Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração

Apuração

A apuração é uma das principais finalidades do Controle de Ponto e Refeitório, onde acontece o processamento das marcações e geração dos resultados.

Antes de efetuar o cálculo, o usuário pode programar afastamentos como férias, demissões e outros, além de compensações de horas extras e faltas, trocas de horários, autorização de horas extras e saídas durante o expediente. Estas programações irão facilitar a posterior análise da apuração por parte das chefias, pois muitas ausências já estarão justificadas. Para a correta apuração, também é necessário que eventuais trocas de crachás ou entrega de crachás provisórios, já estejam informadas no sistema.

Durante o cálculo da apuração, o sistema compara as marcações realizadas com o cadastro do empregado, terceiro ou parceiro, obtendo assim as situações relativas ao trabalho, extras, ausências e afastamentos.

Para evitar dois cálculos, um para apuração e outro para refeitório, as marcações realizadas no refeitório também são processadas, com a análise do cadastramento, para identificar cada refeição efetuada. Após o cálculo, o usuário terá acesso às marcações e às situações apuradas, podendo fazer alterações, inclusões e exclusões, de forma individual ou coletiva.

Se houver alterações nas tabelas ou nos cadastros, que influenciem um período já calculado, o usuário poderá calcular novamente este período, sem selecionar arquivos de marcações.

Para eventuais particularidades, além das definições do sistema, existe a possibilidade de utilizar regras durante o cálculo, que poderão alterar a apuração, adaptando o sistema às necessidades da empresa.

Como já foi comentado no capítulo Funcionamento, o cálculo apenas faz parte do início do Ciclo de Apuração, que terá ainda a análise pelas chefias e acertos, além da emissão de relatórios. Se o Controle de Ponto e Refeitório for multiusuário, os acertos podem ser efetuados nos respectivos setores da empresa, proporcionando agilidade e economia de tempo para o setor de pessoal.

A consulta da apuração pelos colaboradores pode ser feita através da rede, em terminais denominados Quiosques, através de senhas cadastradas no sistema. Isto traz inúmeras vantagens, reduzindo o trânsito de pessoas no setor de Administração de Pessoal e agilizando a informação. Os trabalhos de apuração serão concluídos quando o período estiver todo calculado e analisado, com os dados prontos para realizar a Integração com a folha de pagamento.

Este artigo ajudou você?