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Plano de Ação

Mantém o controle dos planos de ação para providências a serem tomadas advindas da Cipa, bombeiros, serviço técnico de segurança, acidentes de trabalho, supervisão, sugestões e PPRA.

É um item que deve ser constantemente verificado pelos técnicos de segurança, a fim de resolverem ou prevenirem possíveis riscos e danos às pessoas e materiais da empresa.

Após o cadastramento do plano de ação, este deve ser informado na reunião da Cipa, ou no trabalho da brigada, PPRA ou no acidente de trabalho que o tenha originado.

Um plano de ação poderá ser compreendido em 3 (três) fases: Ação, Aprovação e Execução.

No registro dos planos de ação, será possível utilizar as seguintes regras de processo:

Ação

Nessa fase ocorre a montagem e cadastro do plano de ação propriamente dito, ou seja, deverá ser informado o responsável, o local onde existe a iminência do risco ou onde o acidente ocorreu, o agente de risco envolvido, a descrição das ações internas à serem tomadas para evitar novo acidente, o prazo de execução das ações e no item: “Plano de Ação Administrativo” as ações que deverão ser tomadas que envolvem a administração da empresa, como: custos, profissionais terceiros envolvidos, materiais, etc.

Plano de Ação
Informar o código do plano de ação.

Descrição
Informar a descrição reduzida do plano de ação.

Origem
Informar a origem do plano de ação.

  1. CIPA
  2. Brigadas
  3. Serviço Segurança
  4. Acidente Trabalho
  5. Diretoria
  6. Supervisão
  7. Sugestões
  8. PPRA
  9. Outros

Tipo Plano de Ação
Informar o tipo de plano de ação.

Filial
Informar a filial que está relacionada com este plano. Este campo poderá ser considerado para filtrar a filial conforme abrangência do usuário na pesquisa de registros.

Empresa Responsável
Se deseja designar um colaborador de outra empresa como responsável pelo Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.

Posto Trabalho
Informe o código do posto de trabalho relacionado ao plano de ação.

Agente
Informar o código do agente de risco envolvido em cada plano de ação, o qual pode ser pré-cadastrado em Segurança/PPRA/Agentes.

Plano Ação (Coletivo)
Espaço para descrever os detalhes de cada plano de ação que deverão ser considerados por todos os envolvidos.

Plano Ação (Administrativo)
Espaço destinado para informar os detalhes administrativos do plano de ação.

Resumo CIPA
Informar se este plano de ação deve ser considerado na emissão do Anexo I do SESMT a ser entregue trimestralmente à DRT.

Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.

Situação
Indicar a situação do plano:

  1. Análise
  2. Aprovado
  3. Andamento
  4. Suspenso
  5. Cancelado
  6. Concluído

Objetivos

Informe os objetivos do plano de ação.

Meta

Informe a meta quantitativa do plano de ação.

Indicadores de Resultado
Informe os indicadores de resultado para o plano de ação.

Arquivo
Permite anexar um arquivo texto com informações completares. Pelo botão Abrir Arquivo, possibilita fazer a leitura.

Aprovação

Uma vez elaborado a fase inicial do plano de ação, é necessário que esse seja analisado pela administração da empresa ou o responsável para que aprove-o, reprove-o ou dê outro encaminhamento para o mesmo. Aqui, caso o responsável pela análise constate a necessidade de mudança do prazo de execução, poderá indicar um novo.

Data Aprovação
Informar a data da aprovação de cada plano de ação de acordo com o seu cronograma.

Empresa Aprovação

Se deseja designar um colaborador de outra empresa como aprovador do Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.

Tipo Aprovação
Indicar o tipo de colaborador responsável pela aprovação do plano de ação.

Cadastro Aprovação
Informar o cadastro do empregado, terceiro ou parceiro responsável pela aprovação do plano de ação.

Local Aprovação
Corresponde ao local do responsável pela aprovação do plano.

Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.

Situação
Indicar a situação do plano:

  1. Análise
  2. Aprovado
  3. Andamento
  4. Suspendo
  5. Cancelado
  6. Concluído

Execução

Essa é a última fase do plano de ação, podendo no entanto ser dividida em várias etapas de execução caso seja necessário. Exemplo: Para a solução dos problemas relacionados no plano de ação, é necessário que a empresa contrate profissionais ou empresas terceiras para a execução dos serviços.

Isso poderá acarretar custos para a empresa, sendo que não existem recursos financeiros disponíveis no momento para a execução de toda a obra necessária. Com isso, os trabalhos de manutenção deverão ocorrer em várias etapas, cada qual com seu prazo de execução que será de acordo com as possibilidades financeira do caixa da empresa. 

Após, efetuadas todas as etapas da fase de execução do plano de ação, este poderá ser concluído, informando-se a situação, a data de conclusão e também a informação “Eficácia”, que consiste em informar para a rotina se as medidas adotadas pelo plano de ação foram eficazes para solucionar o(s) problema(s) relacionado(s) ao risco de acidente.

Empresa Execução

Se deseja designar um colaborador de outra empresa como executor do Plano de Ação, informe neste campo o número da empresa deste colaborador.

Tipo Execução

Indicar o tipo de colaborador responsável pelo término da execução do plano de ação:

  1. Empregado
  2. Terceiro
  3. Parceiro

Cadastro Execução

Informar o cadastro do empregado, terceiro ou parceiro responsável pela execução do plano de ação.

Local Execução

Registrar o local da empresa onde ocorreu a execução do plano.

Descrição Solução

Espaço destinado a descrição completa da solução adotada.

Prazo Execução Início

Informar a data de início da execução do plano de ação ou deixar sem data. Somente a partir desta data poderão ser registradas as etapas de execução.

Prazo Execução Fim

Informar a data limite para a execução do plano de ação ou deixar sem data.

Prioridade
Indique a prioridade do plano de ação.

Situação

Indicar a situação do plano:

  1. Análise
  2. Aprovado
  3. Andamento
  4. Suspenso
  5. Cancelado
  6. Concluído

Eficácia

Quando ocorrer a conclusão do plano, deverá ser indicado as seguintes opções:

Conclusão
Corresponde a data de conclusão do plano de ação.

Etapas Execução / Acompanhamento
Permite informar a data inicial e final, a situação, o tipo de cadastro do executor e alguma informação relevante a cada etapa da execução do plano de ação.

A grade é personalizável, permitindo ordenar registros e ocultar e reposicionar colunas.

Recursos necessários
Informe os recursos (humanos, administrativos, financeiros) necessários para realização da etapa.

Eficácia
Identificação de eficácia da etapa.

Conclusão
Forneça comentários e recomendações referentes à conclusão da etapa.

Anexos

Esta guia permite anexar múltiplos arquivos, de qualquer formato ou extensão, para armazenar os documentos relacionados aos planos de ação cadastrados.

Para anexar um arquivo, selecione um plano de ação e uma empresa através das outras guias da tela. Então, preencha a Descrição do arquivo e clique em Anexar para escolher o anexo.

A guia conta também com os botões AbrirSalvar Como e Excluir, para executar essas ações com o arquivo selecionado.

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