Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Programações Coletivas

As programações de troca de horário, troca de escala, ponte, compensação, autorização de extras, autorização de saída, projeção de horário, convocação, troca de rateio, sobreaviso, permissão, troca de local, troca de centro de custo e parada poderão ser efetuadas coletivamente nesta opção. Na abrangência poderão ser definidos para quais colaboradores serão feitas as programações.

Notas
  • Ao excluir coletivamente uma programação, serão verificados todos os campos preenchidos pelo usuário. Por exemplo, ao excluir coletivamente uma troca de horário, somente serão excluídos os registros cujo campo Intervalo possua o mesmo valor informado pelo usuário na tela. Se este campo for deixado zerado, ele não será considerado para a filtragem dos registros que serão excluídos.
  • O botão Filtro mostra uma tela com todos os colaboradores com base no que foi definido na Seleção.
  • Quando utilizada regra não é possível a exclusão de programações de forma coletiva. Só é possível quando ao digitar a programação diretamente na tela através desta tela.

Horário

Data Inicial
As programações de trocas de horários dos colaboradores, são válidas somente para um dia.

No caso de vários dias, pode-se realizar uma programação para cada dia ou programar uma troca de escala.

Para os colaboradores que não possuem escala organizada e constantemente realizam trocas, recomendamos utilizar uma escala do tipo Definida.

Intervalo
Este campo não é obrigatório. É necessário informá-lo somente se o intervalo deve ser diferente do intervalo cadastrado no horário.

Data Final da Troca
Informe a data final quando se tratar de uma programação de troca de horário coletiva para mais de um dia. Este campo somente está disponível se na Central de Configurações Senior, em Chaves, a chave com.senior.vetorh.programacaocoletiva.dataFinal estiver com o valor "True".

O objetivo deste campo é somente automatizar as trocas de horário. Com isso, será gerado um registro cada dia do intervalo.

Nota

O sistema considera a seleção de horário somente para a guia Horários.

Escala

Escala
Informe o código da nova escala do colaborador.

Nota

Para escalas do tipo "Geração Automática" será necessário informar a equipe e a categoria na qual o colaborador estará alocado, assim o colaborador fará parte de uma equipe/turno/categoria onde será gerada a escala de serviço.

Turma de Intervalo
O cadastramento deste campo não é obrigatório.

Pontes

Pontes são trocas, invertendo os horários a serem cumpridos em duas datas. Na verdade, o Controle de Ponto e Refeitório apenas faz a troca de horário dos dias programados.

Para alterar o dado Data Horário 1, o Controle de Ponto e Refeitório confere o dado Data Horário 2 e vice-versa.

Para excluir, todos os dados são checados, excluindo apenas as programações que tiverem as mesmas datas.

Data do Horário 1
Informe a primeira data cujo horário será trocado. Com esta programação, o horário que seria cumprido nesta data, deverá ser cumprido na data informada no dado Data Horário 2.

Data do Horário 2
Informe a segunda data cujo horário será trocado. Com esta programação, o horário que seria cumprido nesta data, deverá ser cumprido na data informada no dado Data Horário 1.

Compensações

Data Inicial
Neste item iremos programar os dias em que houver compensações na empresa. Estas podem ser relativas a horas extras ou ausências dos colaboradores.

Para excluir, todos os dados são checados, excluindo apenas as programações que tiverem os mesmos dados.

Período
Informe o período no qual irá acontecer a compensação:

A diferença entre os períodos 4 e 5 para os períodos 6 e 7 é de que os dois primeiros não obrigam a compensação, somente irão modificar as situações se elas ocorrerem. Já nos períodos 6 e 7, o Controle de Ponto e Refeitório obriga o colaborador a cumprir a compensação, caso contrário irá descontar as horas não compensadas (extras) como ausência.

Nas compensações do tipo 4, o período poderá ser:

Situação
Código da situação onde serão calculadas as horas de compensação.

Motivo da Situação
Informe um motivo para a situação. Esta informação é opcional.

Horas Extras

Cadastro Autorizador
Informe o cadastro do colaborador responsável pela autorização.

Somente podem autorizar as programações de extras os colaboradores que possuem "S" informado no campo Autoriza Horas Extras na guia Acesso da Ficha Cadastral.

Observação
Neste campo pode ser digitada alguma informação a respeito da autorização de horas extras.

Projetar Horários

Tipo da Projeção
Para alterar a projeção de horário ou incluir uma projeção por prazo determinado, informe o tipo de projeção para os dias de folgas:

Convocação

Tipo
Informe uma opção para a convocação:

Rateio

A programação de troca de Rateio somente é habilitada se no cadastro da empresa ativa estiver assinalado que utiliza Rateio.

Paradas

Data Inicial
Informe a data inicial das programações de parada que serão efetivadas por este processo.

Hora Inicial
Informe a hora inicial em que houve a parada. Para meia noite informe 00:00.

Quantidade Horas Trabalho
Informe a quantidade de horas paradas dentro do horário de trabalho.

Motivo
Informe o código do motivo da parada ocorrida dentro do horário de trabalho, conforme cadastrado na opção Tabelas>Motivos>Paradas.

Quantidade Horas Extras
Informe a quantidade de horas paradas ao realizar horas extras.

Motivo
Informe o código do motivo da parada ocorrida ao realizar horas extras, conforme cadastrado na opção Tabelas>Motivos>Paradas.

Autorização Saída

Data Autorização
Informe a data em que inicia a programação de autorização de saída.

Situação
Informe o código da situação para a programação de Autorização de Saída. As horas em que o colaborador esteve ausente serão calculadas nesta situação. Se a programação for efetuada após a leitura, é necessário refazer o cálculo.

Nota

A pesquisa de registros deste campo (tecla F3) somente irá exibir as situações dos tipos 14, 17 e 23, que são os únicos tipos que podem ser usados na Autorização de Saída.

Cadastro Autorizador
Informe o cadastro do colaborador que está autorizando esta programação.

Nota

Somente podem autorizar as programações de saída os colaboradores que possuem "S" informado no campo Autoriza Saída Colaborador na guia Acesso da Ficha Cadastral.

Observação
Informe qualquer mensagem relativa à Autorização de Saída, a qual poderá ser listada no relatório HRPR010.GER - Autorização de Saída.

Solicitação Horas Extras

A rotina de Solicitação de Horas Extras é habilitada através do campo Utiliza Solicitação Horas Extras, em Cálculos > Apuração > Definições.

Este artigo ajudou você?