Compromissos

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Esta tela só está disponível com a proprietária da rotina de Controle de Compromissos.

Conceitos

Compromisso
Item cadastrado no sistema que identifica determinada atividade. É o cadastro base para a criação das ocorrências.

Ocorrência
Pendência de um compromisso. Possui basicamente um período de referência e um período para a sua realização. Toda ocorrência é ligada a um grupo de estruturas pré-definidas.

Grupo
Cadastro que tem como objetivo agrupar colaboradores, com base em condições de abrangência de estruturas existentes no sistema. Estas condições possuem um cadastro histórico e inicialmente suportam os campos de empresa, filial, centro de custo e local.

Resumo dos Passos para Utilização da Rotina

A partir do momento em que estes passos estão definidos:

Configurações Necessárias

 

Habilitar/Desabilitar a rotina
A rotina e a tela Compromissos (Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos) são habilitadas ou desabilitadas através da proprietária.

Empresas > Controle de Compromissos > Grupos
Nesta tela é realizado o cadastramento de grupos e suas condições. As condições são cadastradas com base em uma data histórica. O funcionamento das condições é  semelhante ao cadastro de condições da abrangência de usuário.

Empresas > Controle de Compromissos > Agrupadores
Cadastro que serve apenas para a ordenação das ocorrências na tela de pendências do usuário e no relatório de ocorrências.

Um agrupador visa facilitar o agrupamento de compromissos que possuem assuntos relacionados em relatórios, por exemplo.

Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos

Guia Cadastro

Nesta tela ocorre toda a definição dos compromissos. A guia Cadastro possui duas informações básicas:

Tipo

  1. Cálculo de Folha: processamento de um ou mais tipos de cálculo.
  2. Cálculo de Férias: processamento de férias (individual, coletivo, programadas, alteração e exclusão)
  3. Avaliação de Propostas de Alteração do Quadro. Quando esta opção é selecionada, as guias Grupos" e "Def. Geração" são desabilitadas
  1. Manual: processos realizados fora do sistema. Ex.: imprimir um documento, recolher assinaturas etc.

Periodicidade
Recorrência da atividade (semanal, quinzenal, mensal, etc...). 

Nota

Usuário Master
Após incluir o compromisso, é habilitado o botão Master que permite definir os usuários "Master" do compromisso. Este usuário pode realizar/autorizar qualquer processamento controlado pelas ocorrências deste compromisso.

Este usuário somente é habilitado quanto o Tipo de Compromisso é "1 - Cálculo de Folha" ou "2 - Cálculo de Férias".

Guia Grupos

Associação de grupos no compromisso
Em Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos, guia Grupos, devem ser informados quais são os grupos que utilizam o compromisso. Esta associação é necessária para que as ocorrências possuam sempre usuários responsáveis e autorizadores padrão.

Definição de usuários responsáveis e autorizadores para cada grupo no compromisso
Na mesma guia onde se associa os grupos a um compromisso, são habilitados os botões que permitem definir os usuários “responsáveis” e “autorizadores” (gerais e não específicos de uma ocorrência) das ocorrências destes grupos para o compromisso.

Guia Def. Geração

Cadastro/geração de ocorrências
As ocorrências podem ser criadas de através de um recurso de geração ou de forma manual.

Geração

Antes de gerar as ocorrências, é necessário ajustar algumas definições da geração na guia “Def. Geração” na tela de cadastro de compromissos. Após os ajustes, deve-se utilizar o botão “Ocorrências”, disponível ao acessar a guia “Cadastro”. Deve-se informar o período em que as ocorrências devem ser geradas e pode-se também informar uma regra para cada ocorrência gerada. A geração é feita com base nas definições do compromisso. Após a geração, as ocorrências podem ser manipuladas através da guia “Ocorrências”.

Guia Ocorrências

Cadastramento manual
As ocorrências podem ser criadas através da guia “Ocorrências”, na tela de cadastro de compromissos. Cada ocorrência é identificada pelo compromisso, grupo, tipo de cálculo (para o tipo de compromisso “Cálculos de Folha”), e um período de referência, que varia de acordo com a periodicidade do compromisso. Ex.: Um período mensal sempre tem início no dia 1º e término no último dia do mês. Um período semanal sempre tem início em uma segunda- feira e término no domingo seguinte.

As ocorrências possuem também um período de permissão, ou seja, a atividade deve ser realizada dentro deste período. A data de início é opcional. A data de término do período é obrigatória - exceto para as ocorrências dos compromissos com tipo “Cálculos de Folha”, que podem ter a data de término calculada para N dias antes da data de pagamento.

Cada ocorrência pode ter as definições de usuários responsáveis e autorizadores. Elas sobrepõem as definições realizadas na guia de associação de grupos no compromisso.

Controle dos processos
O controle dos processos é feito de acordo com cada tipo:

Nota

 

O sistema não considera as datas cadastradas nas exceções de cálculo para realizar as validações das ocorrências. As permissões são mantidas enquanto a tela de cálculo estiver aberta.

Empresas > Controle de Compromissos > Pendências do Usuário

Visualização e conclusão das ocorrências
As ocorrências podem ser visualizadas pelos usuários “responsáveis” através de uma tela de pendências (Empresas > Controle de Compromissos > Pendências do Usuário ou Ctrl + F12), na qual também é possível concluí-las. Esta tela possui configurações para que abra após o logon do usuário e para visualizar as pendências que estão a N dias da data final de permissão. Após a conclusão de uma ocorrência, ela só pode ter o seu status alterado para não-concluído através da tela de manutenção de ocorrências. Não é permitida a realização dos processamentos após a conclusão das pendências. As pendências devem ser concluídas de forma manual por um usuário “responsável”.

Empresas > Controle de Compromissos > Listar

Logs
A rotina de controle de compromissos gera log dos processos, informando o usuário que  tentou realizar o processamento, qual usuário autorizou, entre outras informações. Estas informações podem ser visualizadas pelo relatório FPCC002.CAD.

 Relatório de ocorrências: FPCC001.CAD - Mostra as ocorrências e seu status, separando as informações por competência (de acordo com a data limite para a realização do processo).

Outras Informações
Outras Informações

A lista de pendências do usuário fica em memória e sua atualização é checada sempre que a tela ganha o foco ou é aberta (utiliza a tabela R250ALT). O sistema determina a lista de pendências como desatualizada após os seguintes eventos acontecerem:

Nota

Este artigo ajudou você?