Configuração de Segurança do Trabalho - GHE
Através dessa tela é possível definir se o GHE deve ou não ser utilizado e também a forma pela qual os colaboradores são vinculados a ele.
Atenção
- Este cadastro é uma configuração que afeta toda a base de dados. Portanto, deve ser avaliado se todas as empresas da base farão uso da configuração, tendo em vista que isso pode impactar no tempo de implantação e operação das outras empresas no módulo Segurança.
- Ao utilizar GHE, as telas antigas de EPI por Local e Cargo servem apenas para consulta.
Rotina de GHE
Esse é um campo obrigatório e possui as seguintes opções:
- "1 - Ativar somente GHE": essa opção é utilizada para ativar as rotinas de GHE e exibir o menu referente a elas (Segurança > Gestão de GHE);
- "2 - Desativar": utiliza-se essa opção para desativar a rotina de GHE. Nesse caso, o menu das rotinas do GHE (Segurança > Gestão de GHE) não é exibido;
- "3 - Em implantação": indica que a rotina de GHE será usada e está em fase de implementação, por isso, o menu das rotinas (Segurança > Gestão de GHE) é exibido. Quando essa opção está definida, o cadastro de GHE não tem impacto nas rotinas de Geração de Exames e Distribuição de EPIs;
- "4 - Ativar e manter legado": indica que a rotina de GHE já está ativa (com legado) e, por isso, o menu das rotinas (Segurança > Gestão de GHE) é exibido.
Após habilitado na base, o campo Rotina GHE não fica mais visível. Esse comportamento faz parte da rotina de GHE que, uma vez ativada, não pode ser revertida nem permite voltar para outra rotina, como a PGR por Local, por exemplo.
Ligação do Colaborador com GHE
O campo possui duas opções:
- "1 - Diretamente pelo Colaborador": esse é o valor padrão mostrado pelo sistema e só pode ser alterado se, no campo Rotina GHE, o valor for 1 ou 3. Somente quando essa opção está marcada o menu Colaboradores > Históricos > GHE é habilitado, pois ele permite vincular cada colaborador ao seu GHE;
- "2 - Através do Posto de trabalho do Colaborador": essa opção deve ser utilizada quando a rotina de Posto de Trabalho está configurada.
Comp. Ativação GHE por Posto
Esse campo deve ser usado em situações nas quais o sistema está utilizando a ligação do GHE por colaborador e a rotina de posto de trabalho não está em uso, mas decide-se implantá-la.
No processo da implantação da rotina de postos de trabalho, preencha a competência (MM/AAAA) de quando o sistema passou a usar a rotina de postos. Ou seja, essa é a competência em que a opção de Ligação do Colaborador com GHE foi alterada de 1 para 2, indicando que a rotina passou a ser usada.
Se esse campo não for utilizado, ao fazer a transição da ligação do GHE por colaborador para a ligação por postos, seria necessário criar todos os históricos de postos retroativamente para o período da ligação por colaborador. Caso contrário, o colaborador ficaria sem histórico de GHE ao alterar para a ligação por posto. Assim, garante-se que esses históricos sejam criados com base na competência informada.
Notas
- Se já existirem somente GHEs vinculados por posto no sistema, esse campo não é exibido.
- Uma vez preenchido, esse campo não poderá ser zerado. Nesse caso, será possível somente informar competências anteriores à atual.
- Após a ativação do GHE por posto, o usuário deve criar um novo PGR informando a data de revisão igual ou posterior à data de ativação.
Atividades de Risco
Define como serão registradas as atividades de risco conforme as seguintes opções:
- "1 - Por item de descrição do cargo/posto": as atividades de risco são registradas por item de descrição no cargo e/ou posto de trabalho.
Ao utilizar essa opção, no Cadastro do PGR (Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PGR), guia Atividades de Risco, são disponibilizados os campos Atividade GHE, Atividade Cargo, Itens de descrição Cargo, Atividade Posto, Estrutura Postos e Itens de descrição Posto e na Revisão do GHE (Segurança > Gestão de GHE > Revisão do GHE), guia Cadastros, o campo Atividades de Risco é disponibilizado. - "2 - Por item de descrição do cargo/posto ou diretamente no cargo/posto": as atividades de risco poderão ser definidas tanto por item de descrição do cargo e/ou posto de trabalho quanto diretamente pelo cargo ou posto de trabalho, permitindo o vínculo com as atividades cadastradas.
Ao utilizar esta opção, no Cadastro do PGR (Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PGR), guia Atividades de Risco, são disponibilizados os campos Atividade GHE, Atividade Cargo, Itens de descrição Cargo, Atividade Posto, Estrutura Postos e Itens de descrição Posto e na Revisão do GHE (Segurança > Gestão de GHE > Revisão do GHE), guia Cadastros, o campo Atividades de Risco é disponibilizado e também a tela Atividades (Tabelas > Gerais > Atividades).
- "3 - Diretamente no cargo/posto": as atividades de risco serão definidas diretamente no cargo ou posto de trabalho, permitindo o vínculo com as atividades cadastradas em Tabelas > Gerais > Atividades.
Ao utilizar essa opção, no Cadastro do PGR (Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PGR), guia Atividades de Risco, são disponibilizados apenas os campos Atividade Cargo e Atividade Posto e na Revisão do GHE (Segurança> PGR por GHE> Revisão do GHE) o campo Atividades de Risco não é disponibilizado.
Quando as opções 2 - Por item de descrição do cargo/posto ou diretamente no cargo/posto ou 3 - Diretamente no cargo/posto desse campo estiverem selecionadas, a tela Atividades será disponibilizada no módulo Cargos e Salários.
Importante
Quando apenas o módulo Medicina Ocupacional estiver instalado, o campo Rotina de GHE assume a opção 1 - Ativar somente GHE e não é exibido na tela. Além disso, o campo Atividades de Risco ficará desabilitado.
Ligação Ambiente Trabalho
Informe como deseja que seja realizado o vínculo entre o colaborador e seu ambiente de trabalho:
- "1 - Através do(s) GHE(s) do colaborador": é considerado o ambiente informado nos GHEs associados ao colaborador. Neste caso, quando o colaborador estiver associado a mais de um GHE, todos os GHEs devem estar associados ao mesmo ambiente.
- "2 - Diretamente por colaborador": esta opção habilita a tela Histórico de Ambiente de Trabalho (FR038HAT), onde deve ser cadastrado (por colaborador) em qual ambiente o colaborador está atuando. Nesta tela de histórico de ambiente por colaborador, nos casos onde:
- O colaborador trabalha no próprio empregador: o campo Localização deve ser definido como "1 - Estabelecimento do próprio empregador";
- O colaborador trabalha em um ambiente de terceiro: o campo Localização deve estar definido como "2 - Estabelecimento de terceiros" e também deve ser informado o ambiente de trabalho.
Nota
A opção "2 - Diretamente por colaborador" serve para usuários que utilizam um mesmo GHE para mais de um ambiente, e não querem e/ou podem dividir o GHE para cada ambiente individualmente.