Atendimento
Existem duas formas de efetuar os atendimentos médicos:
- O enfermeiro registra a partir do item Marcar Hora ou pelo botão
Incluir Horário da Agenda Médica, todos os indivíduos que procuram o ambulatório
para serem atendidos.
No cadastro de Marcar Hora, o atendente define uma sequência de hora marcada, o atendente que fará o pré-atendimento ou o médico que procederá o atendimento completo, a área e ocorrência do mal-estar. Normalmente o atendente é um enfermeiro que preenche neste primeiro contato os dados do pré-atendimento. Nesse pré-atendimento, serão levantados os dados clínicos do paciente, que auxiliarão o médico posteriormente, durante o atendimento, como: pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura e subnormalidades cujo acompanhamento será através de relatório disponível em Medicina > Ficha Médica > Listar. Durante o pré-atendimento, pode ocorrer procedimentos que serão ministrados ao paciente, como curativos, aplicação de injetáveis entre outros.
Poderão também ser feitas anotações pela enfermagem para que o médico tome conhecimento do estado e sintomas em que o paciente se encontrava quando chegou ao ambulatório. A utilização do item pré-atendimento não é obrigatória, ou seja, pode-se efetuar o atendimento diretamente, sem que o pré-atendimento tenha sido efetuado.
O médico atendente verificará a fila de espera pela agenda, seleciona o paciente e pressiona o botão Atendimento. Os demais dados do atendimento serão então preenchidos. Ao retornar para a agenda, o programa altera a situação para Atendido Sim. - A empresa não utiliza os itens Marcar Hora e Agenda. Registra então o atendimento diretamente na opção Medicina > Atendimentos > Atendimento (ícone enfermeira).
Este registro se dá nas guias Cadastro, a qual recebe os dados gerais, em Dados Clínicos são informados os itens preliminares para o atendimento como pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, peso e altura. Em Procedimentos é informado o código da AMB referente ao atendimento. A guia Anotações recebe informações diversas do atendimento e, em Complemento, registra informações do atendente que está complementando o atendimento. Esta guia somente poderá ser acessada quando for pressionado o botão Complementar e o usuário atendente for diferente do atendente inicial.
O botão Concluir, tem a função de finalizar um atendimento desde que este esteja nas situações "1 - Aberto" ou "3 - Em complementação". Quando ocorrer um novo atendimento e o atendente possuir outro em aberto, este poderá ser concluído automaticamente caso contrário uma mensagem sempre será apresentada no cadastramento de um novo atendimento. Um atendimento finalizado ou concluído poderá ser reaberto pressionando o botão Reabrir, desde que o atendente tenha permissão. Para identificar se um atendimento foi reaberto, no canto direito das informações do paciente será demonstrado um sinal vermelho.
Os atendimentos com os tipos "2 - Afastamento Interno", "3 -Afastamento Externo" e "5 - Acidente de Trabalho com afastamento" permitem gerar Afastamento pela respectiva guia. Se a empresa utiliza a rotina de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) e se houver relação entre o CID informado no atendimento e o CNAE do colaborador, a situação do afastamento do tipo "3 - Auxílio-doença" será alterada para "4 - Acidente de trabalho", assim como o tipo do atendimento passará a ser "5 - Acidente Trabalho com Afastamento".
Caso haja afastamento em aberto, o botão Retorno ficará visível apenas quando existir afastamento em aberto, ou seja, já existe um afastamento em determinada data e estamos cadastrando um outro afastamento.
Uma colaboradora está em afastamento por auxílio maternidade no período de 01/01/1999 à 01/04/1999; ela chega ao ambulatório para fazer uma consulta que resultará em um outro afastamento, o atendimento é realizado no dia 30/03/1999; o sistema automaticamente apresentará um botão Retorno, onde será informada a data término do primeiro afastamento.
Pelo Atendimento será possível registrar um novo agendamento com data posterior através do botão Marcar, localizado a direita da tela. Ao pressionar este botão, a tela da agenda médica será apresentada com os cinco dias seguintes projetados para que seja cadastrado um novo agendamento (retorno). Após o cadastramento do agendamento futuro, ao retornar para a tela de atendimento, o campo Data/Hora Retorno será preenchido automaticamente, de acordo com o agendamento cadastrado e será percebido também pelo sinal vermelho ao lado. Se houver necessidade de excluir este agendamento, deve-se pressionar o botão Excluir do agendamento.
No rodapé da tela de Atendimentos, o sistema disponibiliza, de acordo com o cadastro do atendente, os botões: Prontuário, PPRA, Ficha Médica, CAT, Receita, ASO, Atestado, Solicitação Exame, Resultado Exame, Questionário, Encaminhamento, Medicamentos, Ficha Func., Exames, Atestado Externo, Audiometria, Acompanhamento Audiometria, Vacina.
Temos ainda a possibilidade de ativar botões extras para a emissão de modelos de relatórios conforme a necessidade dos atendentes médicos. Esses botões deverão ser configurados em Tabelas . Medicina > Atendentes, guia Atendimento e serão disponibilizados na lateral direita da tela de atendimento. O atendente poderá utilizar até seis modelos adicionais (botões) conforme sua necessidade ou até seis regras que permitirão chamar telas de SGI.
Os modelos criados pelo usuário devem possuir variáveis de entrada que receberão informações a respeito do atendimento onde foi pressionado o botão:
- EAbrEmp - Tem que ser variável tipo cadeia de caracteres - abrangência = Sim
- EAbrFic- Tem que ser variável tipo cadeia de caracteres - abrangência = Sim
- EDatAte - Tem que ser uma variável tipo data - máscara DD/MM/YYYY
- EHorAte - tem que ser uma variável tipo numérico - máscara 99:99
No registro dos atendimentos médicos é possível utilizar as seguintes regras de processo:
- 205 - Inserir atendimento;
- 206 - Alterar atendimento;
- 207 - Excluir atendimento;
- 295 - Após identificar um novo atendimento: Esta regra será executada após a identificação da chave do registro, mas somente na inclusão. Tem como objetivo alterar ou complementar em campos de usuário o próprio registro que está sendo incluído. Exemplo: Na tela de atendimento existe um campo de usuário que disponibilizará uma informação de outra tabela (código do sindicato do colaborador) na inserção do atendimento;
- 383 - Concluir atendimento;
- 384 - Reabrir atendimento;
- 759 - Consiste Dados do Atendimento.
Os campos das tabelas R038AFA e R110MAT, inclusive de usuários, também se encontram disponíveis nas regras por processo 19 - Inserir Histórico de Afastamento, 20 - Alterar Histórico de Afastamento e 21- Excluir Histórico de Afastamento, desde que a variável OriHisAfa esteja com o valor 2.
Ficha Médica
Informar o código da Ficha Médica do atendido.
Data
Atendimento
Cadastrar a data do atendimento.
Está informação será preenchida automaticamente se pressionado o botão Data/Hora
atual (ALT + H).
Hora
Atendimento
Registrar a hora início do
atendimento. Está informação será preenchida automaticamente se pressionado o
botão Data/Hora atual (ALT + H).
Guia Cadastro
Atendente
Pré-atendimento
Quando ocorre um atendimento e
um pré-atendimento para o mesmo paciente já foi executado, é apresentado o
atendente (interno ou externo) responsável que preencheu as informações do
pré-atendimento. Esta informação só é solicitada quando há inicialmente o
pré-atendimento.
Importante
Se nas definições do Medicina, guia Permissões, o campo Dados atendimento for igual a "1-Somente Usuário que registrou pode alterar", o código do atendente será preenchido automaticamente pois o atendente (médico ou enfermeiro) possui obrigatoriamente seu código de usuário relacionado ao código do atendente.
Atendente
Informar o código do atendente (interno) que
realizou o atendimento.
Importante
Se nas definições do Medicina, guia Permissões, o campo Dados atendimento for igual a "1-Somente Usuário que registrou pode alterar", o código do atendente será preenchido automaticamente pois o atendente (médico ou enfermeiro) possui obrigatoriamente seu código de usuário relacionado ao código do atendente.
Quando na alteração do registro, se o atendente já possui uma receita ou atestado cadastrados, não será permitido alterar.
Área
O módulo sugere automaticamente a área de atuação
do profissional da saúde caso no cadastro do atendente já estiver sido informado
a área de atuação. Exemplos de áreas de atendimento: Enfermagem, Clínica Geral,
Ginecologia, etc.
Posto
Atendimento
Corresponde ao posto médico do
atendente. Esta informação será preenchida automaticamente desde que no cadastro
do atendente o campo Posto Padrão estiver preenchido.
Ocorrência
Informar a ocorrência apresentada ou seja o
motivo pelo qual levou o atendido ao ambulatório. Exemplo: tontura, laringite,
etc.
Nota
Se a ocorrência for informada incorretamente, ao atualizar a informação no campo Ocorrência da tabela R110MAT, a informação será demonstrada corretamente. No entanto, para que essa correção também seja refletida no campo Ocorrência da tabela R110MAM, será necessário excluir o ASO e relançá-lo.
CID-10
Informar o código da doença, conforme a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Este campo será preenchido
automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o código da
CID-10 correspondente. Este CID-10 também será cadastrado automaticamente na guia CID
como sendo a doença principal. Caso houver necessidade de registrar outras
doenças, pode-se utilizar a guia CID.
Subgrupo CID-10
Informar o Código do
subgrupo da doença quando não se tem a certeza da doença. Este campo será
preenchido automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o
código do subgrupo da CID-10 correspondente.
CID-11
Informar o código da doença, conforme a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Este campo será preenchido
automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o código da
CID-11 correspondente. Este CID-11 também será cadastrado automaticamente na guia CID
como sendo a doença principal. Caso houver necessidade de registrar outras
doenças, pode-se utilizar a guia CID.
Tipo
Atendimento
Informar o tipo de atendimento,
conforme abaixo:
Observação
Será permitido somente um tipo de atestado vinculado a um atendimento. Ou seja, um ASO, um atestado (interno) ou um atestado externo. Desta forma, ao vincular o primeiro atestado ao atendimento, o botão referente ao tipo desse atestado ficará habilitado, enquanto os botões dos demais tipos ficarão desabilitados.
- Simples Atendimento - não será permitido informar dados na guia Afastamento;
- Afastamento Interno por doença - corresponde a um afastamento gerado pelo ambulatório da empresa, neste caso a guia afastamento será habilitada;
- Afastamento Externo por doença - corresponde a um afastamento gerado por um médico externo, neste caso a guia afastamento será habilitada;
- Acidente Trabalho sem Afastamento - corresponde a um acidente de trabalho de pequeno valor, exemplo: contusão, arranhão, neste caso a guia afastamento não será habilitada;
- Acidente Trabalho com Afastamento - corresponde a um acidente de trabalho que exige um afastamento, neste caso a guia afastamento será habilitada;
- Não atendido - o paciente foi ao ambulatório mas não foi atendido por desistência ou por outro motivo qualquer - não permite gerar afastamento;
- Pré-atendido - o paciente foi apenas pré-atendido, no caso, pelo enfermeiro - não permite gerar afastamento.
Importante
Para os tipos 2,3 e 5 disponibilizará a guia afastamento e serão considerados para os módulos Controle de Ponto e Refeitório e Administração de Pessoal. Observar que tipo de atendimento 2 e 3 não tem muita diferença e se a empresa entender melhor poderia trabalhar sempre com apenas um dos tipos.
O tipo de atendimento poderá ser informado também pela tela de atestado, acessada pelo respectivo botão no rodapé da tela quando disponível.
Atendimento
Assistencial
Permite identificar se o
atendimento está relacionado com a área assistencial ou ocupacional:
- S - Assistencial
- N - Não assistencial (ocupacional)
Data Retorno
Informar a data em que o atendido deverá retornar
para uma nova consulta.
Hora Entrada
Registrar a hora de entrada do ambulatório, que é
a hora de início do atendimento. Esta informação é preenchida automaticamente
mas permite que seja alterada.
Hora Saída
Registrar a hora em que o atendido saiu do
ambulatório, esta hora representa o término do atendimento. Será solicitada pelo
sistema ao concluir o atendimento se nas definições do atendente, o campo
Horário Saída estiver preenchido de acordo. A hora de saída poderá ser utilizada
para atualizar a hora de término do agendamento, conforme o parâmetro "Atualiza
Agendamento" em Tabelas/Medicina/Atendentes - pasta Atendimento.
Custo
Atendimento
Informar o custo do atendimento.
Poderá existir algum atendimento específico em que a empresa efetue desconto em
folha, neste caso poderá emitir uma listagem com o valor do atendimento a ser
remetida para lançamento.
Afastamento
O afastamento do colaborador poderá ser cadastrado através desta guia ou diretamente pelo botão Atestado, onde será disponibilizado um botão para imprimir o atestado médico.
Serão transferidos para esta guia os dados referentes ao afastamento do atestado médico (15 dias). Caso seja feito o cadastramento do afastamento nesta guia e em seguida acessar o botão Atestado, serão sugeridos os dados do afastamento.
Importante
Esta guia não será disponibilizada no pré-atendimento.
Informe a data inicial do afastamento que geralmente corresponde a mesma data do atendimento médico.
Importante
Pode-se excluir o afastamento ao zerar o campo e gravar a alteração.
Hora
Afastamento
Informar a hora em que ocorreu o afastamento que geralmente corresponde a hora
de entrada no ambulatório. Se informar a hora inicial do afastamento com 00:00 e
também no campo Hora Término, o módulo ignora estas duas informações e considera
somente as datas.
Situação
Atestado
Informar a situação do atestado que
corresponde ao período de dias de licença definido para a empresa, respeitando a definição prevista em lei e que a empresa é
responsável pelo pagamento. Corresponde as situações que contém os tipos de
atendimento 2=Afastamento Interno e 3=Afastamento Externo. Os tipos de situações
podem ser:
- 06 - Licença maternidade
- 14 - Licença médica (pagto empresa)
- 17 - Situação apuração Controle de Ponto e Refeitório - não recomendada
- 19 - Licença maternidade INSS
- 24 - Maternidade Empresa Cidadã
- 99 - Outros - não recomendada
Importante
A disponibilidade das situações acima obedecerá o sexo do paciente.
Para os tipo de atendimento 5=Acidente de trabalho com afastamento, o tipos de situações podem ser:
- 14 - Licença médica (pagto empresa)
- 17 - Situação apuração Controle de Ponto e Refeitório - não recomendada
- 23 - Licença acidente trabalho (pagto empresa)
- 99 - Outros - não recomendada
Motivo Rais
Atestado
Informar o motivo da Rais de acordo com
o atestado. Ao pressionar a tecla F3 serão disponibilizados os itens.
Dias Atestado
Informar a quantidade de dias de atestado para o
colaborador.
Importante
Normalmente corresponde a quantidade de dias configurados na empresa para a licença médica dos primeiros dias do afastamento do colaborador, que são pagos pela empresa, caso exista um afastamento superior a esta quantidade de dias que foi configurada. Ou ainda o atestado poderá representar horas em que o funcionário ficará afastado da empresa como, por exemplo, uma saída ao médico mas retorna a empresa; sendo assim o atendimento ficará registrado juntamente com as horas de ausência do colaborador.
A empresa tem definido que a quantidade de dias para licença médica é de 15 dias. Um colaborador se afasta do trabalho por 20 dias por motivo de doença; poderemos registrar esse atendimento da seguinte forma:
- No campo Situação de Atestado, informar 14-Licença médica (pagto empresa); no campo Dias Atestado informar 15; no campo Situação afastamento informar 03-Auxílio-doença e no campo Dias de Afastamento informar 5.
Importante
As situações de Afastamento e Atestado se relacionam com o Tipo de Atendimento.
Hora Término
Hora de término do afastamento. Se for informado
00:00 neste campo e também no campo Hora Afastamento, o Gestão de Pessoas | HCM ignora estas duas
informações, considerando o afastamento somente pelas datas. Este campo ficará
disponível se a quantidade de dias for igual a 1.
Situação
Afastamento
Informar a situação de afastamento
para o colaborador que corresponde o período a partir do 16º dia.
Para os tipos de atendimento 2=Afastamento interno e 3=Afastamento externo, os
tipos de situações podem ser:
- 03 - Auxílio-doença
- 17 - Situação apuração Controle de Ponto e Refeitório - não recomendada
- 99 - Outros - não recomendada
- Para o tipo de atendimento 5=Acidente de trabalho com afastamento, o tipos de situações podem ser:
- 04 - Acidente Trabalho
- 17 - Situação apuração Controle de Ponto e Refeitório - não recomendada
- 99 - Outros - não recomendada
Mesmo Motivo dentro de 60 dias
Informe se o afastamento ocorre pelo mesmo motivo que o anterior (acidente/doença) dentro de 60 dias. Este campo é usado para gerar informações para o leiaute S-2230 do eSocial.
Este campo permanece habilitado quando o motivo da situação do atestado ou afastamento reincidir em 60 dias, ou seja, quando ocorrer pelo mesmo motivo dentro deste período.
Risco Nexo
Informar se este afastamento corre o risco de gerar um Nexo Técnico
Epidemiológico (NTEP)
de acordo com o subgrupo da CID informado na pasta Cadastro. Se o subgrupo da
CID informado estiver relacionado ao CNAE da filial do colaborador, será
sugerido para o campo 'S' através da mensagem: "ATENÇÃO! Há risco deste afastamento ser
considerado no nexo técnico epidemiológico."
Importante
Se para este atendimento médico com afastamento ocorrer o cadastramento da CAT, a situação do Afastamento será alterada para 4-Acidente de Trabalho e este campo apresentará 'S' indicando que o afastamento anterior era de auxílio-doença.
Motivo Rais
Afastamento
Informar o motivo da Rais de acordo com o afastamento.
Ao pressionar a tecla F3 serão disponibilizados os itens.
Dias
Afastamento
Informar a quantidade de dias de
afastamento.
Dias
Justificados
Este campo tem como objetivo simplificar a
geração do histórico de afastamento do colaborador, ou seja, ao cadastrar um
afastamento pode-se dizer quantos dias foram justificados, sem a necessidade de
informar a situação do atestado no atendimento ou no cadastro da CAT, gerando
desta forma somente um histórico de afastamento com a situação Afastado por
Doença ou por Acidente Trabalho. Este campo ficará disponível se a situação do
atestado não for informada e a situação de afastamento possuir em seu cadastro
uma situação dias justificados informada (Tabelas/Gerais/Situações).
Exame
Retorno
Informações válidas:
- S - Sim, haverá a geração dos exames médicos que estiverem indicados em Medicina > PCMSO > Periódicos..., coluna Retorno Afastamento, para os tipos 03 (auxílio-doença), 04 (acidente de trabalho), 06 (licença maternidade) e 14 (licença médica-15 dias).
- N - Não, para este afastamento não serão gerados exames.
Os exames médicos de retorno serão gerados somente se não houver a data de término no afastamento.
Se o campo Exame de Retorno da tela de cadastro de situações estiver preenchido, o valor informado nele será automaticamente preenchido aqui quando a Situação for selecionada.
Previsão
Permite definir se a data de
término é somente uma previsão ou o final do afastamento:
- S - Sim, trata-se apenas de uma previsão de término. O próximo campo receberá a data de previsão de término;
- N - Não, o próximo campo receberá a data do efetivo término do afastamento.
Previsão
Término / Data Final Afastamento
Informar a data
da previsão de término do afastamento ou a data do término definitivo conforme o
campo Previsão. Se houver quantidade de dias afastamento informado, será
projetada a respectiva para os dois casos.
Duração
Tratamento
Corresponde a quantidade provável de dias do tratamento médico. Ao inserir um
afastamento, será sugerido como duração do tratamento a soma dos dias de
Atestado e Afastamento, ou se o Afastamento for em horas, irá sugerir 1 dia.
Esta informação será utilizada ao vincular o Atendimento Médico à CAT onde
posteriormente será listado no campo 58 do formulário CAT.
Dados Clínicos
Peso (Kg)
Cadastrar o peso do paciente. O peso existente
nos atendimentos anteriores não serão alterados, possibilitando fazer
comparativos em relatórios. Esta informação poderá ser utilizada para o
relatório Pondero-Estatural.
Altura (Cm)
Cadastrar a altura do paciente em centímetros.
Esta informação poderá ser utilizada para o relatório
Pondero-Estatural.
Perímetro
Cefálico (Cm)
Informar a circunferência
craniana (frontoccipital) do paciente em centímetros que será utilizado no
Gráfico Pondero-Estatural. Esta informação será
utilizada somente para fichas médicas que forem de dependentes com grau de
parentesco 1=Filho(a), 11=Enteado(a) e 14=Filho(a) adotivo(a).
Informe a circunferência abdominal do paciente, em centímetros. Esta informação serve para acompanhar a evolução do atendido a cada consulta. Este campo permanece habilitado para qualquer tipo de atendido da ficha médica.
Prioridade atendimento
Informe a
prioridade de atendimento do atendido. A descrição da prioridade é exibida com a
cor cadastrada para a prioridade (em Tabelas > Medicina > Prioridade
atendimento) e também na tela dos agendamentos nos campos Prioridade,
Descrição prioridade e Tempo espera.
Procedimentos AMB
Informar o código do procedimento médico AMB utilizado no pré-atendimento. Ao lado da descrição será apresentado o nome do atendente que registrou o procedimento.
Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Procedimentos AMB disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).
Procedimentos CBHPM
Informar o código do procedimento médico CBHPM utilizado no pré-atendimento. Ao lado da descrição será apresentado o nome do atendente que registrou o procedimento.
Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Procedimentos CBHPM disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).
Anotações
Este espaço é destinado para anotações referentes ao atendimento realizado.
CID-10
Informar o código da doença, conforme a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
CID-11
Informar o código da doença, conforme a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).
Clique neste botão, localizado ao lado dos campos Pré-Atendimento e Anotações, para pesquisar por textos cadastrados através da tela Cadastro de Textos (FR110TXT). É possível selecionar apenas os textos que foram cadastrados com o Tipo de Uso igual a "0 - Geral" ou "4 - Anotações Pré-Atendimento/Atendimento".
Ao inserir um autotexto através do botão , ele substitui todo o texto informado no campo Anotações. Caso seja necessário complementar o autotexto, é necessário primeiro inserir o autotexto e em seguida editá-lo.
Complemento
Nesta pasta serão informadas dados do complemento do atendimento feito por outro atendente. É uma situação atípica que permite um outro médico dar continuidade ao atendimento, permitindo a emissão da receita e atestado médico.
Importante
Esta guia não será disponibilizada no pré-atendimento.
Área
Indicação do código da área do atendente complementar.
Anotações
Registrar comentários para este
complemento.
Receitas
Registrar as receitas médicas para este pré-atendimento. Através do botão Inserir é disponibilizada a tela de cadastramento das receitas médicas.
Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Receitas disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).
CID
Registre a CID das doenças ou seus subgrupos nas grades CID-10 e/ou CID-11. Deverá ser indicada no mínimo uma doença principal que será apresentada na tela de cadastro do atendimento médico.
Imagens
Esta guia permite anexar imagens para os pré-atendimentos nos formatos JPEG, GIF, PNG ou Bitmap (BMP).
Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Imagens disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).
Para excluir um ou mais itens da grade, pressione CTRL + DEL sobre a linha a ser excluída.