Plano de Desenvolvimento Individual - PDI
Utilização do PDI no CS e CSWEB
Do ponto de vista conceitual, o PDI consiste no conjunto de eventos que possibilitam o desenvolvimento de um colaborador quando necessário. Esses eventos podem estar relacionados ao desenvolvimento de um item avaliado ou de forma coletiva para a avaliação, ou seja, quando não há necessidade de desenvolver-se em uma determinada habilidade, mas, sim, de trabalhar um aspecto diferente do que prevê o cargo ocupado naquele momento.
Do ponto de vista operacional, o PDI consiste na associação de um curso de
aperfeiçoamento a uma avaliação ou a itens de uma avaliação que
geram automaticamente reservas para cada curso selecionado.
Para utilizar as rotinas do PDI é necessário
-
Ter os módulos CS/CSWEB e TR;Nota
Caso utilize o Formato PDI = "1-Completo", é necessário ter uma instância do TRWEB.
- No CS (em: Habilidades > Avaliações > Definições > guia Geral) ou no TR (em: Desenvolvimento > Avaliação Desempenho e Competência > Definições > Geral > guia Gerais), deve-se informar, no campo Modelo PDI, qual o modelo de relatório deve ser utilizado para consultar o Plano de Desenvolvimento Individual do colaborador, podendo ser informado o modelo CSAV026.HAB, que está disponível na cópia;
- No TR, em Diversos > Assinalamentos > guia Cadastro, o campo Administração Reserva Curso deve estar preenchido com a opção 1 - Por participante;
- No CS (em: Habilidades > Avaliações > Definições > guia Foco das Avaliações) ou no TR (em: Desenvolvimento > Avaliação Desempenho e Competência > Definições > Geral > guia Foco das Avaliações), deve-se definir os campos Formato PDI e Origem PDI considerando cada foco de avaliação.
-
No TR, em Treinamento > Definições > guia Reservas, o campo Motivo
da Reserva deve ser diferente de zero.
No CSWEB
Quando os requisitos anteriores forem atendidos, será exibida uma coluna chamada PDI, na tela de avaliações do CSWEB (tanto por colaborador como por item), um ícone ao lado de cada item (quando o campo gera reserva = 2 ou 4) e um ícone ao lado do campo Plano de Desenvolvimento (apenas na avaliação por colaborador e quando o campo gera reserva = 3 ou 4).
Ao clicar nesse último ícone, será exibida uma janela com assuntos e cursos de aperfeiçoamento, sendo que serão considerados apenas os assuntos que auxiliam na avaliação e seus respectivos cursos (esses cursos devem estar definidos com o campo Considera PDI = 'S'). Ou seja, é necessário informar S no campo Auxilia Avaliação, em Tabelas > Cursos > Assuntos, e depois relacionar esse assunto em algum Curso de Aperfeiçoamento, em Tabelas > Cursos > Cursos de Aperfeiçoamento (no CS ou TR, Cliente-servidor), sendo que o curso de aperfeiçoamento deve estar definido com S no campo Considera PDI.
Na tela de Requisitos do Colaborador (chamada através do botão Requisito, na tela de avaliações do CSWEB), serão apresentadas as informações referentes aos cursos realizados pelo colaborador. Na coluna Encaminhado também serão consideradas as reservas efetuadas através do PDI.
Importante
É necessário possuir o TRWEB instalado juntamente com o CSWEB, para o correto funcionamento da rotina.
No TR Cliente-servidor e CS Cliente-servidor
O PDI pode ser gerado também pela versão Cliente-servidor nos dois módulos, pelo botão PDI, nas telas de Avaliação de Conhecimento, Avaliação de Performance e Avaliação de Excelência.
Em Avaliação > Consultar, será apresentado o ícone na coluna PDI, ao lado do Plano de desenvolvimento; esse ícone executa o relatório definido nas definições gerais da avaliação (conforme descrito anteriormente no item 2).
Ao excluir uma avaliação serão eliminados os vínculos com as
reservas e, caso uma reserva vinculada à avaliação excluída não possua nenhum
outro vínculo (avaliação ou diagnóstico), ela também será excluída.