eSocial - Tabelas

Atenção

Esta documentação se aplica somente ao módulo: AP.

Esta tela tem a finalidade de gerar para o eSocial as informações dos leiautes iniciais e de tabelas e alterações que ocorreram durante o mês.

Importante

Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, o processo deve ser feito diretamente na origem das informações. Dessa forma, o sistema estará preparado para monitorar e gerar as tratativas de forma automática, enviando os leiautes de alteração e exclusão.

Ao realizar essas operações manualmente no banco de dados, o sistema não irá gerar as devidas pendências para o eSocial, o que causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e a do Governo.

Por essa razão, não é permitido realizar qualquer comando diretamente no banco de dados sem orientação específica da Senior, especialmente nas tabelas: R030DES, R000DME, R034MAT e todas com prefixo R350*.

Leiautes

Iniciais

Os eventos iniciais de tabelas são as informações que identificam o empregador. No primeiro envio deve-se utilizar o leiaute S-1000 – Informações de Empregador/Contribuinte.

Tabela

Os eventos de tabela complementam os iniciais e validam as informações dos não periódicos e periódicos. Eles devem ser enviados após o evento de informações do Empregador/Contribuinte e antes dos eventos de cadastramento inicial, periódicos e não periódicos.

Confira mais informações no Manual do eSocial.

Nota

A mensagem "Empresa xx possui as seguintes filiais sem definições eSocial preenchidas, verifique a guia Filial Empregadora nas Definições do eSocial: XX" pode ser retornada para empresas com cenário de filial empregadora, onde há alguma inconsistência no campo EnvVal da tabela R350EMP.

Geração dos leiautes

Os leiautes apresentados na tela estão posicionados conforme a sequência em que devem ser gerados, seguindo os pré-requisitos de cada um.

Veja informações detalhadas sobre cada leiaute no Manual do eSocial.

Importante

Na versão eSocial Simplificado (S-1.0), algumas tabelas não serão mais aceitas. As tabelas que não serão mais aceitas na versão são:

Somente poderão continuar sendo utilizadas essas tabelas sistemas que ainda estejam utilizando a versão 2.5 do eSocial.

O leiaute S-1000, para o eSocial Simplificado, o monitoramento, carregamento, consistências e geração do XML do grupo softwareHouse foram retirados. Com isso, para a homologação, este grupo não será mais considerado, já para a produção, o campo Início Simplificação eSocial será observado, se o momento for posterior a data 10/05/2021, as informações para este grupo não serão consideradas.

Ao usar o eSocial Simplificado, também não é permitido enviar um evento de tabela se houver um fechamento de periódicos (S-1299) aguardando envio ou aguardando retorno do eSocial na mesma competência ou em competência posterior. Neste caso, será necessário aguardar o retorno do recibo do S-1299 e processar as tabelas novamente.

Veja mais informações sobre o campo Início Simplificação eSocial na documentação Definições eSocial.

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração dos leiautes. Após a geração deles, acesse esta tela para verificar o status dos leiautes gerados. Caso possua alguma mensagem de erro, ele deverá ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração. É possível efetuar um tratamento para os erros. Veja aqui como executar o procedimento.

Funcionamento da tela

A tela considera as empresas informadas na abrangência de empresa. Nela todos os arquivos selecionados são gerados de uma só vez, de acordo com os pré-requisitos de cada evento.

Para a geração dos leiautes:

  1. Informe o(s) número(s) de cadastro(s) da(s) empresa(s);
  2. Desmarque o(s) leiautes(s) de tabela que não deseja gerar para o envio. Não é possível desmarcar o evento S-1000 de informações do empregador/contribuinte, pois este sempre será processado para verificação de alterações.
  3. Clique no botão Gerar;
  4. Verifique as informações apresentadas ao final da tela.

Importante

Mesmo que já existam folhas ou desligamentos no eSocial para os colaboradores enviados, é necessário reenviar os leiautes periódicos para atualizar as totalizações na base do governo e gerar a nova DCTF.

Isto deve ser feito devido um processo do governo, pois quando há uma alteração nos leiautes de tabela, os eventos S-1200, S-1202, S-2299 ou S-2399 não serão necessariamente alterados também. Porém os totalizadores do governo podem ser alterados, e estes somente são recalculados se os eventos periódicos (com o Tipo Envio igual a 2 - Total (Reenvia todos colaboradores sem verificar se houve alteração))forem enviados novamente, retornando os leiautes S-5001 e S-5002.

Botões

Gerar

Este botão realiza o processo de geração de todos os leiautes, seguindo a ordem apresentada na grade. Ao fim do processo, deve-se usar a tela Consulta Pendências eSocial para o envio manual e consulta das situações das pendências.

Log

Este botão estará habilitado após o término do processamento e permite a consulta dos detalhes.

Nota

Para organizar a visualização dos leiautes conforme a sua preferência, clique no botão de configuração

Acompanhamento da geração

A tela apresenta informações sobre o andamento da geração dos arquivos, conforme a imagem seguinte:

Logs

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração. Caso possua mensagem de [ERRO], este deve ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração.

Importante

As mensagens de [AVISO] também devem ser verificadas.

Controle de acesso

A operação da tela depende das permissões de acesso do usuário. Ele precisa ter total acesso para operar e consultar a tela.

Este artigo ajudou você?