Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Definições

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Corresponde à parametrização das informações que serão utilizadas no cadastramento das Reservas, Turmas, Documentos, Demitidos e Cursos.

Reservas

Permitir Excluir
Informar o indicador de exclusão de reservas:

Observação

Esta opção não ficará disponível se o tratamento das reservas for por Participante.

Checar Local
Utilizar o critério de verificação do local nas reservas:

Origem Default
Permite informar a origem das reservas:

Observação

A origem informada neste campo será utilizada no cadastramento das reservas por agrupamento ou por participantes, conforme o campo 'Administração Reserva Curso' em Diversos > Assinalamentos.

Local Default
Informar o local padrão que será utilizado no cadastramento das reservas.

Observação

Esta opção não ficará disponível se o tratamento das reservas for por Participante.

Motivo Default
Informar o motivo padrão que será utilizado no cadastramento das reservas.

Observação

Esta opção não ficará disponível se o tratamento das reservas for por Participante.

Vagas Default
Corresponde a quantidade de vagas padrão a serem utilizadas no cadastramento das reservas.

Observação

Esta opção não ficará disponível se o tratamento das reservas for por Participante.

Motivo da Reserva
Informar o código do motivo a ser utilizado na geração das reservas pela rotina de avaliação no CS, CS Web ou TR.

Observação

Este campo é utilizado para configuração das rotinas do PDI.

Turmas

Teste Automático
Informações válidas:

Item Nota Automático
Informações Válidas:

Recurso Instrucional Automático
Informações válidas:

Exclui Lista Espera
Informações válidas:

Nota

A principal razão para manter uma pessoa na lista de espera de outras turmas mesmo que este esteja como participante de uma turma é poder reativá-lo na lista de espera se o participante for excluído da turma.

Regra Inclusão
Informar o código da regra que será utilizada na inclusão de participantes e > ou integrantes da lista de espera. Esta regra somente terá validade para a versão WEB.

Nota

Não deve ser utilizada a função Mensagem(Erro, Texto) ou Mensagem(Retorna, Texto) nesta regra. Estas funções causarão uma exceção e finalizarão as instâncias web. A alternativa neste caso é atribuir um valor para a variável de sistema MenLog e em seguida o comando Cancel(1);

Regra Exclusão
Informar o código da regra que será utilizada na exclusão de participantes e > ou integrantes da lista de espera. Esta regra somente terá validade para a versão WEB.

Nota

Não deve ser utilizada a função Mensagem(Erro, Texto) ou Mensagem(Retorna, Texto) nesta regra. Estas funções causarão uma exceção e finalizarão as instâncias web. A alternativa neste caso é atribuir um valor para a variável de sistema MenLog e em seguida o comando Cancel(1);

Regra Transferência
Informar o código da regra que será utilizada na transferência de participantes desta turma para a lista de espera de uma outra turma. Esta regra terá validade somente na versão WEB.

Nota

Não deve ser utilizada a função Mensagem(Erro, Texto) ou Mensagem(Retorna, Texto) nesta regra. Estas funções causarão uma exceção e finalizarão as instâncias web. A alternativa neste caso é atribuir um valor para a variável de sistema MenLog e em seguida o comando Cancel(1);

Regra Substituição
Informar o código da regra que será utilizada na substituição de participante para este curso > turma. Esta regra terá validade somente na versão WEB. Observação: O substituto ficará relacionado na lista de espera da turma do substituído e este será excluído da sua turma voltando para a lista de espera.

Nota

Não deve ser utilizada a função Mensagem(Erro, Texto) ou Mensagem(Retorna, Texto) nesta regra. Estas funções causarão uma exceção e finalizarão as instâncias web. A alternativa neste caso é atribuir um valor para a variável de sistema MenLog e em seguida o comando Cancel(1);

Regra Peso
Informar o código da regra que será utilizada na inclusão das notas do curso e participantes em Tabelas > Cursos > Cursos Aperfeiçoamento - pasta Notas e Treinamento > Turmas > Definir - pasta Notas. Para a regra pode-se utilizar a variável de sistema "SomNotPes" que tem como objetivo somar o valor dos pesos e comparar à um determinado limite informado na regra.

Despesa Curso
Permite que seja disponibilizado na tela de definição de turmas um atalho para o lançamento das Despesas por Curso. Informações válidas:

Despesa Local
Permite que seja disponibilizado na tela de definição de turmas um atalho para o lançamento das Despesas por Local na turma. Informações válidas:

Despesa Centro de Custo
Permite que seja disponibilizado na tela de definição de turmas um atalho para o lançamento das Despesas por Centro de Custo na turma. Informações válidas:

Despesa Participante
Permite que seja disponibilizado na tela de definição de turmas um atalho para o lançamento das Despesas por Participante na turma. Informações válidas:

Itens de Despesa Zerados
Permite que nas telas de lançamento de despesas por curso, por local e por participante, sejam informados valores zerados. Estas telas encontram-se em Treinamento > Turmas > Despesas ou podem ser acessadas diretamente pela tela de definição de turmas, através dos respectivos botões:

Recalcula Carga
Permite que seja recalculada a carga horária do curso no histórico de curso do colaborador ao avaliar uma turma em Treinamento > Turmas > Avaliar.
Informações válidas:

Conclui Turma Provisória
Informações válidas:

Mensagens Avaliação
Informações válidas:

Nome Coordenador
Este campo permite definir a forma de apresentação do coordenador da turma. O coordenador é informado na tela de definição de turmas e na tela de cursos de aperfeiçoamento como também em modelos. O nome do coordenador será aquele cadastrado no SGU (Senior Gerenciador de usuários), nas propriedades do usuário, pasta Dados Gerais:

  1. Nome do usuário (SGU)-Utilizará o conteúdo do campo "Nome";
  2. Nome completo do usuário (SGU)-Utilizará o conteúdo do campo "Nome Completo". Na falta desta informação será utilizado o nome do colaborador associado ao usuário e na falta deste o Nome do usuário independentemente deste parâmetro.

Nome Participante
Informar o nome do botão que será disponibilizado no cadastro de turmas, pasta Participantes ao lado do botão Transferir.

Modelo Participante
Indicar o modelo de relatório que será gerado pelo botão.

Nome 1º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no cadastro de turmas, pasta Participantes, a direita da tela.

Modelo 1º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 1º Botão
Informar uma regra para este 1º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI

Nome 2º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no cadastro de turmas, pasta Participantes, a direita da tela.

Modelo 2º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 2º Botão
Informar uma regra para este 2º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Nome 3º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no cadastro de turmas, pasta Participantes, a direita da tela.

Modelo 3º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 3º Botão
Informar uma regra para este 3º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Nome 4º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no cadastro de turmas, pasta Participantes, a direita da tela.

Modelo 4º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 4º Botão
Informar uma regra para este 4º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Conflitos de turma
Indique como o sistema deve tratar eventuais conflitos encontrados ao inserir registros na guia Horários da tela Definição das Turmas (FR134DTU):

Documentos

Empresa Responsável
Informar a empresa do colaborador responsável pela assinatura dos certificados.

Tipo Responsável
Identificar o tipo do colaborador responsável pela assinatura dos certificados.

Responsável
Informar o cadastro do colaborador responsável pela assinatura dos certificados.

Mensagem Convite
Informar uma mensagem para o convite. O sistema permite 100 caracteres.

Demitidos

Aceitar Participantes Demitidos
Permite que colaboradores com situação Demitido possam participar de turmas de treinamento. Informações Válidas:

Aceitar Participantes Antes Admissão
Determinar se os participantes poderão ou não ingressar em turmas iniciadas antes da data de suas admissões.

S - Sim
N - Não

Aceitar Instrutores Demitidos
Em relação aos instrutores pode-se definir:

Observação

Este campo não ficará disponível se os instrutores dos cursos forem "Pessoas", conforme o campo "Instrutores de Curso = 1 Pessoa" em Diversos > Assinalamento - pasta Pessoas.

Aceitar Instrutores Antes Admissão
Determinar se os instrutores poderão ou  não ministrar cursos iniciados antes da data de suas admissões.

Observação

Este campo não ficará disponível se os instrutores dos cursos forem "Pessoas", conforme o campo "Instrutores de Curso = 1 Pessoa" em Diversos > Assinalamento - pasta Pessoas.

Cursos

Cipa
A identificação dos candidatos a CIPA irá ocorrer quando o módulo SM estiver integrado a base de dados.

Brigada
Indicar o código de curso que está relacionado ao assunto de Brigada. Com base nesta informação, em Desenvolvimento > Consultas > Levantamento Necessidades, permite consultar em tela ou emitir o relatório de Levantamento de Necessidades. pela opção Desenvolvimento > Listar. Serão identificadas as pessoas pertencentes as Brigadas que possuem ou não este curso em seus históricos.

Nota

A identificação dos participantes das Brigadas acontecerá quando o módulo SM estiver integrado a base de dados.

Apresenta Tempo de Serviço
Informações válidas:

S - Sim, permite que em Colaboradores > Cursos > Histórico Geral, as informações sobre o tempo do colaborador no local e cargo sejam apresentadas;

N - Não, o tempo do colaborador no local e cargo não será apresentado.

Avaliar

Nesta pasta serão configurados modelos ou regras que serão utilizadas na tela de avaliar participantes de turmas, como também as informações de perguntas e pesos na avaliação de reação Web.

Agrupar por Assunto
Informações válidas:

Mostrar Peso
Informações válidas:

Usar Lista de Notas

Observações

Liberar Avaliação Reação
Informações válidas:

Concluir Avaliação Reação
Informações válidas:

Avaliação de Eficácia Vencida
Informações válidas para o TR WEB:

Avaliação de Reação Vencida
Informações válidas para o TR WEB:

Apurar Frequência

Na tela Avaliar Turma de Treinamento disponível em Treinamento > Turmas > Avaliar, a apuração de frequência dos participantes de turmas ao consistir o participante ou a turma, poderá ser definida pelo usuário conforme as opções:

Mostrar Códigos
Informações válidas:

Nome 1º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no rodapé da tela de avaliar participantes de turmas, que poderá chamar um modelo ou regra. Se não houver nome informado será adotada a descrição Impressão.

Modelo 1º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 1º Botão
Informar uma regra para este 1º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Nome 2º Botão:

Informar o nome do botão que será disponibilizado no rodapé da tela de avaliar participantes de turmas, que poderá chamar um modelo ou regra. Se não houver nome informado será adotada a descrição Impressão.

Modelo 2º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 2º Botão
Informar uma regra para este 2º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Nome 3º Botão
Informar o nome do botão que será disponibilizado no rodapé da tela de avaliar participantes de turmas, que poderá chamar um modelo ou regra. Se não houver nome informado será adotada a descrição Impressão.

Modelo 3º Botão
Indicar o modelo de relatório que será gerado por este botão.

Regra 3º Botão
Informar uma regra para este 3º botão que poderá fazer uma chamada de tela personalizada (SGI) através da função de programador ExecutaTelaSGI.

Afastamentos

Nesta guia serão definidos os critérios para gerar os afastamentos dos colaboradores (instrutores > participantes) quando informados nas turmas de treinamento. Os históricos de afastamentos serão criados de acordo com o período da turma e também em relação aos horários definidos. Somente serão gerados os históricos se as datas iniciais e finais da turma estiverem preenchidas.

Se não houver nenhum horário informado na pasta Horários da Turma, será criado um único histórico para o participante > instrutor com data inicial e final, de acordo com as datas da turma. Se houver horários informados, serão gerados históricos para cada dia > horário, de acordo com o período da turma. Não serão gerados históricos em dias em que o horário não abrange, independentemente de estar dentro do período da turma. Para as turmas de curso modular, não serão gerados históricos de afastamento; os históricos somente serão gerados para as turmas dos cursos que compõem as disciplinas do curso modular.

Os históricos de afastamentos terão um vínculo com a turma através dos campos R038AFA.CodCua e R038AFA.TmaCua, que indicarão qual foi o curso e turma que originou os afastamentos.

Observação

O afastamento é gerado para o colaborador no momento em que é criada a turma de treinamento na qual ele se insere. Desse modo, o histórico de afastamento informará que esse colaborador estava em treinamento durante todo o período de duração do curso, mesmo que ele não tenha frequentado todas as aulas. Portanto, o controle de frequência do colaborador deverá ser realizado pelos responsáveis do treinamento.

Gerar Afastamento
Informações válidas:

  1. Não - os afastamentos dos instrutores > participantes não serão gerados;
  2. Para participantes - somente serão gerados afastamentos para os participantes da turma;
  3. Para participantes e instrutores - serão gerados afastamentos para os participantes e instrutores da turma.

Situação
Informar a situação de afastamento que corresponderá ao período do treinamento.

Tipo Colaborador
Permite definir qual tipo de colaborador será gerado o afastamento, ou seja, 1- Empregado, 2- Terceiro e 3- Parceiro.

TLT

TLT

Conceito de TLT
TLT, cuja sigla significa Treinamento no Local de Trabalho, se refere a uma modalidade de treinamento que é realizada no próprio ambiente de trabalho.

Utiliza TLT
Permite definir se os cursos de aperfeiçoamento podem ser TLT.

  1. Utiliza TLT. O sistema permite informar que um curso de aperfeiçoamento é TLT (Treinamento no Local de Trabalho). 
  2. Não utiliza TLT.
     

Família Padrão
Informar qual a Família Padrão será utilizada no cadastramento dos "Conhecimentos Adquiridos" nos cursos de TLT.

Entidade Padrão TLT
É possível definir qual a entidade que é gravada nas turmas de TLT.

Permite Excluir Cursos
Através deste campo é possível definir se o botão Excluir deve ser apresentado  na grid de Cursos da tela Requisitos por Local.

Permite Excluir Conhecimentos
Através deste campo é possível definir se o botão Excluir deve ser apresentado na grid de Conhecimentos da tela Requisitos por Local.

Data Padrão Requisito
É possível definir uma data padrão para os requisitos de local do TLT.

Este artigo ajudou você?