Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Triagem

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Esta tela só é mostrada quando o Antigo RS é usado.

O processo de triagem é onde acontece a primeira seleção dos candidatos. Com base numa requisição previamente cadastrada, o cadastro de candidatos será pesquisado com o objetivo de encontrar aqueles compatíveis ao cargo, ou seja, aqueles candidatos que atendam os requisitos pré-estabelecidos. É possível executar uma triagem sem informar o código da requisição, neste caso, a estrutura e cargo serão informados a critério do usuário.

Na triagem é possível interferir nos requisitos pré-estabelecidos, resultando numa maior praticidade ao usuário. Exemplo: O selecionador necessita encontrar um candidato para a vaga, que tenha peso superior a 50 e inferior a 60 quilos. Neste caso, no requisito Peso, deverá informar da seguinte forma: 50-60. Serão selecionados apenas os candidatos que apresentarem o peso solicitado.

Também serão verificados os critérios informados em Seleção>Definições>Geral, pasta triagem. Para determinados requisitos pode-se definir que serão considerados somente na Triagem ou Seletiva e ambos ou ainda em nenhum dos processos.

Após pressionar o botão Processar, se houver candidatos que preencheram os requisitos, serão relacionados na grid Candidatos Selecionados, se houver candidatos rejeitados, serão apresentados na grid Candidatos Eliminados, visualizados ao pressionar o botão Eliminados.

Para os candidatos pré-selecionados, que ainda possuem requisitos como por exemplo etapas, através do botão Gerar Etapas, permite gerar coletivamente as etapas para os candidatos selecionados.

Ao acionar o botão Resumo, apresenta numa tela o resumo dos motivos de eliminação dos candidatos, ou seja, o motivo e a quantidade de candidatos que foram eliminados em cada motivo. A tela de resumo deverá ser redimensionada pelo usuário caso a quantidade de registros existentes na grid for maior que o tamanho da tela. Os motivos sempre serão apresentados em ordem decrescente em relação à quantidade dos mesmos.

Através do botão Busca Rápida permite localizar determinado candidato com mais rapidez na grid de candidato selecionado ou eliminado. Este recurso deve ser utilizado somente para a localização de determinado candidato, portanto algumas funcionalidades da tela não ficarão disponíveis.

O botão Filtro permite definir situações do candidato a serem apresentadas na grid após informar uma requisição. Servirá para determinar as situações que realmente interessam no processo de triagem/seletiva, ou seja, a situação 1- Ativo no Processo, desconsiderando as demais situações como: 2 - Eliminado (manualmente), 3 - Desistente, 4- Admitido/Transferido, 5 - Encaminhado, etc.. As situações utilizadas serão apresentadas no Log dos Processos.

Na grid dos candidatos selecionados e eliminados, é possível verificar se o candidato está participando em outras requisições através da coluna 'Outras Requisições'. Esta coluna é opcional e para ser habilitada na grid é necessário indicar "S" no campo homônimo em  Seleção>Definições>Gerais, pasta Triagem.
Serão apresentadas as seguintes situações:

Observação:

Para conhecer quais são as requisições em que o candidato está participando ou que tenha participado, uma das formas é pressionar o botão Candidato que disponibilizará o cadastro do candidato externo ou a ficha cadastral do candidato interno. Quando for externo, acessar a pasta Histórico, onde poderão ser verificadas as requisições e as respectivas situações. Quando for um interno, na tela da ficha cadastral, clicar com o botão direito do mouse e acessar a opção Consultar Requisições. Para considerar todos os históricos de eliminação pode-se utilizar o assinalamento Histórico Eliminação (S,N) localizado nas definições gerais da seleção, pasta Candidato.

Durante o processo da triagem/seletiva, poderão ser listados modelos de relatórios ou a execução de regras com as informações do(s) candidato(s) selecionado(s) na grid através de dois botões localizados abaixo do botão Busca Rápida. A configuração dos botões deverá ser feita em Seleção>Definições>Geral - pasta Triagem, nos campos "Nome/Mod 1º Botão" e "Nome/Mod 2º Botão". Quando os botões estiverem configurados para chamar modelos de relatórios, antes de chamar a tela de entrada do modelo, será apresentada uma tela com os botões:

Após realizada uma triagem e constatado que o número de candidatos selecionados não atende o esperado, pode-se alterar alguns dos requisitos para em seguida efetuar uma nova triagem. Com este procedimento podemos aumentar ou diminuir a quantidade de candidatos selecionados.

Na regra por processo 459 Grava Candidato - Triagem/Seletiva, disponível em Tabelas>Gerais>Regras por Processo, serão disponibilizados os registros das tabelas: R126RQU(Requisições - Definição), R122CEX(Candidato Externo) e R034FUN(Colaboradores - Candidato Interno). A execução da regra ocorrerá para cada candidato selecionado na grid, após pressionar os botões [Gravar], [Cancelar], [Sair] ou ainda ao alterar a ordenação dos candidatos na grid.

A disposição dos candidatos apresentados na grid Selecionados e Eliminados,  poderá ser alterada através do campo ordenação:

Poderemos assinalar quais os tipos de candidatos que devem ser considerados na triagem:

A pesquisa poderá ser direcionada de duas formas:

Este artigo ajudou você?