Centros de Custo - Hierarquia
Nesta tela são cadastrados os centros de custo existentes na empresa e a partir destes é possível indicar a alocação das pessoas.
A tela Centros de Custo - Hierarquia só estará visível no menu do módulo quando for informado “S – Sim” no campo Centro de Custo Hierárquico da tela Assinalamentos (Diversos > Assinalamentos).
Em Diversos > Assinalamentos, indicar no campo Centro de Custo Hierárquico se a empresa deseja tratar o cadastro de centros de custo de forma simples (opção Não) ou com árvore de hierarquia (opção Sim), o que possibilita, por exemplo, a emissão de relatórios com níveis de totais e quebras. O help da tela muda de acordo com a opção selecionada.
Gestão de Pessoas | HCM: Se a empresa utilizar a rotina de rateio por centro de custo, nesta tela também serão definidos os coletores e os rateios de cada centro.
Administração de Pessoal: Se a empresa utilizar a rotina de rateio por centro de custo, nesta tela também será definido o rateio de cada centro de custo.
Quando assinalado "Sim" no campo Centro de Custo Hierárquico esta tela é totalmente modificada, pois os centros de custo constarão em uma árvore.
A grade da parte de cima da tela mostra todos os centros de custo que ainda não foram movidos para a árvore (R018CCU.POSCCU = ), e na parte inferior demonstra a hierarquia atual.
Para mover um centro de custo para a árvore basta selecioná-lo na grade e arrastá-lo para o local desejado, ou, para facilitar, pode-se clicar com o botão direito e utilizar a opção Mover todos para a árvore.... Neste último caso, todos os centros de custo da grade ficarão no primeiro nível. Quando não houver centros de custo para incluir na árvore a grade superior fica invisível.
É possível também realizar pesquisa de centros de custo por código ou por nome.
Com o clique direito do mouse sobre algum centro de custo são apresentadas as seguintes opções:
- Novo Centro de Custo: abre a tela de centro de custo para inserir um novo registro. Não é possível excluir ou navegar pelos registros.
- Propriedades: visualiza o centro de custo selecionado. É possível alterar qualquer campo, porém, não é possível excluir ou navegar pelos registros.
- Excluir: o centro de custo selecionado e seus filhos são excluídos. Caso ocorra algum erro, toda a ação é desfeita. As regras Antes de excluir e Depois de excluir continuam sendo chamadas. Um exemplo de erro que pode ocorrer é quando o centro de custo possui algum registro relacionado a outra tabela.
Botão Ordenar: Para saber detalhes deste botão, clique aqui.
Limitações
A hierarquia de centros de custo possui algumas limitações, definidas em duas situações:
- Níveis: cada centro de custo pode ter no máximo 11 níveis em sua hierarquia;
- Sub-Níveis: cada centro de custo pode ter no máximo 1296 sub-níveis.
English
Español
English
Español


