Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

eSocial - Não Periódicos

Atenção

Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, SM.

Esta tela tem a finalidade de gerar as informações dos leiautes não periódicos para o eSocial.

Importante

Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, o processo deve ser feito diretamente na origem das informações. Dessa forma, o sistema estará preparado para monitorar e gerar as tratativas de forma automática, enviando os leiautes de alteração e exclusão.

Ao realizar essas operações manualmente no banco de dados, o sistema não irá gerar as devidas pendências para o eSocial, o que causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e a do Governo.

Por essa razão, não é permitido realizar qualquer comando diretamente no banco de dados sem orientação específica da Senior, especialmente nas tabelas: R030DES, R000DME, R034MAT e todas com prefixo R350*.

Filtros

  1. Informe o período que deseja consultar (será considerada a data da criação da pendência);
  2. Selecione o leiaute;
  3. Selecione a Ordenação que deseja visualizar na grade Pendências;

Importante

Quando a tela for apresentar as pendências de exclusão (S-3000) dos afastamentos (S-2230) do mesmo colaborador, a ordem sempre será cronológica da exclusão (do último para o primeiro), independente da ordenação selecionada ("Cadastro do Colaborador" e/ou "Data do Evento").

Para essa ordenação, é necessário possuir mais de uma pendência de exclusão do afastamento, onde uma delas seja a exclusão do fim de afastamento.

  1. Selecione no campo Opção Período se deseja pesquisar pela data de referência ou pela data de geração do leiaute. O resultado da consulta poderá ser diferente conforme a opção selecionada.
  1. Clique no botão Carregar;
  2. Verifique a grade Pendências.

Os filtros Empresa, Tipo Colaborador e Colaborador são opcionais.

Selecione um item na grade de pendências e utilize o botão Alterações para visualizar detalhes desta, como o valor anterior e o atual após a alteração. Este botão é habilitado somente para alterações relacionadas aos leiautes S-2200, S-2205, S-2206, S-2240,S-2300 e S-2306.

Observação

Quando utilizado o eSocial Simplificado (versão S-1.0), esta tela bloqueará o envio do leiaute S-2206 se sua data for posterior a 180 dias em relação à data atual.

Ao usar o eSocial Simplificado, também não é permitido enviar alguns não periódicos se houver um fechamento de folha (S-1299) aguardando envio ou aguardando retorno do eSocial na mesma competência ou em competência posterior. Este tratamento é realizado somente para os eventos: S-2200, S-2206, S-2230, S-2298, S-2299, S-2300, S-2306 e S-2399. Também ocorre para o S-3000, quando ele for referente à exclusão de um desses mesmos eventos.

Grade Pendências

A grade apresenta todas as pendências, conforme os filtros informados. Cada pendência possui uma descrição com cor específica que pode ser consultada pelo botão Legenda:

Após a consulta das pendências, deve-se selecionar as que serão enviadas, na coluna Seleção, e clicar no botão Processar. Caso apresente erros, estes devem ser corrigidos nas telas de origem antes da próxima geração.

Observação

O status "Aguardando envio agendado" indica agendamentos do leiaute S-2230 que foram cadastrados com data futura e não são do tipo Férias. Quando a data agendada chegar, o status mudará para "Aguardando envio automático" e o envio será realizado. Por se tratar de agendamentos que não são de data atual ou passada, eles não serão marcados pela opção Marcar todos (ao clicar com o botão direito do mouse nesta grade), porém ainda podem ser selecionados um por um.

Ao fim do processo, deve-se usar a tela Consulta Pendências eSocial (FR350STA) para o envio manual e consulta do status das pendências.

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração dos leiautes. Após a geração deles, acesse esta tela para verificar o status dos leiautes gerados. Caso possua alguma mensagem de erro, ele deverá ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração. É possível efetuar um tratamento para os erros. Veja aqui como executar o procedimento.

Eventos extemporâneos

Pendências que aparecem com a cor verde indicam que este envio possui dependência com uma pendência extemporânea.

Se uma pendência aparece com esta cor, isto indica que existe uma pendência extemporânea (mesmo leiaute) pendente para ser processada ou aguardando recibo do Governo.

Resultados da geração

A tela apresenta as seguintes informações sobre a geração dos arquivos:

Ficou com dúvidas? Fale com a SARA!

Esta tela possui acesso direto à Sara.

A Sara é a assistente virtual criada pela Senior para responder perguntas sobre o eSocial. Ela foi desenvolvida com a tecnologia IBM Watson e está sob constante aprimoramento. Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas com ela.

Logs

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração. Caso possua mensagem de [ERRO], este deve ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração.

Importante

As mensagens marcadas como [AVISO] também devem ser verificadas.

Controle de acesso

A operação da tela depende das permissões de acesso do usuário. Ele precisa ter total acesso para operar e consultar a tela.

Importante

Quando processado colaborador na vigência do eSocial Simplificado e o colaborador estiver classificado como Dirigente Sindical (categoria eSocial 401- Dirigente Sindical - informação prestada pelo sindicato), a obrigatoriedade da Matrícula Origem é consistida para o colaborador cuja categoria anterior seja do tipo Agente Público.

Observação: a mesma consistência já existia para quando a categoria anterior fosse do tipo Empregado.

Confira outros conteúdos relacionados a esta página:

Definições do eSocial

eSocial

HCM GO UP - eSocial: sistema de RH para PME

 

Este artigo ajudou você?