Saldos de situações
Os saldos atuam como uma conta corrente de horas. Seu controle é feito na apuração, com uma situação que soma e outra que diminui. As situações calculadas na apuração podem ser definidas para irem para o saldo automaticamente.
Sempre que houver horas extras devem ser somadas no saldo e sempre que houver faltas, atrasos e saídas antecipadas devem diminuir no saldo.
O saldo pode ser zerado na integração dos eventos com a folha de pagamento ou simplesmente ir acumulando as horas.
Para os saldos de situações podem ser efetuados lançamentos através de regras, da tela de manutenção, na integração e na apuração conforme as definições do cadastramento. As horas podem ser debitadas do saldo através de um lançamento efetuado pelo usuário e depois geradas na Integração com a folha de pagamento.
Outro exemplo da utilização do saldo nas empresas é feito através da programação de compensação de horas. Cria-se um saldo especialmente para o controle de extras para compensação de horas para prolongar finais de semana com feriado, ou final de ano. O controle é feito com programações de compensação, com tipo extras, na situação que soma no saldo e programações de compensação, com tipo faltas, na situação de faltas do saldo.