Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Marcações > Trajeto das marcações do coletor ao sistema

Trajeto das marcações do coletor ao sistema

As marcações realizadas são reconhecidas pelo coletor e seguem diferentes caminhos, dependendo de cada instalação, em relação ao controle on-line.

Acesso on-line - Processo realizado pelo sistema Ronda Senior

Neste caso a marcação é realizada em coletores ligados a uma central denominada ARL-ON, que verifica os crachás com acesso autorizado, rejeitando os demais.

A central ARL-ON é automaticamente atualizada pelo Ronda Senior, quando existe alguma alteração referente a crachás, horários, afastamentos, permissões e programações de autorização de saída e autorização de horas extras, que influenciam na liberação de acesso.

Em modo on line, a marcação não fica armazenada no coletor, pois é transferida imediatamente para uma base de dados criada pelo respectivo fabricante.

Em seguida, através do programa denominado Coletor, as marcações são transferidas para uma tabela presente na base de dados do Controle de Ponto e Refeitório Ponto.

Quando a empresa possui uma estrutura para operar com Acesso On Line, porém os coletores não estão conectados a ARL-ON, devido a queda de energia elétrica ou outros problemas de conexão, as marcações ficam armazenadas nos coletores, que utilizam sua lista de liberação ou bloqueio particular, para determinar a autorização de acesso.

Os módulos Controle de Ponto e Refeitório Ponto e Ronda Senior possuem um recurso para realizar a Coleta Off, o qual incluirá em sua base de dados as marcações que estão no coletor. A partir do momento que as marcações são incluídas na base de dados, poderão ser processadas no Cálculo da Apuração para o Ponto, Refeitório e Solicitações.

Apuração de Frequência sem Ronda Senior ou com o sistema off-line

Para as empresas que não controlam o acesso ou controlam de forma off line, as marcações ficam armazenadas nos coletores. Periodicamente o usuário executa um programa fornecido pelo fabricante do relógio, cujo objetivo é ler as marcações que estão nos coletores e gravá-las em arquivo texto.

A partir deste ponto, as marcações podem ser processadas pelo Controle de Ponto e Refeitório, que irá ler os arquivos textos, incluir as marcações em sua base de dados e processar a Apuração e Refeitório.

Este artigo ajudou você?