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Atendimento

Existem duas formas de efetuar os atendimentos médicos:

  1. O enfermeiro registra a partir do item Marcar Hora ou pelo botão Incluir Horário da Agenda Médica, todos os indivíduos que procuram o ambulatório para serem atendidos.

    No cadastro de Marcar Hora, o atendente define uma sequência de hora marcada, o atendente que fará o pré-atendimento ou o médico que procederá o atendimento completo, a área e ocorrência do mal-estar. Normalmente o atendente é um enfermeiro que preenche neste primeiro contato os dados do pré-atendimento. Nesse pré-atendimento, serão levantados os dados clínicos do paciente, que auxiliarão o médico posteriormente, durante o atendimento, como: pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura e subnormalidades cujo acompanhamento será através de relatório disponível em Medicina > Ficha Médica > Listar. Durante o pré-atendimento, pode ocorrer procedimentos que serão ministrados ao paciente, como curativos, aplicação de injetáveis entre outros.

    Poderão também ser feitas anotações pela enfermagem para que o médico tome conhecimento do estado e sintomas em que o paciente se encontrava quando chegou ao ambulatório. A utilização do item pré-atendimento não é obrigatória, ou seja, pode-se efetuar o atendimento diretamente, sem que o pré-atendimento tenha sido efetuado.

    O médico atendente verificará a fila de espera pela agenda, seleciona o paciente e pressiona o botão Atendimento. Os demais dados do atendimento serão então preenchidos. Ao retornar para a agenda, o programa altera a situação para Atendido Sim.
  2. A empresa não utiliza os itens Marcar Hora e Agenda. Registra então o atendimento diretamente na opção Medicina > Atendimentos > Atendimento (ícone enfermeira).

Este registro se dá nas guias Cadastro, a qual recebe os dados gerais, em Dados Clínicos são informados os itens preliminares para o atendimento como pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, peso e altura. Em Procedimentos é informado o código da AMB referente ao atendimento. A guia Anotações recebe informações diversas do atendimento e, em Complemento, registra informações do atendente que está complementando o atendimento. Esta guia somente poderá ser acessada quando for pressionado o botão Complementar e o usuário atendente for diferente do atendente inicial.

O botão Concluir, tem a função de finalizar um atendimento desde que este esteja nas situações "1 - Aberto" ou "3 - Em complementação". Quando ocorrer um novo atendimento e o atendente possuir outro em aberto, este poderá ser concluído automaticamente caso contrário uma mensagem sempre será apresentada no cadastramento de um novo atendimento. Um atendimento finalizado ou concluído poderá ser reaberto pressionando o botão Reabrir, desde que o atendente tenha permissão. Para identificar se um atendimento foi reaberto, no canto direito das informações do paciente será demonstrado um sinal vermelho.

Os atendimentos com os tipos "2 - Afastamento Interno", "3 -Afastamento Externo" e "5 - Acidente de Trabalho com afastamento" permitem gerar Afastamento pela respectiva guia. Se a empresa utiliza a rotina de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) e se houver relação entre o CID informado no atendimento e o CNAE do colaborador, a situação do afastamento do tipo "3 - Auxílio-doença" será alterada para "4 - Acidente de trabalho", assim como o tipo do atendimento passará a ser "5 - Acidente Trabalho com Afastamento".

Caso haja afastamento em aberto, o botão Retorno ficará visível apenas quando existir afastamento em aberto, ou seja, já existe um afastamento em determinada data e estamos cadastrando um outro afastamento.

Pelo Atendimento será possível registrar um novo agendamento com data posterior através do botão Marcar, localizado a direita da tela. Ao pressionar este botão, a tela da agenda médica será apresentada com os cinco dias seguintes projetados para que seja cadastrado um novo agendamento (retorno). Após o cadastramento do agendamento futuro, ao retornar para a tela de atendimento, o campo Data/Hora Retorno será preenchido automaticamente, de acordo com o agendamento cadastrado e será percebido também pelo sinal vermelho ao lado. Se houver necessidade de excluir este agendamento, deve-se pressionar o botão Excluir do agendamento. 

No rodapé da  tela de Atendimentos, o sistema disponibiliza, de acordo com o cadastro do atendente, os botões: Prontuário, PPRA, Ficha Médica, CAT, Receita, ASO, Atestado, Solicitação Exame, Resultado Exame, Questionário, Encaminhamento, Medicamentos, Ficha Func., Exames, Atestado Externo, AudiometriaAcompanhamento Audiometria, Vacina.

Temos ainda a possibilidade de ativar botões extras para a emissão de modelos de relatórios conforme a necessidade dos atendentes médicos. Esses botões deverão ser configurados em Tabelas . Medicina > Atendentes, guia Atendimento e serão disponibilizados na lateral direita da tela de atendimento. O atendente poderá utilizar até seis modelos adicionais (botões) conforme sua necessidade ou até seis regras que permitirão chamar telas de SGI.

Os modelos criados pelo usuário devem possuir variáveis de entrada que receberão informações a respeito do atendimento onde foi pressionado o botão:

No registro dos atendimentos médicos é possível utilizar as seguintes regras de processo:

Os campos das tabelas R038AFA e R110MAT, inclusive de usuários, também se encontram disponíveis nas regras por processo 19 - Inserir Histórico de Afastamento, 20 - Alterar Histórico de Afastamento e 21- Excluir Histórico de Afastamento, desde que a variável OriHisAfa esteja com o valor 2.

Ficha Médica
Informar o código da Ficha Médica do atendido.

Data Atendimento
Cadastrar a data do atendimento. Está informação será preenchida automaticamente se pressionado o botão Data/Hora atual (ALT + H).

Hora Atendimento
Registrar a hora início do atendimento. Está informação será preenchida automaticamente se pressionado o botão Data/Hora atual (ALT + H).

Guia Cadastro

Atendente Pré-atendimento
Quando ocorre um atendimento e um pré-atendimento para o mesmo paciente já foi executado, é apresentado o atendente (interno ou externo) responsável que preencheu as informações do pré-atendimento. Esta informação só é solicitada quando há inicialmente o pré-atendimento.

Importante

Se nas definições do Medicina, guia Permissões, o campo Dados atendimento for igual a "1-Somente Usuário que registrou pode alterar", o código do atendente será preenchido automaticamente pois o atendente (médico ou enfermeiro) possui obrigatoriamente seu código de usuário relacionado ao código do atendente.

Atendente
Informar o código do atendente (interno) que realizou o atendimento.

Importante

Se nas definições do Medicina, guia Permissões, o campo Dados atendimento for igual a "1-Somente Usuário que registrou pode alterar", o código do atendente será preenchido automaticamente pois o atendente (médico ou enfermeiro) possui obrigatoriamente seu código de usuário relacionado ao código do atendente.

Quando na alteração do registro, se o atendente já possui uma receita ou atestado cadastrados, não será permitido alterar.

Área
O módulo sugere automaticamente a área de atuação do profissional da saúde caso no cadastro do atendente já estiver sido informado a área de atuação. Exemplos de áreas de atendimento: Enfermagem, Clínica Geral, Ginecologia, etc.

Posto Atendimento
Corresponde ao posto médico do atendente. Esta informação será preenchida automaticamente desde que no cadastro do atendente o campo Posto Padrão estiver preenchido.

Ocorrência
Informar a ocorrência apresentada ou seja o motivo pelo qual levou o atendido ao ambulatório. Exemplo: tontura, laringite, etc.

Nota

Se a ocorrência for informada incorretamente, ao atualizar a informação no campo Ocorrência da tabela R110MAT, a informação será demonstrada corretamente. No entanto, para que essa correção também seja refletida no campo Ocorrência da tabela R110MAM, será necessário excluir o ASO e relançá-lo.

CID-10
Informar o código da doença, conforme a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Este campo será preenchido automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o código da CID-10 correspondente. Este CID-10 também será cadastrado automaticamente na guia CID como sendo a doença principal. Caso houver necessidade de registrar outras doenças, pode-se utilizar a guia CID.

Subgrupo CID-10
Informar o Código do subgrupo da doença quando não se tem a certeza da doença. Este campo será preenchido automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o código do subgrupo da CID-10 correspondente.

CID-11
Informar o código da doença, conforme a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Este campo será preenchido automaticamente se no cadastro da ocorrência já tiver sido indicado o código da CID-11 correspondente. Este CID-11 também será cadastrado automaticamente na guia CID como sendo a doença principal. Caso houver necessidade de registrar outras doenças, pode-se utilizar a guia CID.

Tipo Atendimento
Informar o tipo de atendimento, conforme abaixo:

Observação

Será permitido somente um tipo de atestado vinculado a um atendimento. Ou seja, um ASO, um atestado (interno) ou um atestado externo. Desta forma, ao vincular o primeiro atestado ao atendimento, o botão referente ao tipo desse atestado ficará habilitado, enquanto os botões dos demais tipos ficarão desabilitados.

  1. Simples Atendimento - não será permitido informar dados na guia Afastamento;
  2. Afastamento Interno por doença - corresponde a um afastamento gerado pelo ambulatório da empresa, neste caso a guia afastamento será habilitada;
  3. Afastamento Externo por doença - corresponde a um afastamento gerado por um médico externo, neste caso a guia afastamento será habilitada;
  4. Acidente Trabalho sem Afastamento - corresponde a um acidente de trabalho de pequeno valor, exemplo: contusão, arranhão, neste caso a guia afastamento não será habilitada;
  5. Acidente Trabalho com Afastamento - corresponde a um acidente de trabalho que exige um afastamento, neste caso a guia afastamento será habilitada;
  6. Não atendido - o paciente foi ao ambulatório mas não foi atendido por desistência ou por outro motivo qualquer - não permite gerar afastamento;
  7. Pré-atendido - o paciente foi apenas pré-atendido, no caso, pelo enfermeiro - não permite gerar afastamento.

Importante

Para os tipos 2,3 e 5 disponibilizará a guia afastamento e serão considerados para os módulos Controle de Ponto e Refeitório e Administração de Pessoal. Observar que tipo de atendimento 2 e 3 não tem muita diferença e se a empresa entender melhor poderia trabalhar sempre com apenas um dos tipos.

O tipo de atendimento poderá ser informado também pela tela de atestado, acessada pelo respectivo botão no rodapé da tela quando disponível.

Atendimento Assistencial
Permite identificar se o atendimento está relacionado com a área assistencial ou ocupacional:

Data Retorno
Informar a data em que o atendido deverá retornar para uma nova consulta.

Hora Entrada
Registrar a hora de entrada do ambulatório, que é a hora de início do atendimento. Esta informação é preenchida automaticamente mas permite que seja alterada.

Hora Saída
Registrar a hora em que o atendido saiu do ambulatório, esta hora representa o término do atendimento. Será solicitada pelo sistema ao concluir o atendimento se nas definições do atendente, o campo Horário Saída estiver preenchido de acordo. A hora de saída poderá ser utilizada para atualizar a hora de término do agendamento, conforme o parâmetro "Atualiza Agendamento" em Tabelas/Medicina/Atendentes - pasta Atendimento. 

Custo Atendimento
Informar o custo do atendimento. Poderá existir algum atendimento específico em que a empresa efetue desconto em folha, neste caso poderá emitir uma listagem com o valor do atendimento a ser remetida para lançamento.

Afastamento

O afastamento do colaborador poderá ser cadastrado através desta guia ou diretamente pelo botão Atestado, onde será disponibilizado um botão para imprimir o atestado médico.

Serão transferidos para esta guia os dados referentes ao afastamento do atestado médico (15 dias).  Caso seja feito o cadastramento do afastamento nesta guia e em seguida acessar o botão Atestado, serão sugeridos os dados do afastamento.

Importante 

Esta guia não será disponibilizada no pré-atendimento.

Data Afastamento

Informe a data inicial do afastamento que geralmente corresponde a mesma data do atendimento médico.

Importante

Pode-se excluir o afastamento ao zerar o campo e gravar a alteração.

Hora Afastamento
Informar a hora em que ocorreu o afastamento que geralmente corresponde a hora de entrada no ambulatório. Se informar a hora inicial do afastamento com 00:00 e também no campo Hora Término, o módulo ignora estas duas informações e considera somente as datas.

Situação Atestado
Informar a situação do atestado que corresponde ao período de dias de licença definido para a empresa, respeitando a definição prevista em lei e que a empresa é responsável pelo pagamento. Corresponde as situações que contém os tipos de atendimento 2=Afastamento Interno e 3=Afastamento Externo. Os tipos de situações podem ser:

Importante 

A disponibilidade das situações acima obedecerá o sexo do paciente.

Para os tipo de atendimento 5=Acidente de trabalho com afastamento, o tipos de situações podem ser:

Motivo Rais Atestado
Informar o motivo da Rais de acordo com o atestado. Ao pressionar a tecla F3 serão disponibilizados os itens.

Dias Atestado
Informar a quantidade de dias de atestado para o colaborador.

Importante

Normalmente corresponde a quantidade de dias configurados na empresa para a licença médica dos primeiros dias do afastamento do colaborador, que são pagos pela empresa, caso exista um afastamento superior a esta quantidade de dias que foi configurada. Ou ainda o atestado poderá representar horas em que o funcionário ficará afastado da empresa como, por exemplo, uma saída ao médico mas retorna a empresa; sendo assim o atendimento ficará registrado juntamente com as horas de ausência do colaborador.

Importante

As situações de Afastamento e Atestado se relacionam com o Tipo de Atendimento.

Hora Término
Hora de término do afastamento. Se for informado 00:00 neste campo e também no campo Hora Afastamento, o Gestão de Pessoas | HCM ignora estas duas informações, considerando o afastamento somente pelas datas. Este campo ficará disponível se a quantidade de dias for igual a 1.

Situação Afastamento
Informar a situação de afastamento para o colaborador que corresponde o período a partir do 16º dia.
Para os tipos de atendimento 2=Afastamento interno e 3=Afastamento externo, os tipos de situações podem ser:

Mesmo Motivo dentro de 60 dias

Informe se o afastamento ocorre pelo mesmo motivo que o anterior (acidente/doença) dentro de 60 dias. Este campo é usado para gerar informações para o leiaute S-2230 do eSocial.

Este campo permanece habilitado quando o motivo da situação do atestado ou afastamento reincidir em 60 dias, ou seja, quando ocorrer pelo mesmo motivo dentro deste período.

Risco Nexo
Informar se este afastamento corre o risco de gerar um Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) de acordo com o subgrupo da CID informado na pasta Cadastro. Se o subgrupo da CID informado estiver relacionado ao CNAE da filial do colaborador, será sugerido para o campo 'S' através da mensagem: "ATENÇÃO! Há risco deste afastamento ser considerado no nexo técnico epidemiológico."

Importante

Se para este atendimento médico com afastamento ocorrer o cadastramento da CAT, a situação do Afastamento será alterada para 4-Acidente de Trabalho e este campo apresentará 'S' indicando que o afastamento anterior era de auxílio-doença.

Motivo Rais Afastamento
Informar o motivo da Rais de acordo com o afastamento. Ao pressionar a tecla F3 serão disponibilizados os itens.

Dias Afastamento
Informar a quantidade de dias de afastamento.

Dias Justificados
Este campo tem como objetivo simplificar a geração do histórico de afastamento do colaborador, ou seja, ao cadastrar um afastamento pode-se dizer quantos dias foram justificados, sem a necessidade de informar a situação do atestado no atendimento ou no cadastro da CAT, gerando desta forma somente um histórico de afastamento com a situação Afastado por Doença ou por Acidente Trabalho. Este campo ficará disponível se a situação do atestado não for informada e a situação de afastamento possuir em seu cadastro uma situação dias justificados informada (Tabelas/Gerais/Situações).  

Exame Retorno
Informações válidas:

Os exames médicos de retorno serão gerados somente se não houver a data de término no afastamento.

Se o campo Exame de Retorno da tela de cadastro de situações estiver preenchido, o valor informado nele será automaticamente preenchido aqui quando a Situação for selecionada.

Previsão
Permite definir se a data de término é somente uma previsão ou o final do afastamento:

Previsão Término / Data Final Afastamento
Informar a data da previsão de término do afastamento ou a data do término definitivo conforme o campo Previsão. Se houver quantidade de dias afastamento informado, será projetada a respectiva para os dois casos.

Duração Tratamento
Corresponde a quantidade provável de dias do tratamento médico. Ao inserir um afastamento, será sugerido como duração do tratamento a soma dos dias de Atestado e Afastamento, ou se o Afastamento for em horas, irá sugerir 1 dia. Esta informação será utilizada ao vincular o Atendimento Médico à CAT onde posteriormente será listado no campo 58 do formulário CAT.

Dados Clínicos

Peso (Kg)
Cadastrar o peso do paciente. O peso existente nos atendimentos anteriores não serão alterados, possibilitando fazer comparativos em relatórios. Esta informação poderá ser utilizada para o relatório Pondero-Estatural.

Altura (Cm)
Cadastrar a altura do paciente em centímetros. Esta informação poderá ser utilizada para o relatório Pondero-Estatural.

Perímetro Cefálico (Cm)
Informar a circunferência craniana (frontoccipital) do paciente em centímetros que será utilizado no Gráfico Pondero-Estatural. Esta informação será utilizada somente para fichas médicas que forem de dependentes com grau de parentesco 1=Filho(a), 11=Enteado(a) e 14=Filho(a) adotivo(a).

Perímetro Abdominal (cm)

Informe a circunferência abdominal do paciente, em centímetros. Esta informação serve para acompanhar a evolução do atendido a cada consulta. Este campo permanece habilitado para qualquer tipo de atendido da ficha médica.

Prioridade atendimento
Informe a prioridade de atendimento do atendido. A descrição da prioridade é exibida com a cor cadastrada para a prioridade (em Tabelas > Medicina > Prioridade atendimento) e também na tela dos agendamentos nos campos Prioridade, Descrição prioridade e Tempo espera.

Procedimentos AMB

Informar o código do procedimento médico AMB utilizado no pré-atendimento. Ao lado da descrição será apresentado o nome do atendente que registrou o procedimento.

Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Procedimentos AMB disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).

Procedimentos CBHPM

Informar o código do procedimento médico CBHPM utilizado no pré-atendimento. Ao lado da descrição será apresentado o nome do atendente que registrou o procedimento.

Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Procedimentos CBHPM disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).

Anotações

Este espaço é destinado para anotações referentes ao atendimento realizado.

CID-10
Informar o código da doença, conforme a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

CID-11
Informar o código da doença, conforme a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Botão Inserir Auto Texto ()

Clique neste botão, localizado ao lado dos campos Pré-Atendimento e Anotações, para pesquisar por textos cadastrados através da tela Cadastro de Textos (FR110TXT). É possível selecionar apenas os textos que foram cadastrados com o Tipo de Uso igual a "0 - Geral" ou "4 - Anotações Pré-Atendimento/Atendimento".

Ao inserir um autotexto através do botão , ele substitui todo o texto informado no campo Anotações. Caso seja necessário complementar o autotexto, é necessário primeiro inserir o autotexto e em seguida editá-lo.

Complemento

Nesta pasta serão informadas dados do complemento do atendimento feito por outro atendente. É uma situação atípica que permite um outro médico dar continuidade ao atendimento, permitindo a emissão da receita e atestado médico.

Importante 

Esta guia não será disponibilizada no pré-atendimento.

Área
Indicação do código da área do atendente complementar.

Anotações
Registrar comentários para este complemento.

Receitas

Registrar as receitas médicas para este pré-atendimento. Através do botão Inserir é disponibilizada a tela de cadastramento das receitas médicas.

Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Receitas disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).

CID

Registre a CID das doenças ou seus subgrupos nas grades CID-10 e/ou CID-11. Deverá ser indicada no mínimo uma doença principal que será apresentada na tela de cadastro do atendimento médico.

Imagens

Esta guia permite anexar imagens para os pré-atendimentos nos formatos JPEG, GIF, PNG ou Bitmap (BMP).

Esta guia fica disponível ao atendente apenas quando o campo Guia Imagens disponível ao atendente é definido como "S - Sim" na tela Atendentes (FR108TAT).

Para excluir um ou mais itens da grade, pressione CTRL + DEL sobre a linha a ser excluída.

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