Compromissos
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Esta tela só está disponível com a proprietária da rotina de Controle de Compromissos.
Conceitos
Compromisso
Item cadastrado no sistema que identifica determinada
atividade. É o cadastro base para a criação das ocorrências.
Ocorrência
Pendência de um compromisso. Possui basicamente um período de
referência e um período para a sua realização. Toda ocorrência é ligada a um
grupo de estruturas pré-definidas.
Grupo
Cadastro que tem como objetivo agrupar colaboradores, com base em
condições de abrangência de estruturas existentes no sistema. Estas condições
possuem um cadastro histórico e inicialmente suportam os campos de empresa,
filial, centro de custo e local.
Condição de um grupo:
- Empresa (+): 1,2,3
- Filial (+): 1
- C. Custo (+):
- Local (+):
Resumo dos Passos para Utilização da Rotina
- Habilite o controle de compromissos;
- Cadastre um compromisso;
- Defina usuários master para o compromisso;
- Cadastre grupos para compromissos;
- Associe um ou mais grupos ao compromisso;
- Defina os usuários responsáveis e autorizadores para cada grupo no compromisso;
- Cadastre e gere as ocorrências do compromisso;
A partir do momento em que estes passos estão definidos:
- O sistema passa a controlar os processos através das ocorrências.
- Os usuários responsáveis visualizam as ocorrências, realizam as atividades pertinentes às ocorrências e as concluem.
Configurações Necessárias
Habilitar/Desabilitar a rotina
A rotina e a tela Compromissos (Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos) são habilitadas ou desabilitadas através da proprietária.
Empresas > Controle de Compromissos > Grupos
Nesta tela é realizado o cadastramento de grupos e suas condições. As condições
são cadastradas com base em uma data histórica. O funcionamento das condições é
semelhante ao cadastro de condições da abrangência de usuário.
Empresas > Controle de Compromissos > Agrupadores
Cadastro que serve apenas para a ordenação das ocorrências na tela de pendências
do usuário e no relatório de ocorrências.
Um agrupador visa facilitar o agrupamento de compromissos que possuem assuntos relacionados em relatórios, por exemplo.
Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos
Guia Cadastro
Nesta tela ocorre toda a definição dos compromissos. A guia Cadastro possui duas informações básicas:
Tipo
- Cálculo de Folha: processamento de um ou mais tipos de cálculo.
- Cálculo de Férias: processamento de férias (individual, coletivo, programadas, alteração e exclusão)
- Avaliação de Propostas de Alteração do Quadro. Quando esta opção é selecionada, as guias Grupos" e "Def. Geração" são desabilitadas
- Manual: processos realizados fora do sistema. Ex.: imprimir um documento, recolher assinaturas etc.
Periodicidade
Recorrência da atividade (semanal, quinzenal, mensal, etc...).
Nota
- Neste campo é possível incluir informações sobre o compromisso cadastrado, desde com até 80 caracteres.
- Quando no campo Tipo a opção "3 - Avaliação de Propostas de Alteração do Quadro" é selecionada, o campo Periodicidade apenas permite o tipo "6 - Período Específico". Já para as outras opções, este tipo não é disponibilizado.
Usuário Master
Após incluir o compromisso, é habilitado o botão Master que permite
definir os usuários "Master" do compromisso. Este usuário pode
realizar/autorizar qualquer processamento controlado pelas ocorrências deste
compromisso.
Este usuário somente é habilitado quanto o Tipo de Compromisso é "1 - Cálculo de Folha" ou "2 - Cálculo de Férias".
Guia Grupos
Associação de grupos no compromisso
Em Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos, guia Grupos, devem ser
informados quais são os grupos que utilizam o compromisso. Esta associação é
necessária para que as ocorrências possuam sempre usuários responsáveis e autorizadores padrão.
Definição de usuários responsáveis e autorizadores para cada grupo no
compromisso
Na mesma guia onde se associa os grupos a um compromisso, são habilitados os
botões que permitem definir os usuários responsáveis e autorizadores (gerais
e não específicos de uma ocorrência) das ocorrências destes grupos para o
compromisso.
Guia Def. Geração
Cadastro/geração de ocorrências
As ocorrências podem ser criadas de através de um recurso de geração ou de forma
manual.
Geração
Antes de gerar as ocorrências, é necessário ajustar algumas definições da geração na guia Def. Geração na tela de cadastro de compromissos. Após os ajustes, deve-se utilizar o botão Ocorrências, disponível ao acessar a guia Cadastro. Deve-se informar o período em que as ocorrências devem ser geradas e pode-se também informar uma regra para cada ocorrência gerada. A geração é feita com base nas definições do compromisso. Após a geração, as ocorrências podem ser manipuladas através da guia Ocorrências.
Guia Ocorrências
Cadastramento manual
As ocorrências podem ser criadas através da guia Ocorrências, na tela de
cadastro de compromissos. Cada ocorrência é identificada pelo compromisso,
grupo, tipo de cálculo (para o tipo de compromisso Cálculos de Folha), e um
período de referência, que varia de acordo com a periodicidade do compromisso.
Ex.: Um período mensal sempre tem início no dia 1º e
término no último dia do mês. Um período semanal sempre tem início em uma
segunda- feira e término no domingo seguinte.
As ocorrências possuem também um período de permissão, ou seja, a atividade deve ser realizada dentro deste período. A data de início é opcional. A data de término do período é obrigatória - exceto para as ocorrências dos compromissos com tipo Cálculos de Folha, que podem ter a data de término calculada para N dias antes da data de pagamento.
Cada ocorrência pode ter as definições de usuários responsáveis e autorizadores. Elas sobrepõem as definições realizadas na guia de associação de grupos no compromisso.
Controle dos processos
O controle dos processos é feito de acordo com cada tipo:
- Cálculo da folha e férias (coletivas): Ao iniciar o cálculo, são encontradas as ocorrências para o processo (para folha, de acordo com a competência do cálculo ativo. Para as férias coletivas, é considerado o período de férias informado). Se nenhuma ocorrência é encontrada e não há compromisso que controle este processo, o cálculo é liberado. Do contrário é exibido um erro. Se encontrar, o sistema verifica quais ocorrências possuem o usuário ativo como responsável/master, e guarda os códigos de grupo destas ocorrências. Caso nenhuma ocorrência seja de responsabilidade do usuário ativo, o sistema exibe uma mensagem informando que o usuário ativo não é responsável pelo processo.
- Com posse das ocorrências corretas, o sistema verifica, para cada uma, se o processamento está sendo feito dentro do prazo. Se não estiver, o sistema solicita usuário e senha de um autorizador. Este usuário pode ser salvo para que o sistema não faça mais a solicitação para as ocorrências que possuem este usuário como autorizador. Caso alguma ocorrência não possua este usuário como autorizador, o sistema faz uma nova solicitação. Se o usuário que autorizou é um usuário master do compromisso, todas as ocorrências são autorizadas, independente de salvar o usuário ou não.
- Se alguma ocorrência não é autorizada, o cálculo é cancelado.
- Com as ocorrências autorizadas, o sistema gera uma espécie de abrangência utilizando as condições cadastradas nos grupos e concatena esta abrangência ao SQL de seleção dos colaboradores para o cálculo.
O sistema não considera as datas cadastradas nas exceções de cálculo para realizar as validações das ocorrências. As permissões são mantidas enquanto a tela de cálculo estiver aberta.
- Cálculo de férias (individual): Ao iniciar o cálculo, são identificados os grupos na qual o colaborador pertence. Se nenhum grupo for encontrado, o cálculo é liberado. Após isto são encontradas as ocorrências para o processo, considerando os grupos que o colaborador pertence e o período de férias informado. Se nenhuma ocorrência é encontrada e não há compromisso que controle este processo, o cálculo é liberado. Do contrário é exibido um erro. Se encontrar, o sistema verifica quais ocorrências possuem o usuário ativo como responsável/master. Caso nenhuma ocorrência seja de responsabilidade do usuário ativo, o sistema exibe uma mensagem informando que o usuário ativo não é responsável pelo processo.
- Com posse das ocorrências corretas, o sistema verifica, para cada uma, se o processamento está sendo feito dentro do prazo. Se não estiver, o sistema solicita usuário e senha de um autorizador. Este usuário pode ser salvo para que o sistema não faça mais a solicitação para as ocorrências que possuem este usuário como autorizador. Caso alguma ocorrência não possua este usuário como autorizador, o sistema faz uma nova solicitação. Se o usuário que autorizou for um usuário master do compromisso, todas as ocorrências serão autorizadas, independente de salvar o usuário ou não.
- Se alguma ocorrência não é autorizada, o cálculo é cancelado.
Empresas > Controle de Compromissos > Pendências do Usuário
Visualização e conclusão das ocorrências
As ocorrências podem ser visualizadas pelos usuários responsáveis através de
uma tela de pendências (Empresas > Controle de Compromissos > Pendências do
Usuário ou Ctrl + F12), na qual também é possível concluí-las. Esta tela possui
configurações para que abra após o logon do usuário e para visualizar as
pendências que estão a N dias da data final de permissão. Após a conclusão de
uma ocorrência, ela só pode ter o seu status alterado para não-concluído
através da tela de manutenção de ocorrências. Não é permitida a realização
dos processamentos após a conclusão das pendências. As pendências devem ser
concluídas de forma manual por um usuário responsável.
Empresas > Controle de Compromissos > Listar
Logs
A rotina de controle de compromissos gera log dos processos,
informando o usuário que tentou realizar o processamento, qual usuário
autorizou, entre outras informações. Estas informações podem ser visualizadas
pelo relatório FPCC002.CAD.
Relatório de ocorrências: FPCC001.CAD - Mostra as ocorrências e seu status, separando as informações por competência (de acordo com a data limite para a realização do processo).
Outras Informações
Outras Informações
A lista de pendências do usuário fica em memória e sua atualização é checada sempre que a tela ganha o foco ou é aberta (utiliza a tabela R250ALT). O sistema determina a lista de pendências como desatualizada após os seguintes eventos acontecerem:
- Apenas local:
- Logon
- Seleção de cálculo
- Seleção de empresa
- Para todos Usuários:
- Conclusão de ocorrência
- Alteração de um agrupador
- Inserir/Alterar/Excluir um compromisso
- Botão alterar da guia Grupos na tela de cadastro de compromissos
- Botão alterar da guia Ocorrências na tela de cadastro de compromissos
- Alteração/Exclusão de um grupo
- Função Relacionada: RetFimExe
Nota
- Só é possível excluir compromissos que não possuem ocorrências.
- A tela de pendências de usuário não é mostrada para usuários ADM ao inciar o sistema.
- O controle de compromissos não tem efeito sob os usuários ADM. Eles conseguem executar os processos a qualquer momento e inclusive autorizá-los.
- Quando o sistema está executando como instância de serviço (executando algum webservice), a solicitação de usuário e senha de usuários autorizadores não é feita.
- A rotina não controla nada na WEB.
- Quando o sistema está executando como instância de serviço, através do BrowserAccess/WindowsAccess, ou através de um menu de referência, a tela de pendências do usuário não é mostrada automaticamente, mesmo que a opção esteja marcada. Um exemplo do que poderia acontecer se isso não fosse feito é um usuário acessar a ficha financeira pelo portal, que chama a tela via BrowserAccess. O BrowserAccess iria abrir a tela da ficha financeira e a tela de pendências.