Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Alterar Gozo

Na geração do recibo de férias individual e coletivas, será gravado um registro nessa tela com todos os dados do próprio recibo de férias. Isso faz com que o gozo das férias possa ser manipulado sem alterar o recibo de férias.

Essa opção é útil quando é preciso interromper o período de gozo das férias depois do colaborador já tê-las recebido.

Configurações necessárias

Para usar a tela Alterar Gozo é necessário realizar as seguintes configurações:

Campos

Tipo Colaborador e Colaborador
Selecione o colaborador para quem deseja alterar o gozo de férias.

Início Período e Início Férias
Informe os períodos de efetivos de gozo de férias do colaborador que foi selecionado.

Funcionamento da rotina

Depois de preencher os campos acima o sistema apresentará as informações do recibo e dos afastamentos encontrados, e permitirá fazer as alterações na grade Afastamentos.

Ao alterar o cadastro de um afastamento nessa tela o sistema gera um novo afastamento no histórico desse colaborador. A situação desse afastamento será do tipo "21 - Férias Gozadas já Adiantadas", referente à situação de férias.

As férias serão calculadas normalmente (valor integral) e somadas ao período correspondente à interrupção. Se a soma passar de 220 horas no mês em que for concedido o gozo do restante das férias, o excedente será abatido do valor que foi pago no recibo.

Notas

Interrupção das Férias do Colaborador

Quando houver interrupção das férias do colaborador onde o término da maternidade fica para o ano seguinte, é necessário ajustar as bases de INSS e FGTS para que o colaborador não seja impactado no recebimento do abono do PIS/PASEP.

Nesse caso, deverá ser lançado manualmente um evento para ajustar as bases de INSS e FGTS:

Este artigo ajudou você?