Cadastro de Cargos
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Atenção
Esta documentação possui informações que se aplicam somente a alguns módulos. Conteúdos que possuem o ícone indicam cada caso, posicione o mouse sobre esse ícone e veja a descrição dos módulos.
Nesta tela são cadastrados os cargos existentes na empresa e também outros que vierem a ser utilizados. Todos os cargos cadastrados devem receber um título, CBO e estrutura salarial.
Guias
Informar o código da estrutura de cargos a qual o cargo pertence.
Informar o código dado pela empresa para identificar os cargos.
Nome do cargo (neste campo, o nome deve ter até 30 posições).
Observação
No eSocial Simplificado (versão S-1.0), esse campo tem o preenchimento obrigatório, exceto se, em comissão, o Regime Trabalhista for igual a 2 - Estatutário e Tipo Provimento igual a 2 - Nomeação exclusivamente em cargo em comissão.
Informar o nome completo do cargo, sem abreviações.
Auxiliar de Expedição.
Informar o código da complexidade do cargo,
podendo ser: "B - Baixa", "M - Média" ou "E - Elevada". De acordo com a complexidade é possível definir os requisitos de treinamento, escolaridade e outros.
Um cargo de média complexidade precisa ter escolaridade a nível superior.
Se a empresa utiliza códigos alfanuméricos no cadastro dos cargos, preencha este dado. Pode ser utilizado em relatórios onde se deseja camuflar a codificação numérica do cargo, adotando-se, neste caso o código Alfa.
Informar o código deste cargo, de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações.
Nota
O código informado será utilizado para o Caged e para a RAIS.
Informar o código deste cargo, de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações.
No eSocial Simplificado (versão S-1.0), essa é uma Informação obrigatória e exclusiva se o campo Título Reduzido do Cargo for preenchido. Se informado, deve ser um código válido e existente na tabela de CBO, com 6 (seis) posições.
O código informado será utilizado para o Caged e RAIS.
Informações sobre o CBO 2002 podem ser encontradas no site do Ministério do Trabalho ( http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf).
Informar o código do cargo hierarquicamente superior ao cargo que está sendo cadastrado.
Indicar a qual nível hierárquico pertence o cargo como, por exemplo, chefia, supervisão e gerência. Esta informação poderá ser utilizada como requisito na triagem/seletiva no módulo Recrutamento e Seleção.
É uma informação apenas cadastral, que pode ser utilizada em um fluxo de Workflow para tomada de decisão. É possível verificar a qual nível hierárquico o cargo do colaborador em questão está relacionado e, a partir dessa informação, optar por encerrar o processo ou realizar uma outra ação como, por exemplo, criar uma pendência para determinado assunto.
Não é possível gerar o cadastro de chefia apenas com a informação deste campo. O que pode ser feito é: utilizá-lo como forma de auxiliar a regra/rotina customizada que irá gerar os cadastros de chefias.
Observação
Atualmente o sistema não possui uma rotina que faça a geração da chefia por hierarquia. Nessa situação, deve-se criar uma regra ou relatório customizado. Para este fim, é necessário envolver a equipe de Serviços Customizados.
Informar a área de atuação do cargo como, por exemplo: Diretoria, Gerência e Supervisão. Esta informação poderá ser utilizada como requisito na triagem/seletiva.
O número de horas registrado neste campo é utilizado nas rotinas de reajuste de salário, sendo que o salário do colaborador é calculado com base nessa informação.
O campo fica visível apenas quando, no cadastro de Empresas (Empresas > Empresas), o campo Controla Horas Contratuais está com o valor "S"
Este campo só é considerado pelo sistema quando:
- No cadastro de Empresas o campo Controla Horas Contratuais está com o valor "S";
- No cadastro da Estrutura Salarial: o campo Informação está com o valor "2 - Mensal"; o Tipo do Salário informado para o reajuste é "1 - Mensalista".
Indicar a natureza de despesa do cargo.
Efetua uma classificação dos cargos, através do tipo de Sistema de Cargos. Esta informação poderá ser utilizada nas alterações salariais, quando ocorrer a necessidade de alterar salários somente de um grupo de cargos (administrativos, ou executivos).
O sistema de cargo é uma tabela que a empresa poderá definir conforme sua necessidade de classificação.
Indicar a data de criação de cada cargo. O sistema utiliza esta informação validando se, no momento em que deseja-se utilizar esse cargo, ele já pertence à estrutura de cargos da empresa.
Observação
- Este campo é relevante ao criar um novo cargo, exigindo seu preenchimento obrigatório nessa situação. Dessa forma, deve-se avaliar quando essas informações serão utilizadas, bem como o processo de criação de um novo cargo.
- Informações sobre a data de criação para o CBO 2002 podem ser encontradas no site do Ministério do Trabalho.
Indicar a data de extinção de cada cargo. O sistema utiliza esta informação validando, se no momento em que deseja-se utilizar esse cargo, ele ainda pertence à estrutura de cargos da empresa. Esta data não poderá ser alterada após o início do eSocial
Não é possível incluir uma data de extinção se houver históricos ativos vinculados a este cargo. Também não é possível alterar a data de extinção após o início do eSocial.
Informar o percentual que será considerado no cálculo do adicional de função.
No Cargos e Salários este campo só é exibido quando o módulo está integrado com o Administração de Pessoal.
CNH Obrigatória
Informe se o cargo em questão exige o cadastro da CNH do colaborador para a geração do eSocial. Se for informado "S - Sim" será verificado se na ficha complementar do colaborador consta a CNH (Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)).
Os dados da carteira de habilitação devem ser informados caso o colaborador exerça a atividade de motorista de transporte de passageiros e/ou carga.
Órgão de Classe Obrigatório
Informe se o cargo a ser cadastrado exige o preenchimento do campo referente o Órgão de Classe Obrigatório para a geração do eSocial. Se for informado "S - Sim" será verificado se na ficha complementar do colaborador consta o Órgão de Classe Obrigatório (Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)).Este campo deve ser preenchido caso o colaborador exerça um cargo em que seja obrigatório o registro no correspondente órgão de classe.
Tipo do motorista
Informe o tipo do motorista. Quando este campo estiver vazio e houver marcação de motorista (espera/parada obrigatória), o cálculo da apuração é realizado. As marcações inválidas somente serão geradas quando estiver parametrizado com as opções "1 - Não aplicável" ou "3 - Motorista de passageiro". Sendo que para o motorista passageiro, somente as marcações de parada obrigatória são consideradas. Para as de espera são geradas marcações inválidas.
Informar a sigla do conselho profissional referente ao cargo.
Informar um caminho para um arquivo. Este será aberto ao clicar no
botão Descrição, no rodapé da tela.
Nota
Este arquivo pode ser um documento texto que descreva o cargo.
Este campo possibilita anexar um arquivo ao cadastro do cargo. A intenção principal é possibilitar que o usuário informe o caminho para um arquivo que contenha a Lei de Criação do cargo. O arquivo informado neste campo poderá ser aberto através do botão Criação existente no rodapé da tela.
Este campo possibilita anexar um arquivo ao cadastro do cargo. A
intenção principal é possibilitar que o usuário informe o caminho para um
arquivo que contenha a Lei de Extinção do cargo. O arquivo informado neste
campo poderá ser aberto através do botão Extinção existente no rodapé da
tela.
Nota
Apenas habilitado quando a data de extinção do cargo estiver cadastrada no campo Data de Extinção, localizado nesta tela.
Autorizado Instalações Elétricas
Este campo permite enviar ao eSocial a informação dos colaboradores autorizados a trabalhar em instalações elétricas.
Neste campo pode ser acrescentada uma breve descrição sobre um determinado cargo.
Atenção
Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, CS, JR, QL, RS, SM, TR.
Data Início
Cadastrar a data do início das informações
salariais.
Estrutura Salarial
Informar a que estrutura salarial o cargo pertence. As
estruturas (tabelas salariais) devem estar cadastradas na tela de
Cadastro de
Estruturas Salariais. A empresa pode utilizar essa informação para
enquadrar o salário dos seus colaboradores, quando houver uma transferência de
cargo. Ou, ainda, para classificação dos cargos perante a(s) tabela(s) salariais
da empresa.
Caso não utilize esta informação, deve-se deixar o campo zerado.
Informar a que classe/nível inicial da tabela de salários, cada cargo se enquadra.
Informar em que classe/nível final da tabela de salários, cada cargo se enquadra.
Informar a classe e o nível máximos, que o colaborador poderá chegar, se não tiver a instrução exigida no cargo. Ou seja, através de regras, no módulo Cargos e Salários, a empresa poderá verificar se o colaborador possui a instrução mínima exigida pelo cargo, e caso não tenha, o mesmo não receberá reajustes salariais (com exceção dos reajustes legais), quando o seu salário atingir o salário informado como máximo na classe/nível instrução.
Indicar o tipo de salário do colaborador, que estará relacionado com cada cargo.
Indicar a escolaridade necessária para este cargo.
Informar a quantidade necessária de tempo de experiência, de acordo com a informação no campo Tipo Experiência: de "A - Anos" ou "M - Meses".
Observação
Os campos Tipo Experiência e Experiência são apenas informativos, utilizados quando a empresa faz um plano de cargos e salários e considera o tempo de experiência do candidato para ocupar o cargo. Se a empresa desejar, pode utilizar esses campos somente via regra especial.
O módulo Cargos e Salários não faz nenhuma consistência com eles.
Cadastrar a quantidade de pontos que o cargo atingiu na avaliação de cargos, será útil para a manutenção da tabela salarial. Também servirá para ajustar o cargo na classe correspondente da tabela.
Nota
Disponíveis para esta guia as regras por processo:
- 480 - Inserir Informações Salariais do Cargo;
- 481 - Alterar Informações Salariais do Cargo;
- 482 - Excluir Informações Salariais do Cargo.
Estas serão chamadas nos processos de Inserir, Alterar e Excluir Informações
Salariais, disponibilizando na regra os campos das tabelas Cargos (R024CAR) e Histórico de Informações Salariais do Cargo (R024HIS) e
com suporte a campos de usuário. Não será possível alterar o valor dos
campos chaves das duas tabelas via regra.
Nota
Estas regras por processo também serão chamadas através do botão Estrutura do cadastro de cargo, portanto deverá ser utilizada na regra a variável de sistema TipoInfSal, caso queira saber se a regra foi chamada pelo processo da guia de Informações Salariais ou pelo botão Estrutura. A variável terá o seguinte valor:
- Quando o processo for executado pela guia Informações Salariais;
- Quando o processo for executado pelo botão Estrutura.
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: CS.
Notas
- Esta guia só é exibida quando em Diversos > Assinalamentos, o campo Descrição Histórica Cargo está definido como "Não";
- Os itens apresentados nesta guia são cadastrados na tela de Estrutura de Cargos, guia Itens.
Indicar quais os itens de descrição que compõem este cargo.
Descrever de forma mais abrangente o item selecionado na grade.
Atenção
Esta documentação se aplica somente aos módulos: CS, TR.
Quando em Diversos > Assinalamentos - guia Cadastro, no campo Gestão por Competências está definido "3 - Ativar sem legado", esta guia não é exibida.
Indicar uma data início de vigência para o bloco de habilidades técnicas ser válido no cargo referenciado.
Indicar os blocos de habilidades técnicas que serão considerados pelo cargo quando da avaliação das habilidades técnicas.
Também é possível relacionar os blocos de habilidades técnicas a determinados cargos através da tela Associar Blocos localizada no módulo Cargos e Salários, em Habilidades > Cargos > Habilidades Pessoais > Associar Blocos; e Treinamento, em Desenvolvimento > Habilidades > Pessoais > Associar Blocos.
Atenção
Esta documentação se aplica somente aos módulos: CS, TR.
Quando em Diversos > Assinalamentos - guia Cadastro, no campo Gestão por Competências está definido "3 - Ativar sem legado", esta guia não é exibida.
Indicar uma data início de vigência para o bloco de habilidades pessoais ser válido no cargo referenciado.
Indicar os blocos de habilidades pessoais que serão considerados pelo cargo quando da avaliação das habilidades técnicas.
Também é possível relacionar os blocos de habilidades pessoais a determinados cargos através da tela Associar Blocos localizada no módulo Cargos e Salários, em Habilidades > Cargos > Habilidades Pessoais > Associar Blocos; e Treinamento, em Desenvolvimento > Habilidades > Pessoais > Associar Blocos.
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: CS.
Esta aba permite anexar arquivos relacionados ao cargo. Ela exibe a listagem de arquivos à esquerda, o painel para pré-visualização de arquivos à direita e botões para ações relacionadas aos arquivos em sua parte inferior.
Lista de Arquivos e Painel de Visualização
Os anexos são exibidos em uma lista contendo o nome de cada arquivo e uma descrição.
Quando o arquivo selecionado na lista é uma imagem suportada (*.BMP;*.GIF;*.JPG;*.PNG; etc.), ela é exibida no painel de pré-visualização.
Ao clicar sobre o nome do arquivo com o botão direito do mouse é exibido um menu de contexto com as opções Abrir, Salvar como e Excluir.
Esta guia serve para inserir as informações de cargos públicos.
Preencha com a data a partir da qual essas informações passam a ter validade.
Defina se o cargo tem a possibilidade de ser acumulado a outros ou não.
Observação
No eSocial Simplificado (versão S-1.0) o preenchimento desse campo é obrigatório se a natureza jurídica do declarante for igual a 1XX-X, 201-1 ou 203-8.
Informe se o cargo tem possibilidade de contagem de tempo especial.
Indique se o cargo exige ou não dedicação exclusiva.
Informe a lei que originou o cargo público.
Informe a data de publicação da lei.
Defina a situação que gerou a lei.
Santa Catarina - e-Sfinge
Os campos presentes nesta seção são usados na geração dos arquivos de leiautes para o e-Sfinge, de Santa Catarina.
Caso seja um Órgão Público, este campo ficará disponível para selecionar, para cada cargo cadastrado, entre os tipos de quadro: geral, específico ou especial.
Se o Órgão utiliza várias empresas para controlar ativos/inativos/pensionistas, todas as empresas precisam ter a mesma estrutura de cargos.
Botões
Duplicar
Clique neste botão para cadastrar um novo cargo a partir das informações de um cargo existente. Este recurso é útil quando se precisa cadastrar vários cargos com informações similares.
Arquivo
Este botão só fica habilitado quando o campo Arquivo é preenchido e abre o arquivo ali informado.
Criação
Este botão só fica habilitado quando o campo Arquivo Criação é preenchido e abre o arquivo ali informado.
Extinção
Este botão só fica habilitado quando o campo Arquivo Extinção é preenchido e abre o arquivo ali informado.
Estrutura
Através deste botão é possível abrir a tela de Estrutura Salarial p/ Filial.
Grupos Req.
Através deste botão é possível abrir a tela de Consulta de Grupos de Requisitos.
Descrição
Este botão só é mostrado quando em Diversos > Assinalamentos, o campo Descrição Histórica Cargo está definido como "Sim" e dá acesso à tela de Descrição dos Cargos