Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Colaboradores > Administração de Pessoal > Alteração de PIS

Alteração de PIS

Nesta tela é possível alterar o cadastro dos colaboradores junto ao Programa de Integração Social (PIS).

Importante

Condições para alterar o PIS do colaborador:

Campos

EmpresaTipo ColaboradorColaborador
Selecione a empresa e o cadastro do colaborador que terá o número do seu PIS modificado.

Motivo de Alteração do PIS
Indique o motivo pelo qual o PIS foi alterado. Com base nesta informação, a alteração receberá um tratamento específico no eSocial:

Data Alteração
Informe a data em que o PIS foi alterado. Este campo deve ser preenchido somente quando o tipo de alteração for "1 - PIS alterado pela Caixa Econômica Federal". O sistema irá criar uma pendência para cada um dos eventos enviados para o eSocial com data igual ou posterior à data da alteração.

Se o colaborador estiver demitido o sistema irá sugerir a data do último envio do S-2205 (Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador), caso contrário irá sugerir a data atual.

PIS
Informe o novo número do PIS do colaborador. O sistema fará uma verificação se o novo PIS é igual ao PIS informado nos leiautes já enviados ao Governo. Caso o número do PIS informado seja igual ao anterior, o sistema permitirá o processamento, porém não irá criar nenhuma pendência de alteração.

Botões Processar e Log
Clique em Processar para iniciar o processo de alteração do PIS. Após o término, clique em Log para ver os resultados e tratar possíveis erros encontrados.

Gerar e enviar a alteração do PIS para o eSocial

Após a alteração do PIS nesta tela você deve enviar os eventos:

Quando estes eventos retornarem com recibo o restante das alterações poderá ser enviado ao eSocial.

Após a alteração do PIS você deve também gerar novamente todos os eventos de remuneração do colaborador (S-1200, S-1202 ou S-1210) a partir da competência da data de alteração informada. Caso o Fechamento dos Eventos Periódicos (S-1299) já tenha sido enviado, será necessário enviar a Reabertura dos Eventos Periódicos (S-1298).

Sempre que esta tela é usada para alterar o PIS, é criado um novo histórico na tabela Histórico de Alteração de PIS (R038PIS), armazenando o dia e a hora de modificação, o PIS atual e o anterior, entre outras informações. Porém, nenhum tipo de comando de SQL (INSERT, UPDATE, DELETE) irá criar pendências ou alterar o PIS do colaborador no eSocial.

Outras considerações sobre a alteração do PIS e seu envio para o eSocial:

Este artigo ajudou você?