Definições Gerais do LNT
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Através desta tela é possível personalizar a rotina de levantamento de necessidades de treinamento por empresa.
Nota
Esta rotina somente está disponível quando a rotina de gestão por competências e a rotina de pessoas estiverem ativas.
O administrador do sistema poderá especificar:
Origem dos Requisitos
Indicar quais origens devem ser consideradas para identificação dos grupos usados na análise.
- Cargo: serão considerados somente os grupos de requisitos associados ao cargo do colaborador na data de referência.
- Posto: serão considerados somente os grupos de requisitos associados ao posto de trabalho do colaborador na data de referência.
- Ambos: serão considerados os grupos de requisitos associados ao cargo e posto de trabalho do colaborador na data de referência.
Quando a opção selecionada for ‘Posto’ ou ‘Ambos’ será possível indicar quais tipos de atuação devem ser consideradas ao buscar os grupos de requisitos dos postos onde o colaborador atua:
- Considerar atuações adicionais: quando esta opção estiver marcada, são considerados todos os históricos de posto de trabalho do colaborador vigentes na data de referência. Caso contrário, é considerado somente o histórico de posto principal (indicado pelo tipo de atuação).
Colaboradores
Indicar quais colaboradores serão apresentados no resultado do levantamento.
- Com pendências: apresentará apenas os colaboradores que não atenderam todos os requisitos identificados conforme origem indicada
- Sem pendências: apresentará apenas os colaboradores que atenderem todos os requisitos identificados conforme origem indicada
- Todos: apresentará todos os colaboradores
Requisitos
Indicar quais requisitos devem ser apresentados no resultado do levantamento.
- Não atendidos: apresentará somente os requisitos não atendidos pelo colaborador selecionado
- Atendidos: apresentará somente os requisitos atendidos pelo colaborador selecionado
- Todos: apresentará todos os requisitos identificados para o colaborador
Tipos de requisitos
O usuário poderá indicar quais tipos de requisitos serão considerados no levantamento de necessidades quando estiver indicado que o usuário poderá personalizar os tipos de requisitos que devem ser considerados. Cada tipo possui critérios específicos que poderão ser definidos caso o tipo seja considerado. Os tipos de requisitos disponíveis são: aperfeiçoamento, competências, formação e segurança do trabalho.
Os requisitos de segurança do trabalho serão considerados somente quando o cliente possuir o módulo de Segurança integrado ao módulo de Treinamento.
Requisitos de aperfeiçoamento
Quando os requisitos de aperfeiçoamento forem considerados no levantamento, serão considerados os cursos de aperfeiçoamento da revisão válida na data de referência de cada grupo de requisitos identificado para o colaborador. Também será possível indicar se as seguintes características devem ser analisadas:
- Validade: serão considerados válidos somente os históricos não vencidos na data de referência. A validade do histórico é obtida a partir da data de término do histórico e do número de meses definido no cadastro do curso de aperfeiçoamento.
- Revisão: serão considerados válidos somente os históricos cuja data de início é posterior à data da última revisão do curso de aperfeiçoamento anterior à data de referência. Cursos que não possuem revisão cadastrada não sofrerão influência deste critério.
- Certificado de aproveitamento: serão considerados válidos somente os históricos cujo tipo de certificado seja aproveitamento ou não esteja definido
- Certificado de participação: serão considerados válidos somente os históricos cujo tipo de certificado seja participação ou não esteja definido.
- Situação do curso: indicar quais situações o histórico deve ter para ser considerado válido.
- Exigência: indicar quais cursos de aperfeiçoamento devem ser considerados no levantamento, com base no nível de exigência definido: Necessários, Desejáveis ou Todos.
Requisitos de competência
Quando os requisitos de competência forem considerados no levantamento, serão consideradas as competências da revisão válida na data de referência de cada grupo de requisitos identificado para o colaborador. Também será possível indicar se as seguintes características devem ser analisadas:
- Perfil de aplicação: Serão considerados válidos os históricos cujo perfil de aplicação coincide com o perfil de aplicação exigido para o grupo de requisitos.
- Nota/conceito mínimo: Serão considerados válidos os históricos cuja nota e conceito sejam iguais ou superiores ao exigido para a competência no perfil de aplicação.
- Exigência: indicar quais competências devem ser considerados no levantamento, com base no nível de exigência definido: Necessários, Desejáveis ou Todos.
Requisitos de formação
Quando os requisitos de formação forem considerados no levantamento, serão considerados os cursos de formação da revisão válida na data de referência de cada grupo de requisitos identificado para o colaborador. Também será possível indicar se as seguintes características devem ser analisadas:
- Situação do curso: indicar quais situações o histórico deve ter para ser considerado válido.
- Exigência: indicar quais cursos de formação devem ser considerados no levantamento, com base no nível de exigência definido: Necessários, Desejáveis ou Todos.
Requisitos de segurança do trabalho
Quando o módulo de segurança do trabalho estiver integrado o usuário poderá indicar quais requisitos de segurança devem ser avaliados:
- Brigada: É formada por uma equipe de colaboradores preparados para auxiliarem no combate à incêndios que possam ocorrer na empresa e na comunidade em geral.
Quando esta opção for marcada, se o colaborador atuar como membro da brigada na data de referência, o sistema avaliará se ele possui um histórico de curso de aperfeiçoamento válido na data de referência para o curso de brigadistas indicado nas definições de treinamento por empresa. Ao analisar o histórico, serão considerados todos os critérios definidos para os requisitos de aperfeiçoamento. - CIPA: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (NR-5) tem como objetivo observar e relatar condições de riscos ambientais de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
Quando esta opção for marcada, se o colaborador atuar como membro da CIPA na data de referência, o sistema avaliará se ele possui um histórico de curso de aperfeiçoamento válido na data de referência para o curso de Cipeiros indicado nas definições de treinamento por empresa. Ao analisar o histórico, serão considerados todos os critérios definidos para os requisitos de aperfeiçoamento. - EPIs: O equipamento de proteção individual (EPI) é um instrumento de uso pessoal, cuja finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes, que podem causar lesões aos trabalhadores e protegê-los contra possíveis danos à saúde, causados pelas condições de trabalho.
Quando esta opção for marcada, o sistema avaliará se o colaborador possui um histórico de curso de aperfeiçoamento válido na data de referência para cada um dos cursos de aperfeiçoamento necessários para o uso correto dos EPIs que o colaborador deve utilizar. Ao analisar o histórico, serão considerados todos os critérios definidos para os requisitos de aperfeiçoamento.
Considerar Grupo de Requisitos
Definir a abrangência de utilização dos grupos de requisitos que devem ser considerados.
Utilização do Grupo de Requisitos: A função da "Utilização do Grupo de requisitos" é de classificar os grupos de requisitos em relação ao seu objetivo, ou seja, a sua utilização.
Desta forma, poderão ser cadastrados diferentes Grupos de requisitos válidos para um mesmo cargo e com utilizações distintas. As utilizações, por sua vez, poderão estar vinculadas às rotinas do sistema como: avaliação de competências, recrutamento, etc.
Personalização por usuário
Se haverá a possibilidade de personalização dos tipos de requisitos usados por usuário.
Ações disponíveis
Lista de ações disponíveis por tipo de requisito:
- Aperfeiçoamento
- Cadastrar o histórico do curso de aperfeiçoamento
- Incluir o colaborador em uma lista de espera do curso
- Efetuar uma solicitação de treinamento (reserva individual)
- Cadastrar um objetivo no plano de desenvolvimento individual
- Efetuar uma solicitação de auxílio educação
- Competência
- Cadastrar o histórico da competência
- Cadastrar um objetivo no plano de desenvolvimento individual
- Formação
- Cadastrar o histórico do curso de formação
- Efetuar uma solicitação de auxílio educação
- Cadastrar um objetivo no plano de desenvolvimento individual
O usuário poderá ainda definir ações que executam relatórios ou regras.
Ao definir uma ação que executa um relatório, o usuário deverá informar (* campos obrigatórios):
- Descrição da ação*
- Modelo de relatório que deve ser executado*
- Disponível para requisito de aperfeiçoamento (Sim/Não)
- Disponível para requisito de competência (Sim/Não)
- Disponível para requisito de formação (Sim/Não)
Ao definir uma ação que executa uma regra, o usuário deverá informar (* campos obrigatórios):
- Descrição da ação*
- Código da regra que será executada*
- Forma de execução da regra (individual/coletiva)*
- Disponível para requisito de aperfeiçoamento (Sim/Não)
- Disponível para requisito de competência (Sim/Não)
- Disponível para requisito de formação (Sim/Não)
Ao gravar as definições, o administrador poderá optar em salvar como padrão, que será usada quando um usuário executar o processo de LNT pela primeira vez, ou salvar para todos, sobrescrevendo possíveis personalizações por usuário. Quando o administrador optar por salvar para todos deve apresentar uma mensagem de confirmação, avisando que todas as definições feitas por usuário serão perdidas.