Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
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Integrações de consulta via pendência

Atenção

A regra LSP mencionada nesta documentação tem o intuito exclusivo de manipular os registros de pendências da tabela RTC_PENDENCIES antes de serem retornadas pelo web service; ou seja, diretamente no banco.

Nesta tela é feita a configuração de quais tabelas têm seus registros retornados pelas portas ConsultarPendencias e ConfirmarPendencias do web service de integrações.

Este web service genérico permite consultar e confirmar todas as pendências de tabelas do sistema, possibilitando assim a integração de qualquer informação com outros sistemas que também utilizem web services.

Tabelas que não possuem campos-chave não podem ser utilizadas nesta rotina.

Importante

Como configurar a integração

  1. Informe o nome da integração no campo Identificador.
  2. Em Quantidade de registros de retorno, defina a quantidade máxima de registros que pode ser retornada por requisição. Note que se, por exemplo, o valor definido é 2 e há 3 tabelas sendo monitoradas e todas têm alteração, quando o web service é retornado exibe somente duas alterações e a terceira somente é retornada quando o web service é executado novamente.
  3. No campo Quantidade de dias para retorno, informe quantos dias antes da consulta devem retornar as pendências geradas.
  4. Para a opção Confirmar recebimento automaticamente, defina se sim ou se não:
    • Sim - neste caso, o Gestão de Pessoas | HCM faz o controle das pendências já retornadas para cada integração.
    • Não - com esta opção, o sistema terceiro integrado é responsável por confirmar as pendências através do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes, porta ConfirmarPendencias. Se as pendências não forem confirmadas, a próxima consulta irá retornar as mesmas pendências.
  5. Utilize o campo Integração ativa para que a integração funcione (Sim) ou ainda desativá-la (opção "Não") quando necessário, fazendo com que não sejam geradas novas pendências.
  6. No campo Regra integração, informe uma Regra LSP que será executada antes da execução do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes. Com esse recurso é possível manipular os registros de pendências da tabela RTC_PENDENCIES antes de serem retornadas pelo web service.
  7. Importante

    • A regra não possui recurso para acessar ou manipular os registros das tabelas monitoradas;
    • A regra não possui variáveis globais para identificar o Identificador da integração;
    • Não é possível realizar o De/Para de registros via regra;
    • A regra definida no cadastro de integração sempre será executada antes da consulta que retorna os dados que serão devolvidos na resposta do web service;
    • Após a execução do web service, a regra definida no cadastro de integração não pode ser aberta para depuração, pois uma regra LSP utilizada nesta rotina terá o funcionamento diferenciado de uma regra comumente utilizada a partir de pontos de regra, de relatórios, do gerador de importação/exportação etc.

    Observação: caso o usuário deseje conferir se a regra está funcionando como esperado, é possível realizar essa verificação a partir de um dos seguintes métodos:

  8. Na grade Tabelas (tabelas e campos de usuário também podem ser selecionados):
    1. Informe a Tabela que deseja integrar.
    2. Em Campos exceção, informe aquele(s) que não deve(m) ser retornado(s) na integração. Para informar mais de um campo, separe por vírgula.

      Atenção

      • Este campo permite resguardar informações sensíveis e que não devem ser compartilhadas na integração. Caso nenhum campo seja informado, serão integrados todos aqueles das tabelas definidas.
      • Apesar de o campo estar registrado como exceção, um registro será gerado na tabela RTC_Pendencies. No entanto, ele não será incluído na integração.
    3. Em Filtros, defina filtros para os registros que serão monitorados. Estes filtros permitem gerar pendências de replicação apenas para registros específicos, como por exemplo, apenas para determinadas empresas. Veja a documentação mais adiante para obter detalhes sobre este recurso.
  9. Clique em Alterar.

    Importante

    • Para que as alterações sejam aplicadas, é necessário realizar consistência de base através do CBDS;
    • Caso sejam adicionados ou removidos campos da tabela com integração, será necessário realizar uma consistência de base para atualizar os triggers que geram as pendências.

Filtros

A coluna Filtros, da grade Tabelas, permite informar filtros para os registros que serão monitorados. Ou seja, com os filtros é possível gerar pendências de replicação apenas para registros específicos, como por exemplo, apenas para determinadas empresas.

Este filtro será aplicado sobre o campo RTC_PENDENCIES.RECORDKEY, portanto deve ser informado no formato CAMPO=VALOR.

Cada filtro deve ser escrito como uma cláusula where de um comando SQL. Assim, o sistema irá gerar a trigger considerando cada filtro como sendo uma condição.

Regras de preenchimento dos campos
Tipo do campo Regras Exemplo
Alfanumérico Os valores comparados devem estar entre duas aspas simples CODCCU = ''A1234''
Data Os valores comparados devem estar entre duas aspas simples e estar no formato DD/MM/YYYY DATAFA > ''30/12/2018''
Numérico Os valores comparados devem utilizar apenas números NUMEMP = 1
Numérico contendo casas decimais Os valores comparados devem utilizar o ponto como separador decimal VALLIQ > 1400.50

Na coluna Filtro só é permitido informar campos que pertencem às chaves primárias das respectivas tabelas.

Observações

Não é realizada nenhuma consistência neste campo, portanto ele deve ser preenchido corretamente, caso contrário irá gerar erro na execução do web service de integrações (com.senior.g5.rh.xx.integracoes).

É responsabilidade do usuário fazer o preenchimento de forma correta do campo Filtro.

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