Relatórios em telas do Gestão do Ponto
Permite adicionar relatórios a serem exibidos em telas do colaborador e do gestor. Para isso, é necessário realizar algumas configurações:
- Criar um arquivo com a extensão ".link" no pacote "src" do projeto de customização do cliente.
Importante
Na customização de relatórios (.link), o nome do arquivo não pode ser "relatorio.link" ou "relatorios.link".
- Criar um arquivo com a extensão "workset.repository" no pacote "src" do projeto de customização do cliente.
Neste arquivo serão definidos os links (os arquivos ".link" definidos anteriormente, com as configurações dos relatórios) que o sistema irá utilizar.
Configuração de um arquivo .link
Em arquivos ".link" é necessário configurar:
- Em que tela ele será exibido;
- Nome;
- Produto;
- Módulo;
- Relatório;
- Parâmetros e se a tela inicial de parâmetros será exibida.
Importante
Não é possível configurar arquivos com os nomes acerto.link, relatorios.link e workflow.link.
Parâmetros para definição de relatório
Parâmetros utilizados para definir um relatório:
Name
Define o identificador único do relatório, que não pode se repetir dentro do arquivo de links.
Type
Define o tipo de link que a ser utilizado, para relatórios deve ser utilizado "REPORT".
Title
Define o título que a ser apresentado na tela como opção para o usuário.
Tags
Define os assuntos de cada relatório, no Gestão do Ponto existem
- "gestor": define quais relatórios irão aparecer para o gestor;
- "colaborador": define quais relatórios irão aparecer para o colaborador;
- "visibleToGroups": define que a lista de relatórios será filtrada através dos grupos de usuários informados. Assim, caso o usuário não pertencer a nenhum grupo configurado, o relatório não é exibido a ele. Entretanto, caso não encontre esta propriedade ou seu valor for vazio, o relatório é visualizado para qualquer usuário.
ProductName
Nome do produto aonde o relatório utilizado se encontra, por exemplo: ronda.
ModuleName
Nome do módulo aonde o relatório utilizado se encontra, por exemplo: HR.
Resource
O nome do relatório a ser utilizado, por exemplo: HRAP002.APU
SkipParamsScreen
Define se a tela de parâmetros iniciais será apresentada.
Params
Lista de parâmetros que o relatório irá receber. Deve ser informado as seguintes propriedades:
- Name: nome do parâmetro que está no relatório, sempre iniciando com "dado_".
- Value: valor que será passado como parâmetro para o "name" informado. Este valor pode ser fixo ou variável. Caso seja utilizado uma variável do sistema como valor do parâmetro, ela deve seguir a seguinte nomenclatura "${nome_variavel}".
Por padrão o Gestão do ponto disponibiliza as seguintes variáveis para os valores dos parâmetros:
- Gestor: Início e fim do período de apuração selecionado (datIni e datFim).
- Colaborador: Empresa do colaborador, Tipo do colaborador, Cadastro do colaborador, Início e fim do período de apuração selecionado (numEmp, tipCol, numCad, datIni e datFim).
Importante
Para execução de relatórios é obrigatória a instalação da Web 5.0.