Consulta Pendências eSocial
Atenção
Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, SM e JR.
Esta tela permite a consulta das pendências de envio ao eSocial, possibilitando a conferência das informações antes de seu processamento. Através dela, também é possível realizar o envio manual das pendências e fazer a consulta da situação das pendências geradas.
Importante
Nessa tela, o usuário poderá utilizar o recurso de salvar o arquivo xml do envio para consulta, pois este já será gerado de acordo com a versão simplificada.
Notas
- É possível enviar apenas os registros de pendências que possuem as situações: 4 - Aguardando envio manual, 2 - Erro Comunicação Documentos Eletrônicos - eDocs, ou 3 - Erro na geração do XML.
- Para os sistemas nos idiomas Inglês e Espanhol, os campos Summary description e Descripción del Resumen apresentarão as consultas apenas no idioma Português, isso em todas as situações provenientes de um processamento de leiaute do eSocial das seguintes telas: Não Periódicos (FRGERNPE), Envio Declaração Mensal (FRENVFOL) e Gerar Tabelas (FRGERTAB).
- Caso o envio do arquivo .XML seja feito de forma manual no site do Governo Federal, nas situações em que o envio não ocorre pelo eDocs, deve-se informar no campo Número do Recibo, localizado na grade, o número de recibo gerado pelo Governo.
- Na tentativa de envio de evento excluído da versão S-1.0 do eSocial (Simplificado), o status será alterado para 10 - Erro tratado. Caso se trate dos leiautes S-1030 ou S-1040, será criada uma pendência para ser processada na tela Gerar Não Periódicos (FRGERNPE).
Campos
Referem-se aos possíveis filtros para efetuar a consulta ou pesquisa das pendências do eSocial.
Escolha a data e a hora inicial a serem consideradas na pesquisa.
Escolha a data e a hora final a serem consideradas na pesquisa.
Os campos do período (Data/Hora Final e Data/Hora Final) são aplicados em dois campos das pendências:
- data de referência da pendência (R350PEN.DATREF), que varia conforme o leiaute (por exemplo, no afastamento, a data de referência é a própria data do afastamento, na alteração contratual, é a data do histórico que gerou a alteração contratual, e assim por diante);
- data/hora em que a pendência foi criada (R350PEN.DATHOR).
Por conta disso, a tela apresenta registros que se encaixem em uma destas condições, mais as pendências que possuem a data de referência zerada (R350PEN.DATREF).
Selecione as empresas a serem consultadas.
CPF/CNPJ Empregador e CPF Colaborador
Filtre as informações da grade pelo CPF/CNPJ do empregador ou pelo cadastro do colaborador.
Escolha o leiaute referente à pendência a ser pesquisada.
Importante
Caso o leiaute S-2210 não seja apresentado na lista de leiautes, verifique o campo Módulo Responsável S-2210 e o módulo utilizado.
Pesquise pela situação da pendência. Através deste filtro pode-se selecionar qual a opção a ser visualizada, podendo também visualizar todas elas.
Selecione se a consulta deve demonstrar somente pendências com recibo informado, ou pendências sem recibo, ou ainda, todas as pendências havendo ou não recibo.
Defina a ordenação da visualização da consulta.
Informe um texto de retorno para que seja possível filtrar de forma mais genérica o retorno da(s) pendência(s) no eSocial.
Informe um texto de resumo para que seja possível filtrar de forma mais genérica o resumo da(s) pendência(s) no eSocial.
Pesquise pelo código da pendência.
Grade
A grade da tela exibe todas as pendências de envio ao eSocial e os detalhes da sua situação.
Ao clicar com o botão direito em qualquer registro da grade, é apresentada a opção Salvar como arquivo XML. Ao selecioná-la, o sistema grava o arquivo XML no diretório informado. Este é um recurso adicional que serve apenas para facilitar a gravação do arquivo em disco, para fins de eventuais conferências e diagnósticos, e não deve ser confundido com as pendências oficiais que o Motor consome e envia para o eDocs.
Com o botão direito também é possível selecionar a opção Marcar Todos. Ela marca todos os leiautes da grade, exceto aqueles que apresentaram erro no retorno.
A opção Exibir colaboradores processados também disponível botão direito, apresenta os colaboradores que possuem vínculo com o processo enviado no leiaute S-2501 através da tela Relação de Colaboradores Processados (FR351COL).
Importante
A coluna Status não é apresentada quando acessado o sistema via WindowsAccess (WA).
Esta coluna exibe ícones que auxiliam na identificação da situação do respectivo item da grade:
Ícones |
Situações |
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1 - Erro retornado pelo Governo Esta documentação possui um exemplo, passo a passo, de como identificar e tratar os erros que ocorrem na geração dos leiautes. |
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4 - Aguardando envio manual |
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5 - Aguardando envio automático |
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6 - Aguardando retorno Governo |
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7 - Recibo retornado com sucesso |
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10 - Erro tratado |
16 - Recibo retornado com advertência |
A marcação da caixa de seleção indica que o arquivo será enviado ao eSocial. Para efetuar o envio, além da marcação, deve-se executar o botão Enviar, no menu lateral desta tela. Ao clicar no botão Enviar, também será criada uma nova pendência (buscando do backup) nos casos onde haja uma pendência em uma versão anterior à versão vigente da empresa, para que o usuário possa reprocessá-la na versão atual do eSocial. Logo, leiautes que estejam pendentes de envio para o eSocial, tenham sido gerados na versão S-1.0 e precisam ser enviados quando o sistema estiver na versão S-1.1 do eSocial, serão regerados com a nova versão para serem enviados pelo usuário.
Além disso, clicar em Enviar com o botão direito do mouse irá disponibilizar 5 opções:
- Aguardar Retorno: esta opção é exclusiva para buscar as informações das pendências que estão no eDocs, e funciona para todos os leiautes. Ao selecionar essa opção, a coluna Situação, do leiaute selecionado, mudará para "Aguardando retorno" e serão buscadas as informações do eDocs, sem alterar o status da pendência.
- Regerar Pendência: o usuário pode utilizar este processo após ajustar/retificar um erro, fazendo com que o leiaute que estava com erro retornado passe a ser considerado como erro tratado. Logo, será criada uma nova pendência que contemplará a retificação efetuada. Ainda, ao selecionar a opção Regerar Pendência:
- a coluna Retorno, do leiaute selecionado, será preenchida com a informação "Gerada nova pendência deste envio [Ação Usuário]";
- a nova pendência será gerada na tela de gerar periódicos, acessada através do menu eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE), para ser enviada novamente; e
- ao processar essa nova pendência, a coluna Situação, da pendência anterior, mudará de "Erro retornado" para "Erro tratado".
- Regerar Pendência Escala S-1.0: se o leiaute S-2206 foi enviado na versão S-1.0 do eSocial indevidamente e estiver com status "1 - Erro retornado pelo Governo" e a mensagem de erro for " 1 - Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado" esta opção estará disponível assim que o usuário clicar em Enviar com o botão direito do mouse. Ainda, ao selecionar a opção Regerar Pendência Escala S-1.0:
- a coluna Retorno, do leiaute selecionado, será preenchida com a informação "Gerada nova pendência deste envio [Ação Usuário]".
- a nova pendência será gerada na tela de gerar periódicos, acessada através do menu eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE), para ser enviada novamente; e
- ao processar essa nova pendência, a coluna Situação, da pendência anterior, mudará de "Erro retornado" para "Erro tratado".
Observação
A opção Regerar Pendência funciona apenas para as pendências geradas na tabela R350PEN.
- Reenviar S-2210 com hrAcid: esta opção deve ser utilizada nos casos em que houver envios de CAT (S-2210) de reabertura e/ou óbito referentes a acidentes que aconteceram antes de 26/01/2021 e que retornaram com o erro 1323 do eSocial.
Nota
Mensagem de erro 1323 : "Se o tipo de CAT igual a [2] - reabertura - ou [3] - comunicação de óbito, deve ser informado o valor igual ao preenchido no evento de CAT anterior, quando informado em [nrRecCatOrig]."
- Carregar Fap: se o leiaute S-1005 estiver com status "1 - Erro retornado pelo Governo" e a mensagem de erro for "1801 - O FAP do estabelecimento não foi localizado na base. Ação sugerida: reenviar o evento informando o FAP no campo [fap].", esta opção estará disponível assim que o usuário clicar em Enviar com o botão direito do mouse. Além disso, selecionar Carregar Fap fará com que o FAP seja regerado e, após essa ação, o sistema alterará a pendência do leiaute S-1005 para "5 - Aguardando envio automático".
Demonstra a data e hora da inclusão do Status.
Informa qual o leiaute da respectiva pendência.
Informa qual o Número do Recibo, se houver, da respectiva pendência. Se no filtro para a consulta, o campo Recibo Informado estiver como Não, o sistema demonstrará resultados que não possuem o recibo informado.
Alguns leiautes também possuem arquivos de retorno do Governo. Ao clicar com o botão direito em um desses leiautes, é possível consultar esses retornos, através da opção Visualizar retorno(s). Saiba mais sobre os leiautes de retorno no Manual do eSocial da Senior.
Ao informar um número de recibo será gerado um log (registro) com o usuário responsável pela alteração, assim como o status da pendência antes desta ação. Não é possível informar um recibo quando o Tipo de Ambiente eSocial for igual a 1 - Produção.
Serão demonstradas as situações selecionadas no filtro.
Neste campo constará o link Visualizar mensagem que, ao ser acessado, demonstrará uma tela com o detalhamento das críticas. Esse detalhamento é um retorno do Governo e visa explicar o motivo da pendência.
É possível ainda visualizar o tipo do retorno recebido, que pode ser 0 - Erros/Advertências (retornos recebidos antes da implementação que permitem visualizar o tipo), 1 - Erro e 2 - Advertência. Essa informação é recebida através do eDocs.
Observação
Existe um tratamento para a situação onde a pendência de um leiaute foi gerada utilizando a versão 2.4.01 do eSocial, mas o seu envio foi realizado após a data de início de uso da versão 2.4.02.
A pendência que estiver nesta situação aparecerá como erro na tela de Consulta de Pendências e apresentará a seguinte mensagem de retorno: Gerada nova pendência deste envio [Troca de versão]. Então, basta marcar a pendência na grade e clicar novamente em Enviar. Com isso, o sistema fará um novo envio com a versão correta do leiaute, e deverá ser aceito pelo ambiente do Governo.
Ao clicar duas vezes no link da coluna Resumo, é aberta a tela Detalhamento da Pendência eSocial (FRDETPEN). Ela apresenta o resumo das informações que serão enviadas por este leiaute para o ambiente do Governo.
Abaixo da grade (em Detalhamento da pendência) também são exibidas informações detalhadas do leiaute selecionado. Quando o sistema está configurado para integrar o Motor com o módulo eSocial do eDocs via web service, eventuais críticas que podem ser trazidas pela integração também serão apresentadas.
Para o leiaute S-1260, quando o número de inscrição inicia com zero, no resumo o sistema não irá apresentar o dígito 0. Isso ocorre, pois a rotina busca os valores da tabela S-1260 eSocial - Identificação dos adiquirentes da produção de comercialização (R350IAP), onde o campo NumIns é do tipo número e não salva zero quando ele está no início.
Nota
Ao clicar duas vezes para ver o detalhamento, o sistema cria arquivos no diretório temporário do usuário do sistema operacional (por padrão: %temp%\consulta-aux). Por isso, para ver o detalhamento da pendência, é preciso que o usuário tenha permissão de gravação no diretório mencionado.
Esses arquivos temporários são mantidos enquanto a tela de consulta de pendências estiver aberta. Ao fechá-la, eles são deletados.
Ao exibir os campos de valores, onde pode ser enviado mais de duas casas decimais, a tela irá arredondar para duas casas, porém no arquivo do XML será enviado corretamente.
CPF/CNPJ Empregador e CPF Colaborador
Apresenta os números dos documentos do empregador e do colaborador relacionados à pendência, facilitando a conferência com o eDocs.
Apresenta o número de identificação que é atribuído ao XML do leiaute, facilitando a conferência do arquivo.
Ficou com dúvidas? Fale com a SARA! Esta tela possui acesso direto à Sara. A Sara é a assistente virtual criada pela Senior para responder perguntas sobre o eSocial. Ela foi desenvolvida com a tecnologia IBM Watson e está sob constante aprimoramento. Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas com ela. |
Abrangências e controle de acesso
A consulta de status de envio do eSocial não aplica as abrangências de usuários sobre os dados exibidos na tela, porém as aplica na visão detalhada.
As abrangências serão aplicadas na listagem dos leiautes pendentes, no resumo (detalhamento) da pendência e no recurso de salvar o XML.
As pendências serão exibidas da seguinte forma:
- Leiautes de tabelas: serão listadas as pendências de todos os colaboradores, porém ao clicar no Resumo, a abrangência impedirá que usuários sem a devida permissão vejam as informações detalhadas.
- Leiautes periódicos e não periódicos: mostrará apenas as pendências que constam na abrangência do usuário, e também os contratos (outros cadastros) que possuem o mesmo CPF que está na abrangência do usuário. Por exemplo: um usuário do sistema tem permissão para visualizar as informações dos colaboradores cadastrados com os códigos de 1 a 10. Se o colaborador de código 20 possui o mesmo CPF do colaborador de código 8, o usuário de sistema poderá visualizar o colaborador de código 20 (além dos colaboradores de 1 a 10 que constam originalmente na abrangência).
A operação da tela depende das permissões de acesso do usuário. Ele pode ter total acesso para operar e consultar a tela. A permissão também pode ser apenas para consulta. Neste caso o usuário pode acessar a tela apenas para consultar as informações.