Bases
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: AP.
Esta tela serve para fornecer informações sobre as bases mensais de INSS e IR dos colaboradores que têm outros contratos de trabalho fora da base do Administração de Pessoal.
Esses colaboradores devem ter um assinalamento no item Colaboradores > Ficha Cadastral > Outro Contrato do tipo "F". As bases de INSS devem ser informadas para não prejudicar o recolhimento mensal do colaborador e evitar problemas com a fiscalização.
As informações de bases de IR Fonte e valor retido não são imprescindíveis, podendo ser deixadas em branco caso não queira efetuar este controle e não haja obrigatoriedade de fazê-lo por parte da empresa.
Importante
Caso exista mais de um valor de base com o mesmo CNPJ e no mesmo período, será necessário realizar um único lançamento.
Notas
- É possível usar a tecla F3 ou clicar no botão Pesquisa para ver a lista dos colaboradores que possuem a indicação de Outro Contrato "Fora do Sistema".
- É possível usar a tecla F2 para ver a lista dos colaboradores que já possuem registros nesta tabela.
Indique o mês e ano a
consultar, incluir ou alterar as contribuições realizadas.
Nota
É possível usar a tecla F2 para ver a lista dos colaboradores que já possuem registros nesta tabela.
Informe o tipo de inscrição referente à empresa que desconta INSS.
Informe o número de inscrição referente à empresa que desconta INSS.
Informe o nome da empresa que desconta INSS.
Categoria eSocial
Informe a categoria do trabalhador na outra empresa, conforme Tabela 01 (Categorias de Trabalhadores) do eSocial. Esta informação é usada para geração dos leiautes S-1200, S-2299 e S-2399, aparecendo junto aos valores de múltiplos vínculos do trabalhador.
Digite o valor da base de cálculo do INSS mensal do outro contrato, bem como a contribuição descontada do mesmo, para que o Administração de Pessoal acrescente este valor nessa competência e apure a diferença a ser descontada, levando em conta o percentual que a soma dos dois atingir.
Digite o valor da base de cálculo do INSS sobre 13º Salário do outro contrato, bem como a contribuição descontada do mesmo, para que o Administração de Pessoal acrescente este valor e apure a diferença a ser descontada, levando em conta o percentual que a soma dos dois atingir.
A soma dos valores dos campos Base INSS Mensal e Base INSS 13º Salário compõe o valor que será enviado para o eSocial através dos leiautes S-1200, S-2299 e S-2399. Para que o sistema calcule corretamente o indicativo de desconto da contribuição previdenciária (registro indMV), é necessário informar os campos Valor INSS Mensal e Valor INSS 13º Salário corretamente.
Informe a Base de Cálculo do IRRF e o desconto IRRF na outra empresa. Esse campo somente deve ser informado se a outra empresa possuir o mesmo CNPJ raiz da empresa atual ou se foi solicitado pelo colaborador.
Indique o valor da Base de Cálculo do IRRF de férias na outra empresa. Esse campo somente deve ser informado se a outra empresa possuir o mesmo CNPJ raiz da empresa atual ou se foi solicitado pelo colaborador.
Informe a Base de Cálculo do IRRF 13º salário e o desconto IRRF 13º salário na outra empresa. Esse campo somente deve ser informado se a outra empresa possuir o mesmo CNPJ raiz da empresa atual ou se foi solicitado pelo colaborador.
Base/Valor IR Participação nos Lucros
Indique o valor da base do IR de participação nos lucros, quando houver.
Indique a base e o valor do IPE mensal, quando houver.
Indique a base e o valor do IPE férias, quando houver.
Indique a base e o valor do IPE 13º Salário, quando houver.
Informe se o outro contrato do colaborador se enquadra em categoria de contribuinte individual:
- "S - Sim": o valor da base do lançamento é considerado apenas para limitar o teto previdenciário.
- "N - Não": o valor da base do lançamento é utilizado para limitar o teto previdenciário e encontrar a faixa equivalente do INSS.
Os códigos das categorias que são consideradas para os contribuintes individuais estão identificados na Tabela 01 (Categorias de Trabalhadores) do eSocial, obtida pela documentação oficial do Portal do eSocial.
Importante
Esta indicação influencia no cálculo do desconto do INSS do colaborador.
Deduções IR Simplificado Mês
Informe a soma dos eventos de INSS, Pensão Judicial, IPE, Previdência Privada, FAPI e Fundação Prev. Complementar que são calculados por outro sistema. Deve ser informado o valor integral da soma, o valor informado no campo Valor INSS Mensal não será utilizado para o cálculo da dedução simplificada.
Deduções IR Simplificado Férias
Informe a soma dos eventos de INSS, Pensão Judicial, IPE, Previdência Privada, FAPI e Fundação Prev. Complementar que são calculados por outro sistema.
Deduções IR Simplificado 13º Salário
Informe a soma dos eventos de INSS, Pensão Judicial, IPE, Previdência Privada, FAPI e Fundação Prev. Complementar que são calculados por outro sistema. Deve ser informado o valor integral da soma, o valor informado no campo Valor INSS 13º Salário não será utilizado para o cálculo da dedução simplificada.