresa o evento seja informado e seja realizada a contabilização dos valores das refeições.

DSR

Evento Pagto. DSR Diurno

Informe o código do evento onde serão calculadas as horas de DSR diurnas.

Evento Pagto. DSR Noturno

Informe o código do evento onde serão calculadas as horas de DSR noturnas. Caso a empresa não diferencie o DSR diurno do noturno, informe o mesmo código do dado anterior.

Evento Perda DSR Diurno

Informe o código do evento onde serão calculadas as horas da perda de DSR diurnas.

Evento Perda DSR Noturno

Informe o código do evento onde serão calculadas as horas da perda de DSR noturnas.

Caso a empresa não diferencie a perda de DSR diurna da noturna, informe o mesmo código do dado anterior.

Nota

Caso o evento informado nos campos Evento Pagto DSR Diurno ou Evento Pagto DSR Noturno ou Evento Perda DSR Diurno ou Evento Perda DSR Noturno tiver em seu cadastro os campos Projetar, Diminuir Horas Normais e Unidade vazios, o sistema irá informar que verifique o evento e informe estes campos.

Evento Reflexo Horas Extras sobre DSR

Informe o código do evento no qual serão geradas as horas de Reflexo de Extras sobre DSR, que deve ser previamente cadastrado em Tabelas > Eventos > Cadastro, informando na guia Base os códigos dos eventos de Horas Extras que deverão gerar o reflexo.

A fórmula utilizada pelo sistema para calcular este evento é a seguinte: Reflexo = ((HE * VC) / HT) * HDSR, onde:

Importante

Evento pagamento multa DSR diurno

Informe o código do evento de pagamento da multa de DSR diurno.

Evento pagamento multa DSR noturno

Informe o código do evento de pagamento da multa de DSR noturno.

Nota

Evento pagamento multa DSR diurno e Evento pagamento multa DSR noturno:

Para que ocorra a integração no Controle de Ponto e Refeitório, é necessário cadastrar o evento Adicional Lançado em Horas (39H Regra 66) no módulo Administração de Pessoal.

A definição feita para estes campos funcionarão em conjunto com o parâmetro Pagar multa por trabalho no DSR das telas Filiais (FR030FIL) e Sindicatos (FR014SIN).

Cálculo do DSR Misto
Indique ao Controle de Ponto e Refeitório a forma de calcular as horas de DSR quando houver horários Diurnos, Noturnos e/ou Mistos numa mesma semana. Para o cálculo do P - Proporcional e do M - Pela Maior Hora, o Controle de Ponto e Refeitório busca as horas Diurnas e Noturnas previstas, conforme o horário cadastrado no dia. Não são consideradas as situações apuradas.

Opções do campo Cálculo do DSR Misto:

Horário previsto dos 5 dias úteis da semana:
22:00 - 23:00 - 00:00 - 07:00

  • Previsto Diurno: 2 horas
  • Previsto Noturno: 6 horas
  • Horas DSR conforme cadastro da escala: 07:20

DSR Proporcional Diurno = (HorasDSR * Previsto Diurno) / (Previsto Diurno + Previsto Noturno)
(07:20 * 2) / (2 + 6) = 1:50

  • DSR Proporcional Noturno : 7:20 - 1:50 = 5:30

 

Converter Noturnas p/ Cálculo DSR

Opção válida quando o cálculo do DSR for Proporcional ou pelo Maior.

Se for informado "S", efetua a conversão das horas noturnas somente para calcular o rateio das horas de DSR (no caso Proporcional) ou para verificar se existem mais horas diurnas ou noturnas (no caso Maior).

Calcular DSR Conforme Escala

Informe como deve ser efetuado o cálculo do evento de DSR.

Notas

Pagar DSR da Última Semana

Indique como a empresa trata o desconto do DSR quando o colaborador tem falta na última semana do período, sendo que o dia de DSR correspondente está no próximo período.

A perda de Feriado será realizada no período da falta, junto com a perda de DSR.

No período seguinte, caso a mesma não tenha sido realizada na integração passada, não será perdida, visto que para o sistema ela já deveria ter sido descontada. Ou seja, para o sistema, a perda de feriado tem o mesmo comportamento que a perda de DSR, verifica o campo Pagar DSR da Última Semana na definição de integração, guia DSR.

Se estiver definida a opção "A - Na Geração Atual", significa que o desconto do DSR e do Feriado ocorrerá dentro do mês corrente.

Ainda com a opção "A - Na Geração Atual" definida no campo, as horas normais do próximo mês serão influenciadas pelo campo Pagar DSR da Última Semana.

Pagar Feriado em Dia de Folga

Indique se a empresa considera o feriado ocorrido em dia de folga (horário 9996) como DSR ou não.

Pagar Feriado em Dia Compensado

Indique se a empresa considera o feriado em dia compensado (horário 9998) como DSR ou não.

Nota

Este assinalamento só tem efeito se no campo Considerar Horas de Feriado estiver informado "D".

Considerar Faltas p/ Perda Feriado

Informe se as faltas ocorridas causarão a perda do feriado:

Nota

Sempre que utilizar o assinalamento acima com valor 3 ou 4, o feriado será descontado conforme parametrização do campo Projetar do cadastro do evento de pagamento DSR.

Considerar Horas de Feriado

Ao encontrar um feriado, o Controle de Ponto e Refeitório pode considerar as horas de DSR informadas na escala do colaborador ou as horas previstas para trabalho no dia.

Descontar Dsrs seguidos

Determine se os DSRs seguidos devem ser descontados independentemente do tipo de escala do colaborador.

Descontar somente de escalas de revezamento

Determine se os DSRs seguidos devem ser descontados somente em escalas de revezamento, previamente determinadas através da tela Classes de Escalas (FR006CLE). Desabilitado quando Descontar Dsrs seguidos estiver com a opção "N – Não".

Perda DSR

Define as situações em que haverá perda do DSR. Se estas situações forem apuradas e ultrapassarem os limites estabelecidos nesta guia, o sistema gerará na Integração os eventos de perda de DSR Diurno ou Noturno definidos em Cálculos > Integração > Definições, guia DSR. É possível inserir até 100 situações na grade.

Situação

Código das situações que causam a perda de DSR.

Código e Descrição (Cmp. Falta)

Este dado está relacionado com os dados tipo e quantidade. Indique o período em que esta situação deve ocorrer para que o DSR seja perdido.

Nota

Permite que seja informado a mesma situação e mesma competência, mas com tipo de limite diferente.

Código e Descrição (Tp. Limite)

Indique se esta situação causa a perda do DSR somente quando for integral ou por alguma quantidade de horas, dentro do período indicado em Descrição (Cmp. Falta)

Lim. Horas

Informe a quantidade que o colaborador deve ter dentro do período indicado em competência da falta, acima da qual o DSR será perdido.

Este dado somente é solicitado quando o Tipo for "H" ou "O". No caso de ocorrências, se informar "1", o colaborador deverá ter acima de uma ocorrência na semana. Quando informado "0" a perda de DSR é gerada normalmente.

Observação

Quando o tipo de limite é definido como mensal, ele trabalha em paralelo com os demais tipos de limite.

 

Faltas Férias

Define as situações que podem gerar afastamento de faltas para perda de férias através do cálculo de integração. É possível informar até 100 situações na grade.

Esta opção poderá ser utilizada somente quando houver mais de uma ocorrência de uma determinada situação no período apurado. Ou seja, se o colaborador tem um atraso no período, não é considerado como falta para acumular no cálculo da perda de férias, mas se o colaborador tiver cinco atrasos no período, então o sistema deverá gerar uma afastamento de falta, que irá contar para a perda de férias.

Outra possibilidade é quando deseja-se gerar uma falta para a perda de férias somente se a soma das horas da situação for maior do que o limite estabelecido.

No caso de faltas integrais, se um dia de falta já é considerado para acumular para o cálculo da perda de dias de férias, recomenda-se utilizar o campo Perde Férias, no cadastro da situação.

Nota

O cálculo dos dias de direito de férias é efetuado pelo módulo de Administração de Pessoal. O Controle de Ponto e Refeitório apenas irá gerar os afastamentos de faltas que servirão para esse módulo efetuar o controle do direito de férias.

Situação Afasto Falta Férias

Informe o código da situação com a qual será gerado o afastamento para falta de férias. O cálculo de Integração irá gerar uma afastamento com esta situação.

Limite de Horas

Informe o limite de horas para que ocorra uma falta para férias. Na geração das horas para a folha, o sistema irá gerar um dia de perda de férias na data onde o saldo passar deste limite.

Limite de Ocorrências

Informe o limite de ocorrências (vezes) para que ocorra uma falta para férias. Na geração das horas para a folha, o sistema irá gerar um dia de perda para férias na data onde o saldo atingir este limite. O contador responsável pela contagem de ocorrências ou horas é reduzido quando o número total de ocorrências exceder o limite estabelecido.

Grade Situações Falta Férias

Importante

 

Este artigo ajudou você?