Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Cadastro de Telas de Entrada

Nesta tela é possível informar quais serão os destinatários do relatório. Neste caso, é possível definir uma tela de entrada para cada destinatário, fazendo com que um mesmo processo automático possa atender de maneiras diferentes, vários usuários.


Ao ser cadastrado um processo automático de relatório, o sistema automaticamente insere um destinatário, que é a "Tela de Entrada Padrão". Esta configuração inicial da tela de entrada será utilizada para ser enviada ao destinatário (e-mail) que estiver cadastrado no processo automático. Opcionalmente, pode-se remover este destinatário, sendo que neste caso, não será gerado um relatório para o mesmo.

A Tela de Entrada Padrão é utilizada para automatizar a definição de alguns parâmetros da tela de entrada do modelo. Como exemplo, podemos utilizar um relatório onde existam vários destinatários, mas a maioria deles irá utilizar os mesmos parâmetros na tela de entrada. Se existir uma tela de entrada padrão definida, basta cadastrar o e-mail do destinatário que o sistema fará a "junção" dos parâmetros da "Tela de Entrada Padrão", o que isenta o usuário de informar a tela de entrada para cada um dos destinatários. No entanto, este comportamento somente ocorrerá se o assinalamento "Utiliza os valores da Tela de Entrada Padrão para os demais destinatários" estiver habilitado. Esta junção somente acontecerá se o destinatário não possuir a informação cadastrada; se houver algum valor informado para um destinatário específico, este valor não será sobreposto.

Quando um destinatário é considerado "Tela de Entrada Padrão", ele será apresentado em uma coloração diferenciada dos demais destinatários.

Não é obrigatória a existência de um destinatário que será a "Tela de Entrada Padrão". Desta forma, é possível efetuar a exclusão do mesmo. Caso seja necessário definir novamente uma tela de entrada padrão, basta cadastrar um novo destinatário ou escolher um destinatário já existente e clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse. Será exibido um menu onde é permitida a definição do destinatário como "Tela de Entrada Padrão".

Ao cadastrar um destinatário, pode ser informado o código de usuário. Quando o código do usuário é informado e este estiver associado a um colaborador, o sistema fará a busca do e-mail comercial (campo Endereço do Correio Eletrônico Comercial (EmaCom) da tabela Ficha Complementar (R034CPL)) na ficha complementar do colaborador e preencherá automaticamente o campo de e-mail. Adicionalmente, é exibido o nome do funcionário que está associado ao colaborador, o que facilita a identificação do destinatário. Estes procedimentos somente acontecerão caso o sistema esteja configurado para utilizar-se de usuários/colaborador.
Além de trazer automaticamente o e-mail do colaborador (caso esteja associado), a informação do usuário fará com que as abrangências do mesmo sejam carregadas no momento da emissão do relatório. Com isto, o relatório será gerado somente com as informações que o usuário tem direito de acordo com a sua abrangência cadastrada no sistema. Este comportamento pode facilitar a definição de algumas telas de entrada, já que em alguns casos, não será necessário informar as abrangência na tela de entrada, pois os dados serão filtrados automaticamente pela abrangência do sistema.
Pode-se informar qualquer usuário no cadastramento do destinatário. Este não precisa estar associado ao colaborador e, caso esteja, pode ser utilizado para um outro destinatário, bastante para isso, alterar o e-mail do mesmo diretamente na grade. Caso houver um usuário master informado na tela de entrada, e este usuário master estiver com um usuário associado a Colaborador, com uma abrangência = 2,3,4 ou 5, vai respeitar esta abrangência.

Para cada destinatário cadastrado na grade, pode-se definir uma tela de entrada diferenciada, caso seja necessário. Para isto, basta posicionar-se no destinatário e clicar no botão Tela de Entrada do Destinatário.

Importante

A tela aberta pelo botão Tela de Entrada do Destinatário somente permite alterar as informações da guia Entrada. Para alterar as definições de saída do relatório, deve ser utilizada a propriedade "Formato de Saída" do "Modelo Gerador" no próprio Gerador de Relatórios.

Após feitas todas as definições, deve-se clicar no botão Gravar para enviar para o banco de dados todas as alterações efetuadas na tela.

Utiliza Cadastro de Chefias

É possível enviar relatórios diferenciados para destinatários diferenciados sem ser necessário cadastrar estes destinatários. Isto é possível através do cadastro de chefias. Para utilizar esta opção, deve-se habilitar o assinalamento Utiliza o cadastro de Chefias. Ao habilitar esta opção é exibida uma nova página "Definições para o Tratamento de Chefias", onde é possível configurar mais detalhadamente como a rotina deverá se comportar com relação a emissão de relatórios para os destinatários deste cadastro.

Nesta página é possível customizar alguns procedimentos da rotina com relação ao cadastro de chefias:

Importante

A rotina de chefias não considerará o cadastro de exceções de chefias.


Funcionamento

Para que a rotina funcione adequadamente é necessário que seja cadastrada uma tela de entrada padrão com informações que sejam comuns a todos os chefes que irão receber o relatório. Como exemplo: Data Inicial, Data Final, Empresa, Tipo de Colaborador. As demais abrangências serão criadas dinamicamente pela rotina conforme as parametrizações configuradas no processo.

Para cada chefe cadastrado poderá ser emitido um relatório. Antes de emitir o relatório, o sistema define automaticamente como abrangência de local, o local (e/ou sub-locais) no qual este chefe está cadastrado. Isto garante que cada chefe somente receberá informações dos colaboradores dos locais ao qual é chefe. Opcionalmente é possível incluir a abrangência que está cadastrada para o usuário associado ao cadastro do colaborador da chefia.
Para enviar o e-mail a chefia correspondente, o sistema buscará o e-mail comercial do mesmo na ficha complementar. Caso o e-mail não seja encontrado ou não esteja cadastrado, será gerada uma mensagem de erro no log indicado que determinada chefia não possui o e-mail comercial definido.

Utilizar Hierarquia de Postos

É possível enviar relatórios diferenciados para destinatários diferenciados sem ser necessário cadastrar estes destinatários. Isto é possível através da hierarquia de postos. Para utilizar esta opção, deve-se habilitar o assinalamento Utilizar Hierarquia de Postos. Ao habilitar esta opção é exibida uma nova página "Definições para o Tratamento de Superiores por Posto", onde é possível configurar mais detalhadamente como a rotina deverá se comportar com relação a emissão de relatórios para os destinatários deste cadastro.

Observações

  • Esta opção somente estará disponível na rotina de Posto de Trabalho.
  • Este recurso filtrará apenas os relatórios que a seção detalhe principal possui relacionamento com as tabelas Histórico Postos de Trabalho (R038HPO), Postos de Trabalho (R017POS) ou Ficha Básica Colaborador (R034FUN). Outros relatórios funcionarão corretamente, porém ele será listado sem filtrar o posto de trabalho.

Nesta página é possível customizar alguns procedimentos da rotina com relação à hierarquia de postos, conforme segue:

Hierarquia

É obrigatório informa a hierarquia de postos a ser considerada no processo automático.

Assinalamentos

Considerar somente os postos alocados no nível __ da hierarquia (00 = todos os níveis)

É possível definir qual o nível da hierarquia a ser considerado no processo automático.

Importante

  • O processo automático sempre enviará o arquivo que se encontra no diretório de saída. Caso encontre o arquivo do gestor anterior, enviará esse arquivo encontrado.
  • Sempre que o usuário utilizar o processo automático de relatório para envio por chefia ou por hierarquia de posto, deve ser utilizada a opção "Renomear Arquivo" ou "Excluir Arquivo".

Considerar os ocupantes alocados abaixo do nível especificado acima

Este assinalamento somente estará disponível quando for informado um nível diferente de 00. Serão considerados os postos alocados no nível informado e todos os demais que estiverem hierarquicamente abaixo desse nível.

Utiliza a abrangência do usuário associado ao ocupante do posto

Quando este campo estiver assinalado as abrangências do usuário associado ao posto serão consideradas ao enviar o relatório pelo processo automático.

Enviar somente para superior imediato

Este assinalamento permite que o processo automático envie o relatório somente para o superior imediato pela hierarquia de postos de trabalho.

Enviar para

Funcionamento

O sistema filtra a execução do modelo para apresentar apenas os registros conforme:

Hierarquia e posto do colaborador.


Se o "Ocupante do Posto Superior" estiver assinalado o sistema irá buscar o(s) ocupante(s) do posto superior para enviar o email com o relatório listado as informações dos seus subordinados.


Se "Considerar Delegações" estiver assinalado o sistema irá considerar a delegação do posto Superior, buscando o colaborador designado pela delegação com base na data do sistema para enviar o email com o relatório listado através do email com as informações dos subordinados do posto superior.

Se o "Ocupante do Posto Superior" e o campo "Considerar Delegações" estiverem assinalados o sistema irá considerar o ocupante do posto superior e o colaborador designado pela delegação, e o relatório será enviado por email para os dois colaboradores:


Utiliza os valores da Tela de Entrada Padrão para os demais destinatários

Permite indicar se a Tela de Entrada Padrão cadastrada deverá ser considerada também para os outros destinatários informados. Isto somente será feito se o destinatário não possuir uma tela de entrada própria cadastrada. Se houver, ela não será sobreposta.

Atualiza Datas da Tela de Entrada

Permite indicar se as datas da tela de entrada do relatório deverão ou não ser atualizadas quando o processo for executado. Para que as datas não sejam atualizadas, esta opção deve ser desmarcada no momento do cadastro do processo automático (por padrão, ela virá marcada).

Observação

O tratamento desta rotina não se aplica para Postos Adicionais.

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