Regra para Triagem/Seletivas
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Durante o processo de triagem e seletiva o módulo trabalha com duas tabelas temporárias (R123CSE-Candidatos Externos e R123HSE-Candidatos Internos).
Estas tabelas não estão disponíveis para uso na regra.
Procedimentos:
- Eliminar os registros destas duas tabelas.
- Insere nestas tabelas os candidatos que têm definido o mesmo sistema de cargo solicitado pela requisição ou não têm definição de nenhum sistema de cargo. Todos os registros inseridos terão o campo Motivo da Eliminação (moteli) = 0.
- Verifica se os candidatos que tem moteli = zero preenchem os requisitos de sexo,peso, altura, idade, grau de instrução, cursos e outros. Se não preencher o requisito, atribui o motivo equivalente a reprovação ao campo moteli.
- Monta um cursor para cada uma das tabelas temporárias R123CSE-Candidatos Externos e R123HSE-Candidatos Internos, considerando somente os registros que tem moteli = 0, ou seja, considera os candidatos que não foram eliminados.
- Para cada registro lido dos cursores mencionados no item anterior é aplicado a regra com o objetivo de verificar qualquer outro tipo de requisito que o cliente possa querer verificar e que o sistema não atenda pelo processo normal. Esta regra deverá ser indicada no cadastro da requisição, botão requisitos gerais. Para identificar qual o tipo de candidato que está sendo processado pela regra, pode-se utilizar a variável de sistema TipCan.
- Quando o retorno da regra for cancel(1), o programa reprova o candidato pelo motivo 30-Reprovado pela regra.
É importante ressaltar que a regra só se aplica aos candidatos que não foram reprovados durante o processo, portanto se todos os candidatos forem reprovados não será executada a regra. Esta regra encontra-se indicada em Tabelas / Cargos / Requisitos e nos requisitos gerais da requisição.
Quanto à regra de inicialização e de finalização disponibilizada nas definições, podemos sugerir que estas sejam aplicadas quando há necessidade de alterar as definições sobre o comportamento dos processos de Triagem/Seletiva.
O cliente verifica os requisitos de cursos de aperfeiçoamento, tanto na triagem quanto na seletiva, portanto nas definições do RS o campo Entidade Curso Aperfeiçoamento (R126DEF.DefEap) está preenchido com A = Ambas. Porém para alguns cargos esta verificação será feita pela regra.
A solução para este caso é na regra de inicialização mudar o conteúdo do campo das definições R126DEF.DefEap para N = Nenhuma, de forma que o processo não irá considerar este requisito, desta maneira ao executar a regra da requisição poderá reprovar os candidato pelo motivo 30-Reprovado pela regra, se estes não preencherem os requisitos.
Na regra de finalização deverá retornar o conteúdo original do campo R126DEF.DefEap para que numa próxima Triagem/Seletiva considere o requisito de curso de acordo com as definições do módulo.