Processo de Relatório
Este processo é utilizado para executar um modelo do Gerador de Relatórios, em uma data e hora ou intervalo de tempo pré-definido.
No campo Modelo Gerador, deve ser informado o caminho e o nome do modelo do Gerador de Relatórios que vai ser utilizado durante o processo. O modelo deve estar previamente criado.
No campo Direção de Saída, escolhe-se que tipo de tratamento será dado à listagem resultante do relatório, podendo ser impresso na impressora indicada, armazenado em um arquivo de nome e local informado no campo Arquivo de Saída, ou ainda enviado por e-mail para o endereço eletrônico existente no campo correspondente.
No caso do destino ser o disco, pode-se renomear o arquivo anterior para manter os dados da última execução do relatório. O modelo será renomeado para a data e hora da gravação do arquivo seguinte.
- Esta funcionalidade do sistema não é disponibilizada quando o Perfil de Usuário é utilizado;
- Em alguns relatórios dos módulos Administração de Pessoal e Controle de Ponto e Refeitório, se a tela de entrada dos relatórios não possuir as datas Inicial e Final com a nomenclatura "EDATINR" e "EDATFIR" respectivamente, o sistema buscará automaticamente as informações do cálculo ativo. Como nos processos automáticos não existe cálculo ativo, estes relatórios não serão listados. Este comportamento ocorre com os modelos de extensão:
Módulo Extensão Controle de Ponto e Refeitório "APU" Administração de Pessoal "COL" - Categorias "HI", "VT", "SA", "TE", "PC", "SM" Administração de Pessoal "CAD" - Todas as categorias Administração de Pessoal "INT" - Categoria "GR" Administração de Pessoal "IRF" - Categorias "DA", "DE", "DI", "DT" Administração de Pessoal "ANU" - Categorias "DI", "IN", "RT"
- Os formatos de arquivos suportados no processo automático de relatório são: jpg, bmp, xls, txt, pdf e html;
- Em relatórios que são executados por processos automáticos, o padrão do sistema é que o campo ENumEmp seja preenchido com cadeia de caracteres;
-
As seguintes variáveis não podem ser utilizadas em processos automáticos de relatórios:
- CODUSU
- EMPATU
- INIAPU
- FIMAPU
- INIACE
- FIMACE
- CODCAL
- CalAtu
- INICAL
- FIMCAL
- FimCmp
- IniCmp
Código do Processo
Informar um código e descrição para o processo a ser cadastrado.
Sistema Proprietário
Selecionar a sigla do módulo do
Gestão de Pessoas | HCM que será proprietário da tarefa. Desta maneira, quando a tarefa for executada, ela será destinada ao sistema correto.
Localidade
Especificar quais processos serão
executados em um servidor específico, sem que estes processos sejam executados
pelos demais servidores que utilizam-se desta mesma base de dados.
O código da Localidade não é obrigatório para execução do processo.
Periodicidade
São exibidas as informações referentes à periodicidade de
execução deste processo. Para alterar estas definições, utilize o botão Periodicidade.
Somente em Dias Úteis
Indica se o processo deve ser executado também aos sábados, domingos e feriados.
Observação
São considerados feriados todos os dias cadastrados na tabela de feriados.
Processo Predecessor
Permite indicar que este processo somente
será ser executado após o término da execução de um outro processo. Para isto, é necessário informar o tipo do processo
predecessor (se é um processo de
Relatório, Cálculo, etc) e o seu código. O processo predecessor é executado um minuto antes do processo principal.
Processo 1: Cálculo de Apuração
Processo 2: Relatório de Apuração
Deseja-se que o Processo 2 somente seja executado após o término da execução do Processo 1. Então, no cadastro do Processo 2, deve-se indicar o Tipo de predecessor 4 (Cálculos), e o Código de predecessor 1. Com isso, o Processo 2 somente será executado se o Processo 1 tiver sido concluído com sucesso.
Processo pode Desativar
Informar se caso ocorra um erro na execução do processo automático o processo
deve ser desativado ou se deve continuar executado nos próximos períodos.
Gera Mensagem de Log
Informar se deve gerar uma mensagem de log caso ocorra algum erro na execução
do processo automático.
E-mail do Responsável
Informar o e-mail do responsável pelo processo, se desejar enviar uma
mensagem de log ao responsável quando ocorrer algum erro na execução do
processo automático.
Configuração
Regional
Selecionar qual configuração regional será válida para este
processo automático. Para configuração regional padrão, o campo deve permanecer
zerado.
Quando houver alguma configuração regional cadastrada, este campo será habilitado para informar com qual configuração regional o processo automático será executado. Quando o campo estiver zerado ou indisponível, será considerada a configuração padrão do sistema. O campo Configuração Regional está disponível apenas nos processos automáticos de relatório para os módulos Administração de Pessoal, Treinamento e Pesquisa e Cargos e Salários.
Modelo Gerador
Corresponde ao modelo utilizado para gerar o relatório ou fazer a importação dos dados. Para selecionar o arquivo, pressione o botão ao lado deste campo.
Direção da Saída
Ao ser executado, o relatório pode ter três destinos:
- Impressora
- Disco
Renomear Arquivo
Informar qual o tratamento que o sistema deve dar ao arquivo gerado anteriormente:
- Renomear Arquivo: o arquivo anterior será renomeado;
- Excluir Arquivo: arquivo anterior será excluído e um novo arquivo será gerado.
- Manter Arquivo: o arquivo anterior será sobreposto pelo último arquivo que será gerado.
Renomear arquivo:
HR179142502 - HR - Sigla do Sistema, 17- Dia, 9 - Mês, 142502 Hora da Máquina (hhmmss).
Arquivo de Saída
Informar o caminho, o nome e a extensão do arquivo de saída. Para selecionar o arquivo, pressione o botão ao lado deste campo.
Gerar um relatório de Apuração e salvá-lo com o nome "Ocorrências.pdf".
Nota
Os tipos de arquivo homologados pela Senior são os seguintes: .HTM, .XLSX, .XLS, .JPEG, .BMP, .TXT e .PDF.
Impressora
Informar o nome do compartilhamento da impressora a ser utilizada.
E-mail, mesmo sem informações
Indicar se o e-mail deverá ser enviado ao destinatário mesmo se o
relatório não tiver informações a listar.
Se estiver com o valor "N", não enviará o relatório quando ele não listar informações. E se estiver com um valor diferente de "N" e não houver informações para listar no relatório, será enviado um e-mail com uma mensagem padrão para o usuário: "Não houve informações a listar no Relatório emitido em: DD/MM/AAAA".
Observação
Os campos Remetente, Cópia E-mail e Cópia Oculta do E-mail não são obrigatórios.
Os e-mails informados em Cópia E-mail e Cópia Oculta do E-Mail recebem uma cópia do conteúdo enviado para o e-mail informado em Destinatário, e não uma cópia de todos os e-mails informados na tela de entrada.
Código do Idioma
Informar o código do idioma no qual será executado o processo automático.
Tela de Entrada
Permite cadastrar a tela de entrada do modelo de relatório para execução.
Ele é utilizado para preencher, quando existir, a tela de entrada dos modelos com valores que serão utilizados como padrão durante a execução do relatório. Quando a saída do relatório gerado pelo processo automático for via e-mail, o botão Tela de Entrada mostrará a tela de Cadastro das Telas de Entrada.